Voltar à Página Inicial

Apito Dourado: LPFP e FPF podem aplicar castigos desportivos a árbitros



Maria José Morgado está a enviar para a Liga e Federação Portuguesa de Futebol os processos do Apito Dourado que foram alvo de acusação e também os arquivados pela justiça criminal. Até ontem, já tinham sido remetidos à Liga e à FPF cerca de 16 certidões finais emitidas pela equipa de Morgado. Nos arquivados, segundo soube o Correio Sport, a magistrada entende que o facto de os tribunais não terem reunido prova suficiente para avançarem com acusações não quer dizer que se passe o mesmo em relação à justiça desportiva.

Um dos casos enviados para a Comissão Disciplinar da Liga (no dia 5 de Maio) tem a ver com o presidente da União de Leiria, João Bartolomeu. Em causa está uma escuta telefónica em que Bartolomeu pediu a Pinto de Sousa que nomeasse o árbitro Aníbal Gonçalves para dirigir o Marinhense-Imortal (14 de Junho de 2003) último jogo da ‘liguilla’ realizado no dia 14 de Junho de 2003 entre as equipas que tinham ficado em 16.º lugar do campeonato da II Divisão B, da época 2002/03. O Marinhense ganhou a partida, por 1-0, e o Imortal desceu à III divisão. Segundo a investigação que foi efectuada pelo Ministério Público, Bartolomeu tinha interesse em ajudar o Marinhense, dado que a U. Leiria utilizava o campo do clube da Marinha Grande e em contrapartida cedia jogadores.

O MP concluiu, ainda, que João Bartolomeu incorreu no crime de corrupção activa e Pinto de Sousa no crime de corrupção passiva. No decorrer do inquérito, Bartolomeu não quis prestar declarações, Pinto de Sousa admitiu ter conversado com o presidente da U. Leiria e o árbitro Aníbal Gonçalves disse ter sido contactado pelo também árbitro Martins dos Santos, que lhe pediu para, na dúvida, favorecer o Marinhense.

Ainda de acordo com o MP, os elementos de prova recolhidos não permitiram apurar que Pinto de Sousa tenha aceite ou solicitado vantagem patrimonial, em contrapartida pela nomeação de Aníbal Gonçalves; e que João Bartolomeu tivesse dado ou prometido alguma coisa a Pinto de Sousa. Perante a ausência de provas – necessárias para sustentar os crimes de corrupção passiva e activa – o MP arquivou o processo em que Bartolomeu, Pinto de Sousa e Aníbal Gonçalves eram arguidos, mas enviou o caso para a Liga e FPF, para apreciação da relevância disciplinar dos implicados no jogo Marinhense-Imortal.O presidente da Liga, Hermínio Loureiro, disse não saber o que é que a Comissão Disciplinar está a fazer com os processos que recebe de Maria José Morgado. “Espero é que actue em conformidade com as suas competências”, disse Loureiro.

Com base nesta determinação de Maria José Moragdo vão ser contemplados com a justiça desportiva, para já os seguintes árbitros e e-árbitro de 1ª categoria:
- Paulo Paraty
- Carlos Xitra
- Paulo Baptista
- Augusto Duarte
- João Carlos Vilas-Boas
- Lucílio Baptista
- Nuno Almeida
- Paulo Pereira
- Artur Soares Dias
- Cosme Machado
- Rui Silva
- Bruno Paixão
- Mário Mendes
- António Resende
- João Henriques
- Mário Mendes
- António Resende
- João Henriques
- Martins dos Santos

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker