Voltar à Página Inicial

As assistências aos jogos de futebol e os direitos dos sócios - Parte I



Após o último jogo José Couceiro referiu e muito bem que o que mais pode motivar os jogadores são os estádios cheios. Não podia estar mais de acordo com ele.

O que é que acontece em Portugal e no Belenenses? Temos aquele estádio sempre vazio. Faz pena e tira a vontade de voltar lá. Dá que pensar que se calhar eu deveria fazer como os outros 38,000 que deixaram o lugar vazio.

Mas será este problema uma característica de Portugal ou será algo que se passa um pouco por toda a Europa? Para tentar resolver este problema fui à net e comecei a investigar o que se passava um pouco pelos outros campeonatos. Resolvi então calcular a média de espectadores na última jornada de vários campeonatos. Os resultados estão na tabela seguinte:

Pois...curiosamente os dados para a última jornada não se encontram ainda disponíveis. Para além disso tenho a ideia (não confirmada) que na Bélgica, Holanda, Escócia e Dinamarca os estádios estão quase sempre cheios. Uma vez que para Portugal os dados não se encontram disponíveis fui buscar os dados da penúltima jornada e a média dá o espantoso valor de 8259 espectadores por jogo! Ou seja estamos abaixo do nível da Segunda Divisão alemã...

OK... pensei que poderia ser algo esporádico e não representativo portanto resolvi fazer as médias dos espectadores por estádios até à 9ª jornada:


Indo um pouco mais além resolvi investigar quais as lotações de cada um dos estádios e calcular quantas vezes encheriam as equipas os respectivos estádios somando todos os espectadores até à data (9ª jornada). Nós no Belenenses temos uma média de 2000 espectadores por jogo e já enchemos 20% do nosso estádio. Não está mal... está péssimo.

Bem...espero até ao final da época poder dizer que enchemos o estádio pelo menos uma vez. Acham que estou a ser optimista? Talvez não... Agora se eu disser que vamos encher o nosso estádio duas vezes este ano... por favor internem-me! É que devo estar cego e louco.

Não vou aqui voltar a referir a necessidade que acho premente do Belenenses construir um novo estádio. Seria fastidioso estar a lembrar-vos das ideias que já referi há pouco tempo. No entanto fica apenas o relato do que vivi a semana passada quando assisti ao Hamburgo-Schalke com mais 55799 pessoas!

Bem... nada poderia ser mais diferente do que aquilo que vivi no Restelo com aquilo que vivi na AOL Arena. Começou logo claro pela atmosfera que estava criada. Tanta gente a cantar... a apoiar... a bater palmas... Depois até o próprio hino do clube. É que sendo o Hamburgo mais antigo que o Belenenses eles até alteraram a versão original dando-lhe um toque mais moderno e capaz de por mais gente a cantar do que aquela nossa versão com voz de cana rachada. Peço desculpa aos cantores originais por esta afirmação mas... acho que é aquilo que eu e todos nós sentimos.



Além disso dois enormes écrans gigantes iam puxando pelo público incentivando-os a cantar, o próprio público tem cânticos para cada jogador: “wikhiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaa” cada vez que o Madhavikhia (defesa direito) subia pelo seu corredor por exemplo, a celebração do golo com o speaker a dizer o primeiro nome do jogador e os 50 e tal mil a dizerem o apelido. Meus amigos... que rugido!!! Mas para além disso os marcadores serviam para nos dar os resultados dos outros jogos, as estatísticas do jogo em tempo real (faltas, cantos, livres,...). Ah! Já quase me esquecia... então não é que estes alemães são doidos e até têm um radar que diz a velocidade dos remates?!?!?!?!

Para concluir acho que uma palavra serve: espectáculo! E é isso que eu quero no Belém!

Bem, porque esta diferença entre o que se passa aí (Portugal) e o que se passa aqui (Alemanha)? Gostam eles mais de futebol do que nós?

Não meus amigos, não é nada disso. Eles apenas não são explorados por quem dirige o clube. Os clubes de futebol e o futebol em geral é em Portugal dirigido por gente corrupta, incompetente e que não tem mais visão que uma toupeira. Felizmente que a primeira característica não se enquadra nos actuais dirigentes do nosso clube mas quanto às outras não retiro uma vírgula.

Porque digo eu que nós somos explorados? Fui comparar os preços que são praticados pelo Belenenses e pelo Hamburgo. Qual o valor mínimo que uma pessoa normal (Não estudante, etc, etc) paga para ver a época?

No Belenenses teria de ser não sócio e ir para o topo Norte. Pagaria cerca de 170€ (à média de 10€ o jogo). Como sócio no mínimo pagaria 180,5 € (Quotas + QSU). E no Hamburgo? Bem como não sócio pagaria 249€ e como sócio pagaria 277€ e iria tal como no Belenenses para o topo. Vejam em Hamburger SV Dauerkarten a variedade de preços. Está em alemão mas se precisarem de ajuda eu explico.

Vão-me dizer então no HSV paga-se mais... Paga-se mas se compararmos os níveis dos países e a qualidade das equipas ainda acham isso? É que só o holandês van der Vaart vale mais que o orçamento da SAD...

Além disso no Hamburgo existem várias nuances. Se bem que lugares para a bancada central sejam muito mais caros existem ainda os lugares da claque (em pé), lugares para estudantes, polícias, bombeiros, os blocos para as familias, etc, etc. Até se estiverem desempregados têm um desconto. Ou seja tudo é feito para que toda a gente possa conseguir arranjar o seu bilhete.

Mas porque estou em a falar só no preço dos bilhetes? Porque acho que com a história dos convites que foi política no nosso clube até à época passada ficou provado que as pessoas não vão porque não têm dinheiro para ir. Esta é a principal razão. Depois claro que o horário é outra razão muito importante.

Mas aqui estamos dependentes do lobby da SportTV. E porque é que eles têm tanta força? Porque é muito mais fácil para as direcções dos clubes arranjarem dinheiro com o dinheiro das televisões do que tentarem conseguir que as pessoas vão aos estádios. Mas mais uma vez é-me difícil fazer grandes teorias sobre os valores pagos pela TV ao Belenenses uma vez que mais uma vez a política é não prestar contas aos sócios sobre esses valores. Mas posso especular... e creio que os valores andarão por volta de 1 milhão de euros/ano. Uma vez que o nosso orçamento o ano passado foi de 4 milhões de euros e o clube comprou à SAD 2,6 milhões de euros em bilhetes... sobram cerca de 1,4 milhões de euros.

Uma vez que não gosto só de criticar e não apontar soluções para o problema pus-me a pensar em soluções. Mas uma vez que este artigo já vai longo (como é normal comigo) vou pedir-vos que aguardem até 2ª Feira, dia 14, para lerem as minhas sugestões.




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker