Voltar à Página Inicial

A inevitável falência das SAD's



As Sociedades Anónimas Desportivas direccionadas para o desporto profissional têm, seguramente, o tempo de vida, tal como está enquadrada na legislação actual, face aos presssupostos de blindagem das SAD's por parte do Clubes-mãe, o tempo contado.
Há aqui um claro contrasenso entre aquilo que a União Europeia impõe à generaliadade das empresas com aquilo que se passa nas SAD's, as quais, querira-se ou não, terão de apresentar resultados positivos sob pena de cataclismos por efeitos de derrapagem da cotação que as acções em bolsa têm no seu valor real face ao valor facial.
Ou seja, a UE não aceita que uma empresa comum tenha as acções tipo golden-share, por forma a poder vetar ou não uma qualquer decisão de vulto para a empresa.
Ora, os clubes e o Belenenses também entra neste grupo, regra geral, impõem a si próprios assumir com mais de 50% das acções por forma a controlar as SAD's.
aasim sendo, já aqui, por efeitos das normativas da UE, as SAD's blindadas estão contra a lei europeia, mais acentuando tal desiderato quando for homologado o novo Tratado da União Europeia.
Aí, sim, vai ser a doer.
Os activos produzidos pelas SAD's são claramente diminutos face ás despesas, daqui resultando um desequilíbrio que a estarem cotadas em bolsa, seria chumbada pela CMVM, a qual obrigaria de duas uma: à reabilitação finaceira, ou à declaração da falência técnica.
O Belenenses SAD encontra-se nuam situação algo vulnerável.
Vejamos: a produção de activos é diminuta.
As receitas estão quase todas elas condicionadas à boa vontade de uma estação de televisão em transmitir jogos de futebol dessa SAD, por vezes com proveitos antecipados em relação à época desportiva em curso, o que prejudica a receita do ano subsequente.
Depois, existe a questão da realização de dinheiro, quer pela dotação do sócio maioritário, quer pela venda de produtos da marca Belenenses.
Mas como?
Se não conseguirmos viabilizar humanamente um clube, e por natureza, uma SAD, através do chamamento de novos associados, vamos mal.
Se não afectarmos boa parte dos recursos à SAD pior iremos.
Novo problema: como vender um produto da marca Belenenses se o concessionário verificar que tal marca anda a ser vendida pelo andebol e as outras 25 modalidades?
Fica complicada a garantia da exclusividade da SAD nos produtos da marca Belenenses.
Enfim, veremos até que ponto e quando as SAD's entram em roda livre.
Uma certeza eu tenho: estes problemas não são exclusivos do Belenenses, mas nós temos vulnerabilidades tipificadas por força de não termos por de trás um suporte de uma autarquia ou de uma região autónoma e, ainda, por força do ecletismo que lá temos implementado.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker