Voltar à Página Inicial

Caravelas no Pinhal de Leiria



A antiquíssima cidade de Leiria teve e tem muito mais história que a do seu célebre pinhal, de onde se cortava a madeira para construir os navios das Descobertas. Mas é curioso, era do Restelo que partiam esses mesmos navios...
De resto a proximidade das duas cidades (Leiria e Lisboa) tem determinado estreitas relações entre si, com alguma "sombra" a ser imposta pela capital. No futebol não tem sido diferente, sendo notório que a maioria dos leirienses sempre preferiu o Sporting ou o Benfica, alguns deslocando-se mais vezes ao estádio desses clubes do que ao próprio Magalhães Pessoa / Municipal de Leiria.
A própria aparição da União de Leiria apresenta sintomas dessa circunstância. A sua fundação foi bastante recente (6 de Junho de 1966, é o Clube mais "novo" da Superliga) e resultou da fusão entre o Sporting Clube Leiriense e o Ateneu Desportivo de Leiria, segundo algumas fontes. Porém foi com curiosidade que constatei que o Ateneu ainda existe (terá havido cisão entretanto?).
Por outro lado é pública a notoriedade e importância do Núcleo Sportinguista de Leiria.

O pinhal de Leiria... é muito verde

Quanto ao historial da União nos escalões principais do nosso futebol, é proporcional à sua "idade". Começou a disputar a Taça de Portugal em 1968, sendo que só alcançou a 1ª Divisão para a época de 1979/80. Sem muita felicidade, pois o 13º lugar levou-os à descida. Recuperaram de novo um lugar no topo para a época 1981/82 mas de novo as coisas não correram bem. Foi 16º e último... e só muito depois voltou ao escalão principal, em 1994. Uma curiosidade infeliz, um dos companheiros de descida do Leiria em 81/82 foi o nosso Belenenses (15º), que pela primeira vez na sua longa vida se viu relegado.
A União de Leiria regressou então em 1994/95, voltando a descer em 1997. Ficou apenas uma temporada no escalão inferior, alcançando o título da 2ª Liga em 1998. Curiosamente e outra vez de memória dolorosa para nós, enquanto o Leiria subia... o Belenenses desceu pela 3ª vez na sua história nessa época.
Desde então o Leiria também se tem mantido na 1ª Liga/Superliga com algumas classificações dignas de nota, sendo também notória a qualidade do trabalho por lá desenvolvido.

Em todo o percurso da União salientam-se três treinadores que passaram pela nossa casa, dois deles como treinadores principais. Estranhamente ou não, ambos conseguiram resultados razoáveis em Leiria e resultados desastrosos no Restelo (primando pelo... inacabamento!).
Manuel Cajuda foi o obreiro do regresso da União ao escalão principal em 1994. O Leiria foi 6º enquanto o Belenenses com José Romão e depois já João Alves ficaria em 12º.
Na época seguinte o Leiria foi 7º logo atrás do "Super-Belém" de João Alves. Depois... já sabemos.
Continuando, em 2000/01 foi a vez de Manuel José obter pela primeira vez a melhor classificação do Leiria, o 5º lugar. Para o Belenenses foi uma época de sentimentos mistos: havia conseguido a melhor classificação desde a tal época de João Alves, um 7º lugar, com o regressado Marinho Peres. Mas era na mesma um 7º lugar, com um notório e incompreensível pudor em ultrapassar o Benfica (a nossa recta final do campeonato foi uma desilusão), que acabou em 6º. Os adversários Leiria e Braga (4º) não pensaram o mesmo, muito menos o Boavista (ganhou o campeonato).
Depois seguiu-se Mourinho em Leiria (com direito a polémica com Manuel José), logo antes de ir fazer o Porto campeoníssimo com alguns reforços provenientes do Leiria (bons e baratos). Toda uma lição que o próprio FCP parece que já esqueceu.
Cajuda regressou a Leiria para 2002/03, muito saudado e conseguindo de novo um 5º lugar. Estranhamente... ou não, os seus serviços foram dispensados no final da época.
Em seguida coube ao actual "mister" Vítor Pontes o cargo, por promoção do cargo de adjunto/preparador que já ocupava há alguns anos (com experiência pontuais como treinador principal). Em 2003/04 obteve um tranquilo 10º lugar, como relativamente tranquilo é o actual 11º lugar, ultrapassado na passada jornada pelo Belenenses.

O que nos dizem os números do Leiria-Belenenses? Coisas muito más para o nosso lado. Em 10 jogos o Belenenses apenas conseguiu vencer uma vez (2002/03), tendo obtido 3 empates (a época passada, em 2000/01 e no primeiro confronto de sempre, em 1979/80) e sofrido 6 derrotas. É sem dúvida uma deslocação difícil.

Quanto ao momento actual, o nosso Belenenses parece finalmente despertar de novo. Se os resultados de Setúbal e no Funchal foram razoáveis, a exibição com o Rio Ave já foi mais convincente (para além da vitória). É um bom momento para as nossas caravelas trazerem lenha do pinhal de Leiria. Quanto ao adversário, teve uma exibição apagada com o Estoril, mas mesmo assim arrematou um ponto.

Agora que a 2ª volta já arrancou convém não esquecer o jogo da primeira. No Restelo o Belenenses arrancou pujante e mandão, com a dupla Antchouet-Lourenço (dos melhores jogos deste último) a fazer estragos e depressa. Porém a 2ª parte já foi bem mais apática, permitindo ao Leiria reduzir o resultado e ameaçar o empate. A nossa vitória foi justa mas poderia ter escapado por simples adormecimento. Basta um lance para acontecer um golo.
Repito, os sinais do último jogo foram animadores. Dominámos, marcámos, ficámos com 10, sofremos um golo e acabámos por vencer. Foi uma reacção notável, embora a reacção do "banco" à expulsão do Cabral revelasse novamente hesitações. Não fosse por isso e teríamos sofrido ainda menos. Vamos a ver se a nossa "máquina" se apresenta ainda melhor oleada.
Daqui até ao final do campeonato os pontos como que valem a dobrar, quais passadas de gigante. O 6º lugar está a 5 pontos, agigantemo-nos!
Como considerações finais, peço a todos os que estão envolvidos ou empenhados nas eleições que tentem não perturbar a nossa equipa com quaisquer inquietudes ou incertezas. Tenho dito sempre, quero que Carvalhal possa fazer o seu trabalho (e que ele faça o seu trabalho, claro). E uma boa classificação é boa para todos, penso eu, somos todos Belenenses.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker