Voltar à Página Inicial

A terceira dimensão



Ao avaliar o desempenho de uma equipa de futebol há duas vertentes básicas, duas "dimensões": a qualidade e os resultados.
Não vou aqui discutir o que é o "bom futebol". Alguns dizem que o praticamos (com base nalguns jogos), mas tenho sérias dúvidas.
Quanto aos resultados, aí é mais fácil, os números não enganam. O Belenenses está a 4 pontos da linha de água e a 10 do primeiro lugar. Razão para alarme?

Nada disso. Há que olhar para a terceira dimensão: os objectivos. De facto, se estes são cumpridos, os resultados são suficientes e a qualidade também é suficiente. Dá para passar. É assim com qualquer um dos outros "grandes" quando ganham o campeonato - mesmo que não joguem nada; e é assim para qualquer equipa pequena quando se consegue aguentar na Superliga - a jogar ainda menos.

Então vamos lá pôr óculos especiais para ver as três dimensões ao mesmo tempo. Se olharem com atenção logo percebem que o "título" é ficar do 9º lugar para cima. Para simplificar, o nono lugar passa por ser o primeiro. O décimo lugar equivale a um segundo e por aí fora. Para não passarmos por calafrios, o 15º é considerado o último (valha-nos isso), para não repetir a época passada.
Assim sendo o Belenenses encontra-se neste momento em terceiro lugar, a 3 pontos do primeiro (o Marítimo) e a 1 insignificante ponto do 2º (o Guimarães). E tem 3 pontos de vantagem sobre o "último" (o Nacional, claro). Em suma, está tudo em aberto e "não vamos mal", está "controlado". Ufa! Era mesmo só da minha vista!


Estes felizes consócios também já conseguem
ver a terceira dimensão

Estamos quase a fechar a primeira volta, convinha talvez obter mais alguns pontos para não ficarmos com os mesmos da primeira volta da época passada (18). E temos de esperar que a 2ª volta seja melhor que esta primeira e melhor que a da época passada. Caso contrário acabaremos com 36 ou com 35 pontos.
Portanto "excedam-se" lá por favor, a recepção ao Gil Vicente é um jogo para ganhar, sem dúvidas. Depois segue-se o Setúbal, que mesmo orfanado do nosso actual mister e tendo notórias carências no plantel (e salários em atraso?), está em 6º lugar. Será que acabamos a primeira volta sem ganhar fora?... Quando ganharemos? Ou será que nada disto fica bem... em 3D?

PS: Não me agrada nada ler no site oficial o título "estranha irregularidade". Da última vez que "estranhámos" veio uma "fase da asneira" (a hecatombe incompreendida). Ou será que a terceira dimensão não foi bem esclarecida? Haverá uma quarta?



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker