Voltar à Página Inicial

Rei Momo



Hoje calhou-me a vez, tendo eu prevista a continuação dos meus artigos pré-eleitorais. Porém e porque 1º) esses mesmos artigos requerem muito tempo e muita meditação e 2º) temos no imediato outros motivos de interesse/preocupação, vou, como não podia deixar de ser, continuar a análise do... Carnaval.

Bem previa aqui o Luís Oliveira que nos tinha calhado a "fava". Previsão fácil, dado o "artista" em questão. Aliás em todo o processo do "apito dourado" parece-me que a PJ está a acertar em todos os "melros" que eu tinha e tenho como suspeitos. Sobre a eficácia dos processos em curso muito haverá a dizer, mas neste caso o fumo aparece na medida em que deixarem que apareça, porque o fogo, esse, já conhecemos de gingeira onde lavra.
O Luís só se esqueceu que ia haver desfile antecipado de Carnaval, com o rei dos palhaços (sem ofensa para a classe) justamente fardado de Rei Momo de preto.


Lucílio a preceito para a época

Devido a compromissos familiares só consegui ver partes do jogo (pela SportTV), basicamente a 1ª parte e apenas o princípio da 2ª. E pelo que vi já dava para adivinhar o que o Pedro Guedes aqui expôs com justificadíssima revolta.
Vi um fora-de-jogo claramente inexistente assinalado a favor do Leiria, dado que estava um defensor leiriense mais de um metro à frente do nosso jogador. Também vi uma entrada assassina sobre o Antchouet que nem falta deu mas que deixou o nosso jogador a precisar de assistência.
Como não poderia deixar de ser vi o lance que deu origem à explusão do mesmo Antchouet (aliás acho que essa entrada foi "desforra" da mencionada acima). E aqui, contrariamente ao que muitos podem considerar, penso que o cartão vermelho era a única decisão acertada. Houve a palhaçada do amarelo e da pressão do banco adversário pelo meio, é certo, mas no meu entender a decisão acabou por ser justa.

Gostaria de deixar algumas mensagens. Em primeiro lugar para a equipa e para o "mister" Carvalhal. Gostei muito do que vi, entrámos mais organizados, mais concentrados, mais lutadores. Fomos claramente superiores ao adversário. Se neste espaço já critiquei os momentos menos bons, parece-me de toda a justiça dizer que ontem, apesar do resultado, mostrámos raça. É assim que vos quero ver!
Como notas especiais, gostei de ver um Neca brigão (a fazer faltas em vez de sofrê-las!) e afoito e um Sousa bem cumpridor (feliz regresso é o que desejo). Mas o nível em geral foi bem satisfatório (para mim). Também gostei de ver a forma (mais) apaixonada, activa e decidida como o nosso "mister" conduziu a equipa partir do banco. Depois de uma coisa daquelas... fica chateado, concerteza que fica chateado.

Em segundo lugar, umas palavras para o Antchouet. Obviamente não é para passá-lo de bestial a besta (continua bestial) nem fazer associações menos "limpas" com as suas declarações mais recentes (que achei correctas na medida do possível). Mas o que ele fez, considerando eu que a expulsão foi inteiramente justa, não é admissível. Merece a "mão" da disciplina interna, não como algo excepcional, mas como punição óbvia de um comportamento prejudicial para a equipa (cujo enquadramento espero que esteja claro no código de condunta). Se na jornada anterior foi quase um herói, desta vez e porventura pela exaltação do momento esteve mal. Não só ficámos com 10 como ficámos sem... o Antchouet. E concerteza ficaremos pelo menos mais um jogo, temo. Antchouet, não faças isso, fazes falta!

Em terceiro lugar, mensagem para a SAD, que já anunciou para esta tarde uma conferência de imprensa, penso eu que para protestar com o roubo arbitral. Não poupem palavras nem enveredem por diplomacias estéreis. Não só está em causa o roubo em si mas a necessidade de defender o trabalho da nossa equipa. A nossa equipa lutou, o Clube nestas ocasiões tem de estar à altura. Senão e noutras ocasiões não sei qual será a legitimidade de exigir que honrem um Clube cujo nome deixamos enxovalhar por qualquer palhacito de apito na boca.

Por fim e olhando para os movimentos na tabela classificativa, observámos como Guimarães, Leiria e Nacional adiantaram-se ligeiramente à nossa frente, "esticando" o pelotão de equipas que ainda não chegaram à barreira dos 30 pontos. Mas por outro lado e atrás de nós só o Gil Vicente parece ter conseguido fugir do 2º pelotão, o dos últimos. Os 5 últimos perderam todos este fim-de-semana, o que é agradável para nós. Muito dificilmente as equipas que irão descer não se encontram já nesse grupo. Salvo se algumas outras coisas entrarem em acção, pois no nosso futebol é Carnaval quando o homem quiser.

Por agora e porque voltamos ao Restelo para defrontar precisamente uma dessas últimas equipas, manda a lógica que amealhemos mais 3 pontos. Com o aliciante extra de vingar uma injustíssima derrota na 1ª volta. Nessa altura fomos superiores, tal como fomos superiores ao Leiria no último jogo (não tenho dúvidas). Vamos ser superiores de novo e demonstrá-lo, nem que seja contra a vontade de outro homem de preto que as Associações de Futebol do costume fornecem à Liga para barrarem o nosso caminho. Ainda por cima a seguir recebemos o Porto. Estão a ver o filme?



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker