Voltar à Página Inicial

Futebol e momentos de respeito



Para hoje tinha agendado o artigo de antevisão para o jogo de hoje. Mantenho essa intenção, apesar de respeitar o luto e o sentimento de perda que invade muitos, crentes e não crentes, em especial no nosso país.
Sem querer ser superficial, recordo a título de curiosidade (sendo também de certa simpatia) que Karol Wojtyla era um grande apaixonado do futebol e, por sinal, um excelente e promissor guarda-redes até que a sua vocação finalmente o afastou dos campos. Não esqueço também que um dos dias mais especiais que vivi no Restelo foi precisamente aquando da segunda visita de João Paulo II a Portugal. Perdoem certa leviandade, mas creio que é motivo de orgulho para nós os "azuis", quanto mais não seja pela inquestionável importância histórica de João Paulo II, tendo marcado a segunda metade do Séc. XX como poucas figuras mundiais.
Em Itália creio que foram suspensas para hoje todas as actividades desportivas. Por cá e muito naturalmente a Liga já emitiu o seguinte comunicado:
"Em Homenagem à memória de Sua Santidade o Papa João Paulo II, hoje falecido, antecedendo o início dos jogos da 27ª Jornada da SuperLiga Galp Energia e da Liga de Honra, será observado 'um minuto de silêncio', por decisão da Comissão Executiva da Liga".
Respeite-se, obviamente, isto mesmo para certos espécimens que costumam hoje em dia aproveitar a ocasião para demonstrar a sua estupidez clubística (felizmente não pontuam no meu).

Tratando agora do nosso Belenenses, o jogo de hoje reserva algumas incógnitas. Não só quanto ao resultado em si, obviamente (dado o nosso percurso fora de casa) mas também relativamente à reacção e motivação da equipa perante uma oportunidade tão atractiva de alcançar uma classificação bem mais razoável (mais UEFA). Para mais, Guimarães e Rio Ave empataram e o Boavista perdeu.
Curiosamente do outro lado da "barricada" está um mister que nos fez "subir" da última vez, mais um clube que nos "aguentou" na época passada. Mal agradecidos sejamos, mesmo com o Moreirense aflito, as coisas são e devem ser assim.
Será a segunda vitória fora de casa esta época? Será a segunda vitória seguida? Será que a pausa "da Selecção" vai ter os efeitos benéficos que teve a pausa de Natal? Muito gostaria, embora veja na ausência (mais uma) de Antchouet um motivo de preocupação. Pelo menos enquanto as alternativas continuarem com a actual performance... seria uma alegria para todos se tal estado de coisas acabasse.

No meio das campanhas eleitorais, a equipa e "mister" voltam a ter assim mais um pouco de atenção. Quiçá toda a "animação" eleitoral (não confundir com certo "colectivo") tenha permitido maior concentração à equipa, enquanto muitos consócios se ocupam dos votos. Poderá ser positivo.
Quanto à relação entre a campanha, os candidatos e o desempenho da equipa, é difícil concluir algo. Mendes Palitos de certa forma tratou de "esterilizar" eventuais influências pré-jogo ou eventuais impactos de um resultado menos favorável em Moreira de Cónegos. Para quem poderia contar com os votos dos "anti-tudo" ou dos "anti-Carvalhal", o confirmado voto de confiança no "mister" reduz o número de cenários possíveis. Pelo menos a fazer fé na sinceridade. É certo que a renovação já foi feita, poderá ser pior (e mais caro) dispensar já Carvalhal mas, fazendo fé do que é dito, não se trata de resignação, é mesmo confiança.
Hoje que não está por aqui o Pedro, cabe-me a mim dizer que Carvalhal, no que lhe diz respeito, já ganhou as eleições. Que ganhe jogos, pois a minha avaliação está próxima e o critério principal é um só, acima dos outros, a classificação final.
Está na hora de começar a corrida do Belém (não confundir com a "corrida a Belém", isso é para Presidentes - não do Belenenses, claro). Não é um quarto de hora "à Belenenses", agora é o último quarto do campeonato que tem de nos devolver alegrias.

Para quem queira recordar as palavras que já dediquei ao adversário de hoje, remeto-os para o artigo da 1ª volta (ver artigo).
Queria saudar também o regresso do Grande Filgueira para o seio do Clube, desta vez para finalmente se envolver na formação de novos defesas de "betão". Recordo aqui também a homenagem que lhe fiz (ver artigo).
Por fim, uma bizarra incidência, tão insólita como lamentável de ser ver: em jogo da Premiership, dois jogadores do Newcastle foram expulsos por... agressão mútua. Como diriam eles, "disgraceful"... Nunca tinha visto nada assim!



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker