Voltar à Página Inicial

Lembram-se do Vladislav "Bogie" Bogicevic?



Isto em matéria de treinadores, com a honrosa excepção do Marinho Peres, nestes últimos anos tem sido um ver se te avias.

A dança é maior que a dança das cadeiras entre a mesma malta que nos vai desgovernando e atirando para o abismo ano após ano.

E como o último lugar que nos foi dado como presente de sapatinho no Pai Natal por esta Direcção, a qual, recordo, nos prometeu no início da época uma equipa lutadora e com ambições, então acabo por não saber onde está o que me prometem e o que me dão, sendo certo que o Belenenses, por este andar, como vazio de idéias na área do futebol, faz temer uma efectiva descida de divisão.

Pelo que recordar aqui o episódio deste treinador vai bem a horas para quem anda a falar em Tonis, Pontes e cias.

E lá vou aos Lençóis Brancos recuperar mais uma história de um treinador de sucesso no Belenenses.

O autor do crime está identificado na foto, porque o Bogie não teve culpa nenhuma do Clube que encontrou.

Vladislav Bogicevic, Bogie para os amigos (foram poucos os que deixou em Belém), é um nome que certamente não diz muito aos amantes do futebol.

Corria a época 2003/2004 e o Belenenses, a fazer um mau início de temporada sob o comando do faraó Manuel José , decidiu despedir esta espécie de Egípcio e contratar Bogie. Foi um golpe de bastidores que tinha tudo para dar certo.

Bogie era estrangeiro e havia tido uma boa carreira como futebolista, não fosse um único senão: Este senhor era aquilo a que se chama um verdadeiro cepo de banco.

Com um plantel onde pontilhavam verdadeiros astros como Byang Min, Oumar Sané e Sousa, não conseguiu fazer nada de relevante a não ser colocar o Belenenses ainda mais com a corda na garganta.No entanto, apesar de mau treinador, Bogie tinha algumas qualidades.

Foi o melhor professor de mímica que já passou pelos relvados portugueses: Lembro-me como se fosse hoje de chegar a atirar-me para o chão em gargalhadas incessantes quando filmavam este género de mimo da TMN a mostrar ao mundo o seu tique nervoso, que consistia em menear a cabeça em círculos enquanto abria e fechava a boca.

Bogie foi obviamente corrido do comando técnico do Belenenses, tendo sido substituído por Augusto Inácio, que trouxe consigo, entre outros, o super goleador Hugo Henrique.

Resta acrescentar que o Belenenses safou-se da liga de honra apenas na ultima jornada, apesar da derrota com o Braga num estádio cheio a apoiar (em 18 anos de vida nunca tinha visto o Restelo cheio a não ser nas reuniões de testemunhas de Jeová), tendo que agradecer ao poderoso Moreirense, por ter vencido ao eterno satélite do Benfica, o Alverca, que acabou por descer no seu lugar.

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker