Voltar à Página Inicial

A instituição de utilidade pública desportiva



Quem no passado Domingo leu o artigo de opinião de Homero Serpa em "A Bola" perceberá facilmente como eclodiu o ecletismo em alguns clubes do desporto nacional.
Ou seja, segundo o articulista, que não eu, da árvore principal (futebl) foram nascendo uns ramos acessórios para dar maior vitalidade e sonoriedade ao Clube que usasse da faculdade de introduzir modalidades desportiva em complemento do esforço estatal na promoção do Desporto, como o foram os Planos de Fomento do Desporto.
Assim, muitos clubes que se substituiram ao papel do Estado no fomento desportivo foi-lhes atribuído o estatuto de Instituição de Utilidade Pública, tendo, até, no passado sido beneficida com um leque de benesses incluíndo financeiras.
Enquanto a coisa assim funcionou no tempo da "outra Senhora", vulgo, Estado Novo e a a chamada promoção do Desporto de uma forma cooperativista, tudo funcionou muito bem.
Como diz o articulista, as exigências financeiras à volta da árvore mãe vieram a tornar-se mais complicadas obrigando os clubes a repensar a sua forma de estar no ecletismo.

No actual regíme ainda se criou a Lei do Mecenato pela qual podiam as empresas fornecer patrocínios através deste tipo de actividade despotiva. Todavia isso só é possível de forma consistente, desde que hajam títulos e isso é coisa que os parcos patrocínios recolhidos de forma não consistente têm obesrdo não haver no Belenenses, daí as últimas crises financeiras muito faladas nos jornais.
E agora digo eu: na generalidade os clubes portugueses têm tido alguma prudência em salvaguradar a árvore mãe (futebl) e prescindirem de alguns ramos (modalidades).
E remata o o articulista: não é mais possível pensar-se em dotar o actual ecletismo das mesmas manias e infraestruturas sem o conrerspondete partocínio sólido de entidades privadas.
E tanto quanto já nos apercebemos, muitos dos fogos com sede na área financeira do Clube, têm como origem a dimensão do nosso ecletismo.
A rever urgentemente.

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker