Voltar à Página Inicial

BELÉM : Clube de Fortes Sentires ( I )



1 - Sentir um Clube como o Belenenses, sempre o disse, dói. É um Clube que eu sempre vi “ fatalista” desde o Campeonato de 1956 perdido a 5 minutos do fim. Se o tivéssemos ganho tenho a certeza que tudo seria diferente, para melhor. E o outro factor que travou o nosso crescimento foi o termos saído das Salésias. Hipotecamos tudo o que era material e não só. Construímos o mais belo Estádio do País. Ficámos orgulhosos, mas a pouco e pouco fomos perdendo a influência no futebol. Menores recursos financeiros e um Estádio onde os adeptos ficam demasiado longe do seus ídolos. Sem pressão para os incentivar e sem pressão junto ao relvado, permitindo aos árbitros todos os atropelos à lei do jogo, retirando-nos, por via disso, o chamado factor de “ jogar em casa”. Fatalista ainda porque sempre que se nos depara uma oportunidade para dar-mos o salto em termos classificativos, por diversos factores não o conseguimos. É um Clube perseguido. Por isso o amamos tanto.

2 – A última Assembleia Geral do Clube, como sempre que o “futebol” vai mal foi muito concorrida.Foi interessante ouvirmos 2 consócios defenderem de forma inteligente 2 pontos de vista diferentes. Enquanto 1 defendia o primado do futebol sobre as outras modalidades para as quais as verbas do próximo orçamento lhe pareciam, como a outros, demasiado generosas. Defendia que o CFB nascera para o Futebol, era o Futebol que dava notoriedade ao Clube e só através deste e da sua melhoria o crescimento do Belém seria possível. Afirmava que com o desinvestimento no futebol o futuro do Clube lhe parecia muito negro. Aplaudi-o, já que concordava com o seu discurso convincente e bem elaborado. Seguiu-se-lhe outro orador. Também fluido e inteligente no discurso. Disse que no nosso Clube sempre que o Futebol vai mal, as outras modalidades é que “pagam as favas”. E explicou que o sucesso actual das várias modalidades ( Andebol, Basquetebol, Rugby, Trialto) não o é por acaso antes se deve a um projecto de vários anos, que finalmente começava a dar os seus frutos. Projectos em que se envolveram vários dirigentes e seccionistas, muito conhecedores de cada uma das modalidades, das suas condicionantes e portanto eficazes. Rematou afirmando que se calhar o problema do Futebol não seria falta de verbas, mas falta de quem saiba e tenha a tarimba desta modalidade e a ausência de um projecto vencedor. Inevitável aplaudi-lo também, já que também concordava com o seu discurso. Coerente.

3 – De há muitos anos a esta parte que não havia uma planificação tão correcta, silenciosa e atempada quanto à preparação da equipa que se propunha disputar uma competição europeia, no final desta época futebolística. Não só os belenenses estavam expectantes, como também os sempre maldizentes escribas da nossa praça e elementos afectos a outras cores. Estranhamente os resultados não apareceram, como se supunha, muito por culpa de erros cometidos em momentos chave pela equipa e pelos erros costumeiros dos homens dos apitos coloridos que sempre nos perseguem, com o fatalismo e não só, que menciono acima. Agora, após os 4 pontos obtidos na Luz e em casa contra o líder, a situação tenderá a melhorar.
Que estranho têm sido os resultados destas últimas 3 épocas futebolísticas. Esta época com 2 outsiders como líderes ao fim de 12 jornadas e clubes como o nosso e o V. Guimarães abaixo da linha de água. A realidade é que 1/3 do campeonato já decorreu. Outra realidade é que ninguém acredita que estes 2 intrusos sejam campeões. E eu não acredito que belenenses e vimaranenses desçam de escalão, mesmo sabendo que esta época descem 4 clubes. Também não seria real. Nem justo para quem preparou a presente época. E, já agora, optimista já que é assim que se ganha a tal tarimba que os das outras modalidades se gabam e que tão bons frutos deram. Com inteira justiça, diga-se. E se não for pedir muito, venha também um projecto a médio prazo. Ambicioso. Vencedor!



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker