Voltar à Página Inicial

Passatempo "Fórmula Belém": Regras e Objectivo



O passatempo "Fórmula Belém" consiste num “Campeonato” com uma série de questões a responder sobre imagens de personalidades ligadas ao Belenenses. Na sua maioria as imagens a publicar serão respeitantes a jogadores de futebol (com frequente recurso a “cromos” de colecção), não sendo no entanto excluídos atletas de outras modalidades ou figuras do “dirigismo azul”. A cada imagem e ao conjunto de questões associadas corresponderá um "Grande Prémio", realizado num determinado dia.
Em cada "GP" são colocadas 2 ou mais questões, sendo que uma delas é identificada como sendo a "principal" (por regra, o nome de quem é retratado).

Classificações nos “Grandes Prémios”: Em cada “GP” serão atribuídos pontos apenas aos primeiros 6 classificados (6 pontos para o primeiro, 1 ponto para o 6º). Ficarão à frente aqueles que forem os primeiros a enviar mensagens com todas as respostas certas. Em seguida serão classificados os que tenham enviado mensagens com resposta certa apenas para a pergunta principal, de acordo com a ordem de chegada dos respectivos e-mails (sempre depois dos que tenham acertado em todas as questões). Quem não conseguir responder à pergunta principal, naturalmente, não terá direito a quaisquer pontos. Quem tiver acertado em todas as questões ou na pergunta principal poderá não obter qualquer ponto se não tiver enviado as suas respostas atempadamente (antes dos restantes ou da conclusão do “GP”).

Quem e Como: Este passatempo é aberto a todos, sejam sócios ou não do Clube. As respostas para cada “GP” deverão ser enviadas dentro dos horários estabelecidos para o endereço de e-mail
cha@netc.pt. Quaisquer respostas recebidas depois da conclusão de cada "GP" não serão consideradas. Será considerada como hora de envio de cada resposta a hora indicada no sistema de e-mail onde são recebidas as mensagens.
Cada concorrente poderá enviar mais que uma mensagem de tentativa de resposta, desde que o faça sempre a partir do mesmo endereço de e-mail e tendo em conta que para quaisquer mensagens posteriores poderá ser aplicada uma penalização de tempo variável por forma a que a respectiva hora de envio a considerar nunca seja anterior à hora de envio da resposta precedente adicionada de 5 horas (um “stop-and-go” nas “boxes”). A penalização não será aplicada caso o intervalo temporal entre mensagens ultrapasse as 5 horas.
É permitida a participação de concorrentes com endereços e/ou nomes que não correspondam ao seu nome verdadeiro. No entanto e para a atribuição (e entrega) dos prémios será indispensável a verificação do nome verdadeiro através do endereço utilizado (sem divulgação do mesmo a terceiros, se assim entenderem), caso contrário os referidos prémios serão atribuídos ao seguinte classificado que se tenha identificado de forma correcta. De igual forma não será possível agregar as pontuações parciais ou finais de concorrentes que tenham utilizado endereços e identificações diferentes.

Duração dos “GP”: A duração de cada “GP” será variável, nunca excedendo porém o espaço temporal de um dia. O início de um “GP” será assinalado com a publicação do respectivo artigo no Canto Azul ao Sul, tendencialmentemente entre as 0 e as 11 horas do dia. A conclusão de um “GP” será assinalada com a publicação de outro artigo, tendencialmente entre as 17 e as 24 horas do dia. Se à hora final de cada “GP” não tiverem sido classificados 6 concorrentes, será atribuída pontuação na mesma, ainda que seja a um número mais reduzido de classificados (ou nenhuma pontuação, caso não haja nenhum classificado).
Cada “GP” poderá ser terminado antecipadamente apenas se os primeiros 6 lugares forem apurados antes da hora final, isto é, se forem recebidas mensagens de 6 concorrentes que acertem em todas as questões colocadas. Assim sendo e por outro lado é possível uma classificação nos primeiros 6 lugares em qualquer momento até à hora final caso não se tenham apurado ainda 6 “totalistas”.

O “Campeonato” e quem serão os vencedores do Passatempo: A decisão do 1º “Campeonato de Fórmula Belém”, que constitui o resultado final deste passatempo, resultará da disputa de 20 “Grandes Prémios”. Ainda que a calendarização das 20 “provas” não seja fixa, o “Campeonato” será sempre concluído antes do final da época desportiva em curso.
Uma vez disputados todos os 20 "Grandes Prémios" será sagrado Campeão e vencedor do Passatempo o(a) adepto(a) que reunir maior pontuação. No entanto também os segundos e terceiros classificados terão direito a prémio, em virtude da honrosa presença no “podium” final.
Em caso de igualdade pontual entre participantes o desempate será feito considerando as classificações máximas obtidas no conjunto de todos os “Grandes Prémios”. Caso algum concorrente tenha obtido em qualquer “GP” uma classificação superior às classificações máximas dos restantes, terá vantagem. De outra forma será apurado o número de vezes em que cada concorrente obteve uma classificação máxima comum, sendo atribuída vantagem a quem a tenha alcançado por um maior número de vezes.

Prémios: Ainda não estão fechadas todas as possibilidades de prémios (e aceitam-se sugestões). No entanto podemos adiantar que t-shirts e tapetes de rato com desenho exclusivo deste blogue e alusivos ao Clube estarão certamente na lista. Outras hipóteses, como produtos da Loja Azul ou recordações autografadas pelo plantel principal, serão sujeitas ainda à confirmação da sua viabilidade.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker