Voltar à Página Inicial

Filiais e outras notas



Hoje era para sair apenas e só um artigo sobre as filiais do Belenenses no entanto existem mais duas situações que me levaram a fazer aqui umas notas.

Nota 1: O Caca (peço desculpa mas por vezes os acentos falham neste computador...) foi despedido/bazou/deu de frosques/demitiu-se do Braga. E escrevo isto com pena do Braga... É que o homem como é uma pessoa de convicções vai fazer com que o Braga lhe pague o salário até arranjar clube...

Nota 2: Esta é um pouco mais bicuda e até embaraçosa. Tem a ver com um dos nossos sponsors, a Lusifor, que para além dos nossos relvados patrocina o basquetebol e o futsal... Ora bem ao aceder ao site da dita empresa (www.lusifor.pt) dou-me de caras com o facto de o Belenenses ter 3 relvados sintéticos. E nenhum deles é o campo Nº3... Pois é os Nº1 e 3 são o estádio do Restelo e o Nº2 é de facto o nosso campo Nº2. O nosso patrocinador que me desculpe mas não aceito publicidade enganosa ou erros no seu site quando eles envolvem o nome do Belenenses.

Agora não mostram é imagens do campo Nº3 do Belenenses. O único que é sintético! Talvez seja porque aquela alcatifa em segunda mão está interditada pela AFL o que leva a que as nossas camadas jovens tenham estado a inverter a ordem dos jogos (jogando fora primeiro) ou a abdicar de jogar em casa. Pois... os iniciados B e os juvenis B estão apenas a jogar jogos fora porque não têm campo para jogar. E os infantis B e os infantis do futebol de 7 que têm campeonatos a uma volta apenas só estão a jogar fora... porque também não têm campo para jogar!

Posto isto vamos lá então ao texto sobre as filiais!

Filiais do Belenenses!


A grandeza de um clube mede-se não pelos resultados do mesmo mas sim pelos adeptos que tem. Pelo menos é assim que eu vejo as coisas. Até porque se um clube tem bons resultados isso também ajuda a que tenha mais adeptos.

Todos nós sabemos que as assistências aos jogos de futebol do Belenenses têm sido bastante fracas e que rondam as 2000/3000 pessoas. Ora isto deveria ser preocupante. Por muito que me digam que é assim por todo o Portugal eu contraponho que não é assim na maior parte dos países europeus onde jogos de divisões secundárias têm assistências capazes de fazer inveja a muitos primodivisionários em Portugal.

E isto claro para além do números de sócios continuar a descer de forma assustadora:

  • 21 176 no Relatório de Contas de 2003

  • 19 156 no Relatório de Contas de 2004

  • 18 149 no Relatório de Contas de 2005

Ou seja em apenas dois anos perderam-se 3027 sócios! Dois anos são 730 dias e isto significa que o Belenenses está a perder a média de 4,15 associados diariamente! Ora fazendo uma extrapolação, poderia (e saliento este termo condicional) o Belenenses ficar sem associados daqui a menos de 12 anos! No mínimo preocupante!

Mas para além dos associados há que ter em conta uma grande percentagem de pessoas que não sendo associadas são adeptas do clube. E neste grande grupo existem alguns que decidiram criar filiais do clube.

Perante estes factos eu fui investigar as filiais do Belenenses em Portugal. Deixei de fora as filiais no estrangeiro porque se tal pesquisa foi difícil de fazer em Portugal muito mais foi das filiais no estrangeiro.

Ao todo o clube tem 40 filiais no território nacional. Comecei por tentar encontrar páginas na net que pudessem ter informação sobre as mesmas mas tal revelou-se uma pesquisa quase infrutífera. Passei depois para a tentativa de tentar arranjar a informação através das Páginas Amarelas electrónicas. Poucas são as filiais que possuem telefone...

Bem, como vêm as coisas afiguravam-se difíceis mas mesmo assim não desarmei e pensei: sendo o futebol a grande imagem deste clube vou contactar as Associações Distritais de Futebol (ADF) e pedir informações sobre as filiais. E foi o que diz. Quero desde já agradecer a amabilidade de todas as pessoas que contactei em todas as ADF e filiais que foram de uma amabilidade extrema e que me ajudaram nesta pesquisa.

A primeira conclusão é que todas as nossas filiais são modestas e vivem com bastantes dificuldades. Nas poucas que consegui contactar directamente perguntei-lhes se recebiam do clube mãe algum tipo de apoio. A resposta foi quase sempre negativa e apenas num caso tive a resposta que há alguns anos o clube tinha cedido uns equipamentos... De resto e para além dos tradicionais bilhetes de livre acesso para membros das filiais nada!

Depois há que registar que segundo as informações que recebi das ADF três das nossas filiais estão extintas. O Micaelense Futebol Clube nos Açores, o Clube de Futebol «Os Azuis do Fial» em Aveiro e o Clube de Futebol Pátria na Madeira deixaram de ter capacidades de funcionar. Por outro lado descobri o Futebol Clube “Os Belenenses” em Leiria que embora não sendo filial equipa de azul, com a cruz ao peito e... tem um equipa de futebol feminino na II Divisão Nacional.

Há também a registar que 3 das nossas filiais mudaram de nome. Quer tenha sido por fusão com outros clubes quer por outro motivo qualquer:

  • o Sport Clube Marítimo chama-se agora Marítimo Sport Clube;

  • a Clube de Futebol “Os Pinhelenses” chama-se agora União Desportiva Pinhelense; e

  • o Clube de Futebol “Santacombadenses” chama-se agora Grupo Desportivo Santacombadense

ou seja mesmo aqui e no caso dos dois últimos nota-se na mudança do nome um certo desvio do clube... e não sei se podem ser consideradas ainda filiais pois o clube é diferente.

Passando à frente, a mim interessava-me saber como estava o futebol nesses clube. Pois bem das 37 filiais existentes do clube, 14 não têm qualquer equipa de futebol!!! Tiveram-no mas por dificuldades várias perderam-no. Eu sempre pensei que as filiais seriam uma espécie de clubes satélites do clube. De futebol claro. Afinal e como se vê nos estatutos o facto de terem ou não equipas de futebol não é uma condição. Atenção que algumas destas filiais sem futebol podem até estar extintas pois as pessoas nas ADF que contactei nem sabem o que se passa com elas ou há muitos anos que não ouvem o seu nome.

Antes de mais nada fica aqui uma tabela com as várias filiais do clube e a sua situação futebolística:


Para melhor poderem ler a tabela cliquem nela para abrir numa nova janela e convém referir que letras maiúsculas significam que a equipa está a disputar o escalão nacional correspondente ao número e letras minúsculas significam divisões distritais.

Para melhor resumir fiz uma tabela onde se podem ver por divisão e escalões quantas equipas de futebol existem nas nossa filiais:


O cenário não é brilhante e mostra bem as dificuldades que todos estes clubes passam. São clubes humildes que vivem com grandes dificuldades e apenas e só o querer de muitas pessoas que amadoramente por lá trabalham lhe permitem ter estas equipas. E quando digo que não é brilhante não o digo pelas divisões em que as equipas habitam mas sim pelo reduzido número de equipas existentes. Repare-se que tendo o Belenenses 37 filiais deveriam ter (em escalões masculinos):

37 filiais x 6 escalões = 222 equipas a competir

Ou seja o aproveitamento é de cerca de 38%.

Obviamente que a solução não é injectar dinheiro nesses clubes. Não de uma forma directa mas não seria o dinheiro do bingo muito melhor aproveitado em:

  • organizar uma Taça “Belenenses” dos vários escalões com os lucros a reverterem para as filiais?

  • organizar viagens/alojamento às equipas jovens desse clube para que viessem treinar ao Restelo com as nossas equipas jovens?

  • levar as nossas equipas jovens (e porque não os seniores) a fazerem treinos nos recintos das mesmas. Nem que seja quando se têm de deslocar aos vários distritos...

  • ter acordos com o nosso fornecedor de camisolas de modo a que ele inclua a bons preços equipamentos para essas mesmas equipas?

  • ter acordos com a nossa seguradora de modo a que os seguros desportivos das filiais tenham também preços mais acessíveis?

  • ter no site oficial um registo de resultados e classificações das respectivas equipas bem como um mini-site sobre a mesma filial.

Como se vê nem estou aqui a falar em milhões. Mas um clube de futebol como o Belenenses que se dá ao luxo de esbanjar mais de 1 milhão de euros em 3 modalidades “amadoras” pode muito bem ajudar quem é Belenenses. Para mim isto teria muito mais valor que um americano mais no basquetebol!

Ainda em relação às proposta que fiz acima é óbvio que aquela volta a Portugal do Sequeira Nunes não contemplou isso. A ideia geral foi mais a de “lanche”. Uma moda muito apreciada pela classe dirigente do nosso clube... E presumo que a reunião anual das filiais não passe do mesmo. Atenção que não estou a condenar que os Belenenses se juntem em “almoçaradas”, “lancharadas” ou “jantaradas”. Não, elas são necessárias e fazem bem para fortalecer o espírito Belenense. Mas quando há tantos problemas para resolver... não chegam.

A verdade é que as filiais são uma forma de juntar Belenenses e são também uma medida da força do clube. Quanto mais filiais mais popular é o clube. Mas pelo estado das coisas qualquer dia para não sermos acusados de ser mentirosos temos de mudar o “consagrado e popular” do nosso hino.

Para terem uma ideia ficam aqui registado graficamente a nossa distribuição geográfica das filiais.

Ainda em relação às filiais há que rever os estatutos do clube em várias situações. Antes de mais nada ficam aqui os artigos do estatutos referentes a filiais e nucleos:

CAPÍTULO III - Filiais e Núcleos do Belenenses.

* SECÇÃO PRIMEIRA - FILIAIS

Artigo 14º

O C.F.B. pode ter como Filiais as Agremiações Desportivas, legalmente constituídas, que o solicitem e após aprovação em Assembleia Geral sob proposta da Direcção.

Artigo 15º

As Filiais do C.F.B. são Agremiações independentes que desejam manter com o Clube uma relação de íntima solidariedade desportiva, cultural e recreativa, de modo a preservar e desenvolver, na respectiva área de influência, as tradições e o prestígio do C.F.B.

Artigo 16º

Os símbolos e equipamentos terão como elemento obrigatório a Cruz de Cristo e, preferencialmente, a cor azul.

Artigo 17º

O uso da denominação Filial do C.F.B., poderá vir a ser futuramente denegado, por processo idêntico ao referido no artigo décimo quarto, se circunstâncias graves o impuserem.

Artigo 18º

As Delegações e Casas do C.F.B. existentes à data da entrada em vigor dos presentes Estatutos, sem prejuízo da sua antiguidade na ligação ao C.F.B., passam a ser consideradas Filiais, desde que a isso não se oponham até final do ano dois mil e três.

Artigo 19º

As Delegações poderão adoptar símbolos e equipamentos da sua livre escolha, embora com a obrigatória inclusão da Cruz de Cristo.


SECÇÃO SEGUNDA - NÚCLEOS

Artigo 20º

1 - Os Núcleos do C.F.B. são agrupamentos de Sócios e simpatizantes do Clube que, na sua área de influência, promovem a defesa das tradições e do prestígio do C.F.B. e colaboram na sua difusão.

2 - O uso da denominação Núcleo do C.F.B. só será autorizado após aprovação em Assembleia Geral, sob proposta da Direcção e poderá vir a ser futuramente denegado por processo idêntico ao referido no artigo décimo quarto, se circunstâncias graves o impuserem.

Vamos lá então às revisões que acho que devem ser feitas:

  • Artigo 14º - O C.F.B. pode ter como Filiais as Agremiações Desportivas, legalmente constituídas, que o solicitem e após aprovação em Assembleia Geral sob proposta da Direcção. É imperativo que possuam pelo menos num escalão etário uma equipa de futebol.

  • Artigo 16º - Os símbolos e equipamentos terão como elemento obrigatório a Cruz de Cristo e a cor azul. Retira-se o preferencialmente. Se são Belenenses são azuis e não laranjas...

  • é necessário criar um outro escalão entre a Filial e os Núcleos. Esse escalão estaria reservado a Agremiações Desportivas que cumpram tudo o que se pede às filiais menos o terem uma equipa de futebol. Poderiam chamar-se “Clubes Associados” ou qualquer outra designação mas é necessário fazer a distinção entre quem tem futebol e quem não tem.

  • os deveres e benefícios das filiais devem estar consagrados nos estatutos e não estão.

Penso que não são questões que possam gerar muita discussão e apenas e só o laxismo existente no clube impede que estas alterações sejam tomadas. Por outro lado acho que o Belenenses deve apostar mais nos cafés, tascas, restaurantes, etc, etc que pertençam a Belenenses e que queiram fazer daquele espaço um local de reunião de Belenenses. Mais um escalão a nível de filiais? Porque não? Mas isso fica para discussão.

Para terminar que isto já vai longo (para variar) quero aqui deixar-vos os emblemas que consegui arranjar das várias filiais. E se passarem por essas terras onde existem Belenenses não deixem de ir lá tomar um café e visitá-los. Por aquilo que presenciei pelos contactos telefónicos que tive serão muito bem recebidos. Ávidos de falarem com outros Belenenses andam eles!

Para além das nossas filiais estarem a desaparecer parece que equipas a jogarem de azul também. Até ao momento consigo descobrir em Portugal o Feirense, Bragança, Porto de Mós, Vianense e Amora. Alguém sabe de mais alguma equipa que equipe como nós?

Nota 3: Ao longo da noite, ou amanhã durante o dia vai surgir aqui um link onde poderão descarregar um ficheiro PDF com informações que decerto e como Belenenses gostarão de saber. Ainda não está pronto mas está quase.

E como o prometido é devido aqui está o ficheiro PDF. Será que custava muito no clube fazerem isto mensalmente? Confusos? É apenas um boletim informativo!



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker