Voltar à Página Inicial

Meninos de cristal – Parte II



De todas as vezes que aqui tenho escrito correspondendo ao amável convite do Luís Oliveira tenho-me preocupado em adiantar soluções para aqueles que eu considero ser os problemas. Vamos lá então a elas:
Para tal proponho então a criação de um site para o futebol de modo a que:
• Sejam distribuídos aos sócios aos fim-de-semana os horários e locais dos treinos, bem como os casos em que a equipa técnica entender ser necessário um treino à porta fechada, da semana seguinte;
• Os jogos, as classificações e os resultados não só do futebol profissional mas também de todo o futebol juvenil;
• Entrevistas semanais com um jogador do plantel (de uma forma alternada de modo a que todos sejam ouvidos) ou por parte da equipa técnica focando não só os aspectos desportivos mas também um pouco do ser humano que está a conceder a entrevista, respeitando sempre a intimidade pessoal de cada um dos entrevistados;
• Criação de um “chat” online semanalmente usando todas as capacidades que a internet tem como o som e o vídeo onde os associados poderiam num fórum moderado questionar o jogador/treinador e o homem por detrás dessa função, obviamente tal como no ponto anterior respeitando a intimidade de cada um;
• A distribuição de mensagens dos adeptos aos jogadores sejam elas de crítica, louvor ou incentivo e vice-versa , ou seja a possibilidade de os jogadores se dirigirem também aos sócios. Pessoal ou colectivamente como o fez há bem pouco tempo o capitão da nossa equipa de andebol;
• Acompanhamento online dos jogos da equipa sénior tal como era feito com o basquetebol, por exemplo, o ano passado;
• Possibilidade de descarregar fotos, vídeos e quem sabe um dia (a assinantes do serviço) as imagens em tempo real do jogo (cuja distribuição via internet deve nunca ser vendida a terceiros sob pena de se perderem no futuro importantes fontes de receita);
• Por último distribuição de um revisão semanal via email aos sócios/adeptos que para tal se tenham inscrito.
Por outro lado, e embora eu que estou a cerca de 3000km do meu clube tenha a necessidade de ter contacto por vias virtuais (ou seja internet), muitos de vós são assíduos frequentadores do estadio e do nosso complexo desportivo proponho o seguinte:
• Afixação dos horários dos treinos para a semana no fim-de-semana anterior;
• Criação de um período diário de 20/30 minutos após cada treino de uma conferência/cavaqueira entre um jogador ou um membro da equipa técnica (acompanhados por um elemento da SAD) e os adeptos. Obviamente com regras previamente estabelecidas em relação ao trato entre os diversos intervenientes;
• Criação por parte do clube no início de cada época de um livrinho de autografos (tamanho A6) que conterá informações e foto dos jogadores/treinador bem como espaço para o autográfo e para informações que o adepto queira incluir tais como as estatísticas no final da época. Deixo aqui o exemplo do caderno de autógrafos do Hamburgo que custa 7,5€. Mais uma vez acho que a auto-estima adquirida pelo jogador ao ser interpelado para um autógrafo;


• Organização no final de cada época de um jantar/almoço convívio entre adeptos e todos os membros do futebol.
Nós os adeptos queremos ver bons jogos de futebol e ganhar. Obviamente que também é esse o objectivo dos jogadores, treinadores e dirigentes do clube.
Sendo nós todos seres humanos possuímos a capacidade de falar e de exprimir as nossas ideias e sentimentos. Ora uma coisa que é conhecida é dita por todos nós é que “a falar é que a gente se entende”. E foi a pensar em tal ditado popular que escrevi este texto. Estas possibilidades que proponho permitirem que as pessoas não sejam julgadas apenas e só pelos resultados dos jogos mas pelo seu trabalho no dia a dia no clube que passará a ser mais visível perante todos.
Para terminar apenas alguas ideias aos criadores do site online:
• o design e a organização de conteúdos estão ligeiramente ultrapassados e como tudo na vida é necessário ir inovando mantendo como é óbvio elementos identificadores;
• os sites online permitem não só difundir informação mas também ganhar dinheiro não só através da venda de artigos mas também através da publicidade (nem que seja dos nossos patrocinadores);
• a criação de vários domínios (www.osbelenenses.com, www.belenensesbasket.com e www.andebol-belenenses.com) torna não só o processo mais caro como também menos eficaz. Seria em tudo melhor a criação de sub-domínios como futebol.osbelenenses.com ou andebol.osbelenenses.com, por exemplo.
• Porque não criar uma certa interactividade que desse também alguns benefícios aos sócios? Que tal fazer umas questões sobre o clube que se respondidas correctamente dariam ingresso num sorteio semanal de um artigo qualquer do clube? Algo que fosse personalizado. Poderia ser uma t-shirt autografada, bolas, posters, convite para assistir ao jogo do camarote presidencial, convite para uma deslocação fora, convite para participar num treino de qualquer modalidade... enfim há 1001 ideias.
• Porque nao fazer jogos do tipo liga fantástica com os nossos jogadores? A minha pesquisa pela internet mostrou-me que estes jogos existem em muitos sites. O prémio é normalmente um bilhete de época.
• Porque não criar um login diferenciado para sócios e não sócios? Porque não dar aqui mais uma razão às pessoas para serem sócios?
Penso que tais propostas não comportam despesas avultadas para o clube e poderiam já nos ter poupado a muitas despesas (basta lembrar-nos da quantidade de jogadores e treinadores que dispensámos, alguns deles por falta de paciência e compreensão mútua). Acho que mais uma vez fica provado que o dinheiro não é tudo. E seria inovador em Portugal. E ser inovador significa conseguir (se a experiência for positiva) encurtar a distância que nos separa de quem vai à frente.
Agora fica a pergunta: teremos capacidade humana para fazer isto? Eu considero isto absolutamente necessário e o número de adeptos do Belenenses online já deve neste momento ser superior a 500. Pelo menos interventivos porque passivos serão muitos mais. E a tendência será para aumentar. Mas não quero com isto criar pressão na já pressionada(s) pessoa que trata do site. Isto para ser feito tem de ser feito de forma profissional. Os tempos de amadorismo já acabaram há muito tempo.




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker