Voltar à Página Inicial

Há muito, muito tempo...



Lá dizia o José Cid "Há muito, muito tempo, quando eu era uma criança...""
Pois é, quando eu era uma criança ia alegremente para o Restelo pela mão do meu pai e via coisas bonitas.
Tantas e tantas vezes o Restelo abarrotava de gente, nesse muito tempo atrás, assim como se via a um dia de semana o tanque do jardim do regedor nas suas águas esverdeadas a ver evoluir o meu pai nos seus treinos para mais uma travessia do Tejo.
Via sorrisos estampados no rosto, via o prazer de se ir assistir a um jogo de futebol em que quase garantidamente o Belenenses ganharia.
Também há menos, menos tempo, ia eu ao Restelo levando pela mão a minha filha com a minha mulher e, apesar de ser menos gente que no tempo da minha meninice, era sempre muita, muita gente. Neste tempo, a minha mulher, apesar de lagarta, bastas vezes puxou pelo Belenenses até ao dia em que eprdemos com o Chaves e aí pelo choro compulsivo da minha filha, não mais houve jogo em Família, perguntaou-me surpresa: "Mas vocês só puxam pela equipa quando ela está a ganhar?" Parece que ainda a estou a ouvir depois de vários insultos ao Chico Faria e este resiolve a coisa com o Setúbal com duas arrnacadas à Chico Faria.
Dava prazer olhar as bancadas em redor de nós e vê-las bem compostas de público, maioritariamente do Belenenses, igualamente num tempo em que as garantias de se ganhar eram elevadas, mas menores que no tempo em que era miúdo.
Há menos tempo que o "menos tempo" num intervalo dum jogo, fui abastecer a minha família de águas e do tradicional pirolito que já era gasosa para minha filhota e deparei-me com o funcionário do bar a defender, naquele tempo, a contratação de Jorge Jesus, ao que era logo "assobiado" pelos seus clientes por nada perceber de bola.
Assim como me fartei de rir com tiradas do Raúl Solnado, nesses intervalos, do género "Aquela até eu metia".
Nestes tempos todos ainda muitas das vezes os sócios ainda saíam do Estádio de "pilhinhas" colados ao ouvido, até que numa das vezes ouviu-se um golo e o relator de serviço excitou-se em demasia com o dito e ouvi da boca do portador do "pilhinhas" "Se é um golo assim tão grande só pode ser do Sporting".
Mas no tempo em que eu era uma criança, os sócios uniam-se por causas bem simples.
Recordo, a propósito, uma confusão que se gerou na bancada dos sócios poente (dantes era dos dois lados) onde haviam as velhas cabines de rádio, onde os realtores das estações faziam os seus relatos.
Era contra o Sporting o jogo.
Ao que parce o Artur Agostinho excedeu-se no relato e foi expulso do estádio pelo colectivo da bancada.
Noutra ocasião, o Carlos Cruz foi localizado na bancada dos sócios com os seus amigos do tempo do Zip-Zip e eis que os sócios deram um "fora" no lampião que lá estava instalado com pedido de desculpas ao Raúl Solnado.
Isto era no tempo em que o azul do Céu se confundia com o azul das nossas camisolas.
Não havia net, não haviam gatos por lebres.
Era tudo pacífico.
A união dos sócios e adeptos em tono do Belenenses era uma realidade bonita, ninguém se conhecia mutuamente, apenas tinhamos olhos para o tapete verde e para os nosos jogadores, tal como para o evoluir do marcador do Totobola ali afixado no Topo Norte e quando se ouvia um golo na bancada olhávmos logo para o dito para saber de quem tenha sido o golo.

Hoje em dia, é o que se vê e se por lado a net azul tem alguma pujança, a verdade é que tem minado muitas situações entre associados e pior que isso, tem esmorecido o interesse em se ir ao estádio não se vá dar de caras com quem não se quer ver.
Hoje em dia a união ao Belenenses é posta em causa por cavalheiros que, não se dando conta dos impropérios que lançam ao clube que dizem também ser seu, tentam arrigementar as hostes em proveito próprio.
Pois é, isto não é de belenenses, mas de oportunistas, alguns deles proclamando o Clube falido, sendo certo que se assim é, ao menos que digam a razão pela qual os faz correr para a cadeira do trono de um reino falido. Só quero entender, sim porque por este andar ainda lerei nos jornais o que se leu no tempo do Matias: "Telefones cortados no Restelo", isto não há muito tempo.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker