Voltar à Página Inicial

O "ano -1" e o adeus aos Indefectíveis



Tenho que começar por fazer a devida vénia a todos os elementos do "Canto Azul", bem como aos da extensa blogosfera que diariamente se debruçam sobre a vida do nosso Clube.

A razão da homenagem de hoje, não se prende, em primeira linha, com motivos de bajulação à arte da escrita, à especial profundidade dos conteúdos, ou a qualquer tipo de elogio máximo literário (reconhecendo em absoluto que estes elementos são caracterizadores do "Canto", bem como de respeitável parte da nossa Blogosfera Azul).

A razão da minha homenagem, prende-se com o simples facto de que, é no mínimo épico, pessoas de carne e osso, conseguirem escrever diariamente com toda a devoção, paixão e entrega, sobre um clube que há quase 20 anos, o máximo que consegue oferecer aos seus adeptos, são ânsias, expectativas e esperanças dilaceradas.

Não é um feito protagonizado por homens, mas sim por puros poetas... A vós devo-vos o facto de me terem ensinado que eu, com as minhas 24 Primaveras ainda tenho de penar muito para ser um grande "Belenense".

Quanto ao nosso querido Clube... Por onde começar...? Pela humilhação contra o Gil? Pelo logro de equipa que temos? Por um treinador que se demonstra sem preparação, experiência ou competência para fazer face aos acontecimentos? Por um Presidente com paixão, mas sem pulso? Por uma SAD completamente amadora? Pelo recorde negativo de público no Restelo? Por uma massa associativa no seu mais alarmante limite? Pelos ordenados em atraso? Pelo espectro da 2.ª Divisão? Nem acredito que escrevi todas estas coisas sem ter que pensar.............

Ainda no pretérito Domingo, dei por mim, pela primeira vez desde que nasci, a torcer pelo Benfica para ganhar ao Paços..... ora..... eu nunca torci pelo Benfica!!!!!!!! Antes morrer para o futebol!!!!!!!!! Mesmo que o resultado me interesse, recuso-me a torcer por aquele grémio!!! É simplesmente contra a minha natureza torcer por tal clube, por todas as razões que com certeza qualquer "pastel" conhece e viveu "in loco".

Contudo, é também sintomático do ponto ao que as coisas chegaram.

Meus Senhores, está na devida altura de reconhecermos uma coisa simples: este não é o "ano 0" ... é na verdade o "ano -1".

É o ano em que a meio da época já sabemos, que para o ano teremos, na melhor das hipóteses, que construir toda uma equipa nova. Recuso-me a aceitar a ideia de mais um ano a ter de ver aquele terror de equipa. É o ano em que pela primeira vez em muitos anos, temos um "team" cheio de bons jogadores.... e igualmente cheio..... dos piores profissionais que já pisaram o Restelo...

Assim sendo, se para o ano temos de arranjar uma nova equipa, com a consequente (e tremenda) sangria, para o ano sim.... será o "ano 0".....mais um......


Só que se a temporada de 2006/2007 se revelar nas condições supra descritas, acarretará consigo, uma realidade assolada pela mais profunda das tristezas.....É que...... aquilo que ainda resta dos Grandes Belenenses.....terá em grande parte "morrido"...... Foi o ano em que "Os Indefectíveis", pessoas dotadas de uma infindável alma azul, levaram um o maior murro no estômago que podiam ter levado, e muitos.....simplesmente não aguentaram..... e partiram.......

É para mim, talvez o ano em que após 24 anos de sócio compreendi realmente o que é "ser Belenenses" nas últimas décadas, e o senti até aos ossos. Muitos irão com certeza ausentar-se após este ano.. Quem sabe até ao dia em que as pessoas que representarem o nosso emblema ajam de acordo com a sua enorme grandeza.

Até lá os indefectíveis ficarão no seu mais que merecido "retiro azul"......

Quanto a mim... ainda não sou digno do Direito de me ausentar. Ainda tenho de penar muitos anos para tal. Devo isso ao meu Pai, à minha família de profunda tradição Belenense e aos muitos milhares que fizeram perpetuar as nossas cores até ao dia de hoje.

A mim.... assim como a muitos outros Belenenses, cabe agora encarar o touro de frente... Encarar que por mais que custe, a faixa da "Fúria" que grita "Nós é que somos o 4.º Grande" tem de ser enrolada e para todo o sempre guardada na nossa sala dos troféus.

Recuso-me a continuar a viver de um passado que não é meu de Direito, e que mais não consegue, do que continuar a alimentar eternas e vazias esperanças. Temos de encarar que fomos em tempos o 4.º Grande e hoje simplesmente não o somos mais. O nosso lugar na História ninguém nos há-de tirar, mas não podemos continuar a viver o nosso presente apenas com a ilusão de um passado e de nomes imortalizados repletos de glória histórica.

Temos de arregaçar as mangas e acolher de uma vez por todas a nova etapa do nosso Belenenses. A etapa em que somos um Clube respeitado, mas que ainda NADA conquistou nos tempos modernos. A realidade de que temos inadiavelmente que adaptar toda a nossa estrutra finaneira, societária, funcional e física aos tempos de uma sociedade da informação e dos "media", sob pena de assistirmos serenamente... à nossa extinção......

Encarar com firmeza que temos pessoal para lugares que não necessitamos, e que têm de ser feitas, imperiosamente, reformas que poderão implicar medidas duras, como cortes nos funcónários do Clube.

Perceber que nenhuma sociedade desportiva pode sobreviver (e pondo com toda força o dedo na ferida), sem uma SAD competente e PROFISSIONALIZADA. E por mais que nos custe...... aceitar que o nosso Santuário do Restelo não está adaptado aos tempos modernos, afirmando-se como uma fonte de graves problemas em vez de rendimentos.

Nunca pensei em vir a dizer isto esta época... mas a minha maior esperança é que próxima temporada seja mesmo outro "ano zero"... Afirmo isto pela simples razão de que se descermos de divisão.... será o ano um..... do princípio do fim do Belenenses.

Até lá.... guarde-se de vez a faixa do 4.º Grande, e que todos os que carregam o nome do nosso Belém (funcionários, dirigentes, jogadores, adeptos e sócios) se libertem de vez do estigma histórico que não querem largar e provem que conseguem colocar os "Azuis do Restelo" num novo lugar na mundo e na História.

O meu sentido abraço a todos os "Indefectíveis" que partiram este ano...

E um enorme VIVA O BELÉM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker