Voltar à Página Inicial

Apito Dourado - o ruir do actual edifício arbitral em curso



Vários telefonemas de Valentim Loureiro - que desempenhava as funções de presidente da Liga de Clubes - a árbitros, observadores e dirigentes de clubes, feitos durante a época de 2003, estão a "embaraçar" vários juízes e a provocar o caos na classe.



Image hosted by TinyPic.com

Das batatas ao futebol tudo é negócio...

Os ditos telefonemas, escutados pela Polícia Judiciária (PJ), têm sido uma importante base de trabalho do processo "Apito Dourado" e já levaram às instalações da PJ quase todos os juízes das várias categorias da arbitragem e alguns deles já foram constituídos arguidos. A Augusto Duarte - o único árbitro da primeira categoria que se encontra suspenso da actividade - juntaram-se no decorrer do último mês Paulo Baptista, Carlos Xistra, Lucílio Baptista e Paulo Paraty.


Image hosted by TinyPic.com

Alguém se enganou quando
lhe disseram ser árbitro

Contactados pelo DN, os dois primeiros limitaram-se a afirmar que não queriam comentar o assunto, enquanto Lucílio disse apenas ter sido ouvido na "qualidade de árbitro", e Paraty só confirmou ter prestado declarações.
Mas estes juízes constituem apenas um pequeno grupo de um processo que já conta com perto de uma centena de arguidos e no qual já foram ouvidas cerca de 500 pessoas nas instalações da PJ de norte a sul do Continente e na ilha da Madeira. O DN sabe que a maioria dos interrogatórios aos árbitros têm como ponto de partida telefonemas de Valentim Loureiro - actualmente com a actividade na Liga suspensa desde Abril de 2004 - feitos antes e depois de jogos. O telefone do major tocava também para alguns dirigentes responsáveis pela nomeação de árbitros, interessado em saber quem iria ser o juiz de determinados encontros.
Paulo Baptista, de Portalegre, e Elmano Santos, da Madeira, foram alguns dos visados com a "curiosidade" e também com a "irritação" de Valentim - ao que parece não se coibia de mostrar o seu descontentamento com as exibições dos árbitros. Nestas duas situações houve um factor comum jogos em que o Boavista foi interveniente, defrontando o Guimarães (Paulo Baptista) e Benfica (Elmano).

Image hosted by TinyPic.com

O centro da nossa derrota
no jogo do Dragão

Nas escutas telefónicas feitas a alguns dos principais arguidos do processo - além de Valentim, foram já indiciados o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, Pinto de Sousa, o presidente do Leiria, João Bartolomeu, do Nacional, Rui Alves, entre outros - são notórias tentativas de aliciamento. Quem ligava aos árbitros dizia-lhes para não se preocuparem porque os observadores ao jogo, igualmente indicados pela Liga, estavam devidamente controlados.
É, pois, num verdadeiro clima de desconfiança e descredibilidade que os árbitros continuam a ser, semanalmente, designados para os jogos da Superliga. Uma situação que não incomoda Luís Guilher, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga (CA) e o único elemento deste órgão que ainda não foi ouvido. "O caso não está a condicionar a nomeação de árbitros", diz. Nas palavras de Guilherme, a "CA não anda nem pode andar atrás das notícias de jornais", pelo que só mediante ordem judicial é que qualquer árbitro envolvido no processo deixará de ser nomeado. Como tem acontecido até agora.
O "Apito Dourado" já teve um mérito. Afinal, é mesmo verdade o sistema existe e é feito de promiscuidades e favores. Por aquilo que se vai sabendo, este processo não deixará pedra sobre pedra no edifício da arbitragem portuguesa. Nada poderá voltar a ser igual. Deixando claro algo que já era uma evidência a necessidade de uma profunda regeneração no futebol português. Uma regeneração que, pelo que se tem visto, nunca se fará por dentro do sistema, e que terá de ser imposta de fora, através de alterações legislativas e, mais importante, de vontade política nesse sentido. Nesta matéria, futebol, o poder político em Portugal tem, desde sempre, optado pela mais cobarde das atitudes, assobiando para o ar, como se nada se passasse, em nome da crença numa auto-regulação que, já se provou à saciedade, nunca funcionará.
Uma das provas, só mais uma, da falência total da auto-regulação é a maneira como a Comissão de Arbitragem da Liga, chefiada pelo inefável Luís Guilherme, tem gerido tudo o que tem a ver com o "Apito Dourado". Não percebendo que existe, desde já, uma questão moral, antes da própria questão legal.

Image hosted by TinyPic.com

Luís Guilherme
Em fase de trituração contínua

Ao dizer que só deixará de nomear alguns árbitros, que estão a ser alvo de investigações, quando tiver uma ordem judicial nesse sentido, Guilherme não percebe o essencial que a melhor forma de os proteger é eximi-los da responsabilidade de arbitrar jogos até que tudo seja esclarecido, e que se perceba quem é culpado e quem não é. Ao actuar assim, a Comissão de Arbitragem da Liga está a ser cúmplice de uma colossal imoralidade. Pelo menos...

Fonte do texto: Diário de Notícias, de 2005/03/04

Imagens seleccionadas na Comunicação Social não desportiva pelo editor, nomeadamente no "Jornal de Notícias", o qual contém episódios hilariantes e grotescos deste caso.




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker