Voltar à Página Inicial

Jornal do Belenenses: comunicação e imagem?



Nota Prévia: este artigo de opinião, assinado pelo signatário teve, no entanto, o contributo de outro membro do Canto Azul ao Sul.
Já no número de Dezembro de 2005, o "Jornal do Belenenses" em editorial que em surpreendeu li a seguinte frase que me deixou atónito:
"Aqui, é com mágoa e tristeza que que me refiro a este assunto, pois — sou amiga de todos os elementos que compõem o departamento de futebol profissional — gostaria, neste momento, era que os belenenses pudessem estar todos de mãos dadas com a nossa equipa. Porém, infelizmente, essa união não se verifica dada a má prestação do plantel."
Desta vez, o número de Janeiro vai mais longe e também sob a pena de Ester Monteiro, Vice Presidente para a Comunicação e Imagem e, também, directora do referido jornal, vem fazer em público uma súplica aos jogadores para que desta vez comecem a jogar à bola.
Vocês não sabem, mas no sofá também se sofre.
Por exemplo, eu e o Pedro mantemo-nos em permanentes trocas de sms via telemóvel sobre o andar da carruagem de cada jogo e lembro-me duma sms dele no último jogo com o Leiria quando eu lhe disse que aquilo era tudo menos jogar à bola, dizendo-me ele:
"Quer que eu lá vá e lhes bata?" Mais coisa menos coisa foi assim mesmo.
Pois é, agora a Ester Monteiro veio em editorial bater nos jogadores.
Mas quem é a Ester Monteiro?
Para além de Vice Presidente do Clube e que devia proporcionar artigos que traduzissem uma sã Comunicação e Imagem do Clube, não senhor...
Veio fazer um apelo aos jogadores para que joguem! Suplicou aos jogadores que o fizessem sob pena de passaram ao lado de um grande carreira.
Mas não disse que o patrão é a SAD do Belenenses e os empregados são os jogadores. Ou se o disse, então os empregados mandam mais que os patrões.
Isto dá para acreditar?
Mais. Ester Monteiro é filha de um dos gestores da SAD: Dr. Jaime Monteiro.
Dá para acreditar, com redobrada razão nestas frases que se lêem no "Jornal do Belenenses"? Recordemos o que lá reza no editorial de Janeiro, sob o título "ALERTA VERMELHO!!!!":
"Quando parecia que tudo estava a entrar nos eixos, eis que mais uma vez levámos com balde de água fria, tão fria como a atitude que os nossos jogadores puseram em campo.
Onde está a alegria de jogar? Sim, porque o que não se consegue vislumbrar nesta equipa é alegria, o que supostamente deveria acontecer, pois o jogo é o prémio de uma semana de trabalho...o objectivo final para qualquer jogador.
Será que se pensa que a vida é assim tão fácil?
Que não é preciso trabalhar, suar, sofrer as estopinhas para se ser alguém na vida??
É que com esta mentalidade não auguro um grande futuro a estas atletas. Não basta ter estauto, na maior parte das vezes é preciso vestir fato macaco, ser humilde, mas querer e querer muito para atingir os objectivos a que nos propomos. Exige-se a acima de tudo dignidade, respeito e brio profissional, não é pedir muito, é o mínimo.
Acordem para a vida, pois este não é o caminho, ponham os olhos nos vossos colegas de profissão, querem trabalhar e estão no desemprego. A conjectura actual do desporto não parece muito risonha para os profissionais de futebol e vocês têm a sorte de estarem num grande clube, que vos proporciona tudo para poderem brilhar, não desperdicem a oportunidade de deixar o vosso nome inscrito nos anais do futebol do Belenenses. Têm pouco tempo para poder resolver o futuro, senão daqui a muitos poucos anos irão dizer...passei ao lado de uma grande carreira.
por nós (Belenenses), pelo desporto, mas principalmente por VÓS.

ACREDITEM QUE SÃO CAPAZES"

Será que na hora de assacar responsabilidades aos responsáveis (passe a redundância, mas é lógico!), mais concretamente aqueles a quem compete a escolha de técnicos e jogadores, e mesmo que sejam "amigos" (e um deles parente), se emitiria outro "alerta vermelho" em pleno jornal do Clube? E os alegados salários em atraso, não mereceriam um alerta, pelo menos amarelo ou laranja? E se a mensagem é para os jogadores, porque saiu no jornal? Não teria outra forma de lhes fazer chegar a dita? Serão estas as "mãos dadas" dos responsáveis com a equipa, fazendo críticas em público ou divulgando o programa de treinos? Se algo está mal, não é preciso que nos contem, primeiro é preciso que resolvam. Não queremos problemas ("alertas vermelhos" que sejam), queremos soluções.

Ora vejam, que seria se o gabinete de um primeiro-ministro/presidente do Belenenses (seja quem fôr, de que país fôr), perante uma grave crise, viesse "confortar" os eleitores e restantes concidadãos com palavras destas: "Onde está a alegria de governar? Sim, porque o que não se consegue vislumbrar nesta equipa ministerial/vice-presidentes é alegria, o que supostamente deveria acontecer, pois o bom governo/Direcção é o prémio de anos de trabalho...o objectivo final para qualquer ministro/vice-presidente.
Será que se pensa que a vida é assim tão fácil?
Que não é preciso trabalhar, suar, sofrer as estopinhas para se ser alguém na vida?
É que com esta mentalidade não auguro um grande futuro a esta equipa ministerial/Direcção. Não basta ter estauto, na maior parte das vezes é preciso vestir fato macaco, ser humilde, mas querer e querer muito para atingir os objectivos a que nos propomos. Exige-se a acima de tudo dignidade, respeito e brio profissional, não é pedir muito, é o mínimo."
Perante uma coisa destas o que é que acham que os respectivos presidente/parlamento deviam exigir? Pediam para se demitirem os ministros/vices-presidentes visados?

Depois, e isto em matéria de comunicação tem muito que se lhe diga, seria tudo muito bonito se Ester Monteiro em páginas seguintes não se desdissesse no Jornal de que é Directora e supostamente coodernadora por uma extensa entrevista ao jogador Vasco Faísca, o qual limita-se a dizer que o clube supera as expectativas que inicialmente tinha de nós, que os jogadores têm todas as condições de trabalho, não lhes falta nada. Enfim, a conversa do costume. Se assim é, porquê aquele editorial? Se eles têm tudo e não jogam, porque não lhes é indicado a serventia da casa?
Pois é, mas faltam os resultados e em primeira análise tenho de pedir responsabilidades a quem foi eleito e só depois aos jogadores que foram seleccionados pelos eleitos, porque meus caros esta coisa da SAD no Belenenses resulta em directo das eleições, já que compete ao Presidente da Direcção indicar 2 membros dos 3 da SAD.
E dois deles são Vices Presidentes eleitos no mesmo processo eleitoral.
EM CONCLUSÃO: Pelo que nos é dado a ler, a relação de dirigentes e jogadores está invertida.
Que mais nos falta suceder?



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker