Voltar à Página Inicial

Obrigado, netinha



Peço a todos quantos visitam este blogue a minha indulgência por misturar um acontecimento festivo com o Belenenses.
Assim, por efeitos da minha neta ter perfeito no passado Sábado 1(um) ano de vida e ter sido, igulamente, baptizada, a festança e alegria impediu-me de assistir de toda a forma possível ao desenrolar do jogo do Belenenses em Leiria o qual eu previa ser de elevado grau risco arbitral.
Pedi a dois amigos nossos que me fossem pondo ao corrente da "coisa" através de sms de telemóvel.
Do Pedro registo as seguines sms:
1. "roubalheira"
2. "gamanço"
3. "nunca vi o carvalhal assim, está furioso"
4. por fim: "1-0, perdemos"
E pronto lá se cumpriu mais um página do Apito Dourado, o qual por muitos que não queiram está a funcionar em pleno.

Na Croácia, Áustria e Grécia foram

accionados os Apitos Dourados


Vejamos:
1. há umas semanas atrás uma autarca de Leiria foi, ao que parece, constituída arguida em sede do famigerado caso do Apito Dourado, tendo ramificações com um ex-membro da arbitragem, Pinto Sousa, igualmente arguido do mesmo processo.
2. há menos tempo, o árbito em actividade Lucílio Batista foi à PJ com o seu advogado prestar declarações no âmbito desse processo, no mesmo dia, aliás, em que Jorge Coroado foi convidado para ser perito de arbitragem para a PJ no âmbito do processo do Apito Dourado.
3. Este facto, só por si, devia impedir que todos os árbitos indiciados directa ou indirectamente no refeido processo judicial fossem suspensos das suas funções, o que não tem acontecido. Limita-se a impedir fulano de entrar no estádio X ou na casa de alterne Y...
Que esperamos nós quando de facto somos oposição ao poder instituído por determinado grupos de marginais do futebol?

A encomenda da arbiragem em Leiria

Que esperamos nós quando temos um Jorge Coroado sempre a apontar o dedo acusador da forma como é elaborado o quadro de árbitros, as suas classificações e a advinhação de quem sobe e desce de categoria?
Perder em campo, como é óbvio.
Ora bem, se todos nós já advinhávamos este tipo de desfecho que fez previamente a SAD?
Nada que se soubesse.
Que fez, a posteriori a SAD? Uma conferência de imprensa?

Conferência de Imprensa do Belenenses:

Que resultados e eficácia?

Um ror de lamúrias de perdas que são irreparáveis, porque o Belenenses não tem ninguém nos órgãos próprios para se fazer impôr e esta coisa da arbitragem está cada dia mais inquinada de erros, palhaçadas e resultados falseados.
A última vez, que me lembre, que actuámos eficazmente e in locco na Comissão de Arbitragem teve como protagonisca da nossa parte o Coronel Florentino Antunes. Já lá vão uns bons anos...
A novidade nesta conferência de imprensa foi terem surgido afirmações que a serem verdadeiras, mais descredibiliza o Futebol, sendo certo que o resultado de Leiria estaria pre-fabricado com, pelo menos, o observador Natálio Silva, o qual dirigiu instruções a a terceiros, via telemóvel, sobre o estranho facto de ainda não ter sido assinalada uma grande penalidade contra o Belenenses. Já que Lucílio Batista exibiu o cartão amarelo a Antchouet, interrogo-me que instruções terão havido para a amostragem do vermelho. Fica a suspeita, a qual mais não foi a continuação do jogo/arbitragem anterior...
Vejamos: na jornada passada, contra o Rio Ave, um tal de Resende foi ao Restelo tentar impedir por todos os meios que o Beleneneses não ganhasse. Não conseguiu e aí deve ter falhado um dos seus objectivos.
Mas conseguiu outro: o da penalização para o jogo de Leiria de 2 influentes jogadores: Juninho e Cabral, com cartões cirurgicamente exibidos.
Aliás, nos jornais desportivos tenho lido que os árbitros são melhor avaliados em função da amostragem desse tipo de cartões, pelo que é um profundo erro não agirmos depressa em todas as frentes, parecendo-me a a conferência de imprensa a menos eficaz, pela falta de notoriedade que o Clube tem na actulidade em sede do Futebol.
O golo do Leiria foi em claro fora de jogo, sem embargo o reconhecimento dum certo desleixo e negligência da nossa defesa.
Os candidatos ás eleições do Belenenses terão de exibir aos sócios a sua mão pesada no caso de virem a serem eleitos relativamente aos casos de clamorosos roubos das arbitragens que se sucedem ano após ano, sem qualquer interrupção e sem que nada se faça para parar este ciclo.
É bom que não se esqueça que na época de 2000/01, salvo erro, o Marinho Peres teve de enolir 7 arbitragens consecutivas com prejuízos para o Clube e ninguém na SAD ou no Clube soube mostrar-se incomodado. Aliás, o incómodo do Presidente teve direito a um frente a frente com o Luís Guilhermo na RTP1, onde saímos a perder.
Basta!
Portanto, e em conclusão, obrigado minha querida neta pelo teu bonito 1º aniversário, pelo teu baptizado e por assim teres impedido o teu avô de ver aquele triste espectáculo.
De facto, tu és linda demais para não me deixares ir ver o Belenenses nos estado actual em que os responsáveis estão a deixar o Clube.
Saudações Azuis



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker