Voltar à Página Inicial

Em Setúbal com 7º C



Numa terça feira a seguir a um jogo perdido, não se pode pedir mais aos sócios do que extravasarem toda a sua amargura com o que se passa. Estive em Setúbal e rapei um frio que me congelou as articulações. Acho que só isso é que me permite ainda a esta hora do dia, olhar para o que se passou também muito friamente.

Ora, por mais que me custe admitir, o jogo não foi muito diferente do jogo com o Nacional. Com excepção de um ou outro lance de maior perigo e de ocasionais jogadas de entendimento, o que mudou foi o resultado. Quando se ganha está tudo bem, quando se perde nem por isso.

Ora vamos supor que o jogo teria sido exactamente igual, com a diferença de que o remate do Auri não tinha entrado. Mais! Perto do fim, o Ahamada em vez de lhe dar uma paragem cerebral e ter mandado a bola para fora do campo, tinha rematado à baliza e feito golo:

Neste caso, os nossos comentários seriam alguma coisa do género (inclusive o meu):

"Jogo inteligente do Belenenses. Face a um adversário que assenta toda a sua estratégia numa defesa coesa e num mortífero contra ataque, apostámos numa estratégia similar à do oponente, esperando por um erro fatal.Couceiro, face à matéria prima que dispõe e à situação mental dos jogadores, não podia ainda fazer mais. O Belenenses, coeso na defesa, (o Setúbal teve no máximo 2 ocasiões de real perigo)", também não fez muito para ganhar o jogo. Contudo, fruto da solidez defensiva dos azuis, o golo acabou por aparecer, no único lance da 2.ª parte que um avançado Belenense apareceu em posição frontal à baliza de Moretto. O jogo poderia ter caído para qualquer lado uma vez que as equipas encaixaram uma na outra, contudo, premiando a eficácia ofensiva dos do Restelo, trouxe a saborosa vitória para o outro lado do Tejo. O resultado afigura-se como justo, premiando a eficácia do Belenenses."

Ora, o futebol não é feito de "ses" ou qualquer tipo de suposição. Os bons resultados nascem de uma atitude continuada de uma equipa.

Uma equipa profissional, que se empenhe com brio e raça em todos os jogos, jogue bom futebol e marque golos, não põe a felicidade dos adeptos a depender de acasos fortuitos que lhes dê as vitórias. Pelo contrário, poderão ser acasos fortuitos que lhes provocam derrotas, mas sempre sabendo que a qualidade da equipa estará viva para contar nova estória no próximo jogo.

Os jogadores do Belenenses têm de perceber uma coisa: são na presente data verdadeiros maus profissionais. E porquê? Porque sabem jogar à bola e não querem. Porque não estão para isso. Porque este não é o clube deles e não se sentem motivados. Porque estão fartos da vida deles. Porque queriam era ganhar o Euro milhões. Porque queriam estar no Porto ou no Sporting. Sinceramente não sei...... não estou no balneário, não sei o que se passa.

Se fosse possível demitir-se uma equipa (e deixarmos o Marco Aurélio, Paulo Sérgio e o Meyong) e trazer uma equipa toda nova, fazia-o. Mas não podemos. Resta-nos o quê?? Rezar? Eu nem sou baptizado.

Resta-nos reforçar-nos. Resta-nos esperar que a vinda de novos jogadores possa igualmente contribuir como mais valias e reforçar o espirito de competitividade no plantel. Resta-nos continuar a criticar os que são maus profissionais e elogiar os que dão tudo.

Hoje, o jogador do Belenenses devia acordar e pensar. Foda-se, perdi contra 11 gajos que não recebem um chavo á 4 meses. Eu tenho os meus ordenados em dia, e faço parte de uma equipa que não sabe jogar futebol. Tenho duas opções, ou me vou embora para um clube de acordo com a minha valia (tipo um das divisões distritais), ou começo a jogar à bola.

Parabéns ao Setúbal. Não imagino o que possa ser estar sem receber à 4 meses e ter famílias para sustentar. É uma situação dramática. Não obstante, jogando bem ou mal, estão no topo da tabela. Isto tem um nome: Épico!

Quanto à equipa do Belenenses não têm um nome, mas sim um número: 0 (zero).



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker