Voltar à Página Inicial

A metamorfose de Cabral Ferreira



Conheci pessoalmente o Cabral Ferreira em 1 de Abril de 2000, data da realização do 1º almoço da Mailing List em Sines (belos tempos).
Por essa altura, Cabral Ferreira surgiu na lista dos inscritos, tal como outros, como conotado com a lista de Sequeira Nunes, sendo certo que houve aquel incidente do impedimento da lista de Mendes Pinto, que poderia fazer azedar as relações durante o evento.
Correu tudo bem.
Na conversa que com ele tive junto ao paredão da praia Vasco da Gama, tive a noção de estar a falar com um indíviduo determinado e com curiosidade de saber que é que cada um de nós pensava sobre determinados assuntos. Falámos essencialmente de questões patrimoniais do Clube.
Após isso, houve um conhecimento mais aprofundado da sua postura no Desporto, sendo certo que ele é originariamente da esfera das modalidades amadoras e a este propósito elaborou um documento elucidativo presente num congresso de amadoras realizado em 1999.
Acabou por ficar ligado, por indicação de Sequeira Nunes, à reabilitação do Restelo, aproveitando os dinheiros disponiblizados para o efeito por altura do Euro2004.
Bastas vezes o critiquei pessoalmente pela sua desmedida ambição na criação de amadoras e também não menos foram as vezes que ele me apelidou de corrosivo.
Cabral Ferreira era, pois, o candidato preferido da malta ligada ás amadoras.
Além de que tem um trato fácil e humano.
Quando eleito presidente confiou em demasia em terceiros na gestão da SAD.
Foi o desastre da SAD nessa gestão com Káká pelo meio e coisas que hoje sei, mas não poderei revelar sobre esses tempos por motivos de índole profissional.
Até que resolveu copiar o exemplo do seu antecessor e assumir a SAD concomitantemente com o de Presidente do Clube, numa altura em que o ex-presidente bastas vezes tentou e consguiu junto dos associados fazer pasasr a mesagem que não devíamos nada a ninguém e até houve anos de apresentação de exercícios com lucro. Pergunto na minha mais cínica das inocências: terá sido assim mesmo?

A sua menos experiência na área do futebol profssional podia ter deitado tudo a perder, nomeadamente na escolha do Couceiro como treinador, coisa que ele nunca foi até hoje e aprova está à vista no fracasso dos sub-21 e dos sub-20, com humilhação para a camisola das quinas.

Resolveu, em boa hora, chamar a si mesmo uma preciosa ajuda de Luís Batista, com o qual partilhou alguns conhecimentos que serviram daí para a frente como a alma da SAD.

Esta passou apenas e só a falar sobre casos reais, com base no que podia e devia fazer, blindando do comum dos sócios e da comunicação social fugas de informação que pudessem prejudicar a gestão a implementar e a reabilitação financeira da própria SAD.

Eis, pois, aqui uma profunda metamoforse de Cabral Ferreia das modalidades para Cabral Ferreira que, finalmente, percebeu que o Belenenses é conhecido e revisto no País Desportivo em sede do Futebol Profissional.

Numa hora em que é conhecido o estado de saúde menos aconselhável para um Presidente de Clube e da SAD, nem assim ele consegue ficar quieto em casa e debelar a maleita de que padece, a qual, pelo que sei, não invejo a ninguém, não é menos verdade que tem sido neste quadro que ele tem conseguido viabilizar acordos com jogadores e reabilitar financeiramente a SAD.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker