Voltar à Página Inicial

Recado aos papagaios e "piscinistas"



Há um facto muito curioso em todo o processo de rescisão do Carvalhal...
Já repararam que muitos jornalistas e quase todos os adeptos das outras equipas são contra o despedimento do Carvalhal e mostram-se muito surpreendidos?

Em contrapartida, na massa associativa Belenense, aquela que vive o Clube como algo inerente à sua vida e acompanha a equipa passo a passo, a opinião é substancialmente diferente. Apesar de não haver unanimidade, a opinião é maioritária em apoiar a decisão da SAD.

E tal explica-se por várias razões. Carvalhal era um excelente treinador para os media. Eleito desde há muito como um dos "sucessores do Mourinho", sempre foi muito bem visto pela Comunicação Social. Treinador jovem, com um discurso coerente, honesto e peremptório, rapidamente deu nas vistas com a chegada do Leixões à final da Taça de Portugal. Não obstante ter as suas qualidades, a verdade é que lhe foram dadas todas as condições para triunfar e não o fez.

Não lhe querendo retirar o devido mérito que Carvalhal tem (subida do Vitória de Setúbal), defendo que apenas quem acompanha a equipa de futebol de "os Belenenses" todos os dias, quem vai a um estádio onde totalizam 500 pessoas numa noite de chuva onde se perde 0-2 com uma equipa que acabou de subir de divisão, e quem vê o Belenenses ser escandalosamente roubado por um árbitro que é bem enganado por um atacante, é que sabe do que está a falar.

E se alguns "piscinistas" e pseudo entendidos em futebol estivessem calados faziam muito melhor. A verdade é que Carvalhal não saiu apenas por causa dos resultados. Carvalhal teve um ano e meio no Restelo e não provou NADA. Para além das 5 derrotas consecutivas (como se este dado já não fosse mau o suficiente), o pior era o futebol absolutamente sofrível que a equipa praticava. Era desesperante ver. A equipa não tinha fio de jogo nenhum, não construia jogadas ofensivas, tinha erros defensivos clamorosos e estava numa forma física deplorável.

Por exemplo, só os sócios que viram o jogo contra o Estrela da Amadora é que se podem pronunciar sobre a horribilidade do que viram. Vejo futebol há 20 anos no Restelo e nem nos jogos que perdemos escandalosamente (lembro-me das cabasadas contra o Leça, Académica e Beira Mar) vi uma coisa tão má. Foi absolutamente inqualificável. Contra a Naval as coisas não foram tão más, mas a equipa não mostrou qualquer tipo de argumento para contrariar as adversidades. Contra o Rio Ave fomos roubados é certo, mas mais uma vez não mostrámos absolutamente NADA. Contra o Aves fomos de novo roubados, mas ninguém me explica como é que uma equipa que joga para a Europa não consegue impor-se em termos de futebol a uma equipa como o Aves. O pior de tudo é que não se vislumbrava forma de alterar a situação. Se a equipa perdesse mas jogasse bom futebol, tudo poderia ser diferente. Mas a equipa simplesmente não jogava.

Uma equipa que verdadeiramente se diz candidata à Europa não se pode contentar com isto. Algo tinha de mudar. Assim mudou o treinador. Longe de ser uma decisão indiscutível (eu próprio tenho as minhas dúvidas se terá sido a decisão acertada), era uma das formas possíveis de reagir ao marasmo que se vivia.

Resta ao adepto do Belenenses que vê todos os jogos contra todos os adversários e aturando todo o tipo de resultados estar esperançado que a chicotada surta o seu efeito.

Mas resta também uma coisa...que é rir-se um pouco dos que com uma pseudo supremacia de uma verdade absoluta, vêm dizer que acham todo o processo de rescisão de Carvalhal "muito estranho"...

Se acham tudo muito estranho, em vez de irem para a televisão e jornais falarem de coisas que não sabem, comecem primeiro a ver futebol, designadamente os jogos do Belenenses. Depois aí sim, poderão falar e discutir as coisas como homenzinhos. Aí sim, podem concordar e discordar, e estarão no seu pleno direito.

Até lá, se não acompanham o nosso clube diariamente e não sabem o que era sofrer só de ver o futebol (?) que não se praticava, façam-nos um favor: ou vão comentar os jogos do Benfica... ou estejam calados.
*Opinião de André Fonseca expressa na Mailing List do Belenenses



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker