Voltar à Página Inicial

Desabafos e reflexões



Este blogue era para ter terminado quando perfez as 250.000 visitas.

Não terminou, não só porque alguém mo pediu, mas também porque estar entretetido com o Belém é mais uma forma de me agarrar à Vida.

E não é agora que vai terminar, e aviso já que o meu sentido crítico se vai manter, tal e qual como sempre foi, mais avisando que a doença de que padeço não me tolhe o raciocínio ou a capacidade de ver o que está bem ou o que está mal. Em qualquer aspecto, incluíndo o profissional.

Disse e escrevi à data da abertura deste blogue que era meu apanágio o de tentar enaltecer o mais possível a Imagem do Clube, à falta de iniciativas nesse sentido por parte dos nossos dirigentes.

Muitos de nós sentimo-nos compelidos a dar uma Imagem mais viva do Belenenses que a placidez da acção dos que nos dirigem, fazendo com que aquele desgraçado Clube se vá atrasando em relação aos seus pares e se vá descracterizando cada vez mais em função das razões que levaram os funadadores a criarem o Clube de Futebol "Os Belenenses".

Entendo que existe uma tremenda falta de respeito da parte de quem dirige o Clube, quer em relação ás raízes do Clube, quer em relação aos seu passado histórtico e quer em relação à modernização do Clube.

Hoje em dia, são mais as vezes que sinto vontade de desistir de aqui andar a batalhar numa guerra contra moínhos de ventos quase numa acção quixotesca de quem ansia somente aquilo que o meu pai foi: campeão nacional.

Olhando para a realidade, bem triste deste Clube, e olhando a tabela classificativa, direi que se a mesma for voltada de cimna para baixo então seremos campeões.

Mas, dizia o Frnacisco Nicholson, que "somos únicos" e aí direi, pois somos, mas no pior sentido.

Vejamos da nossa inércia em nos libertarmos dos espartilhos que afundam no quotidiano o nosso Clube. Estão lá todos de nós bem atados concedendo ao Futebol Profissional não já uma complementariedade do Clube, mas uma frenética competição de algumas modalidades (Futsal e Rugby, em especial) versus Futebol Profissional.

Este não é o Clube que o Artur José Pereira quis fundar.

Isto que nós temos no Complexo Desportivo do Restelo é a antítese daquilo que o Belenenses devia ser. É um faz-de-conta que existe Clube sodomizado pelas modalidades e tornando-se num enorme proxeneta das ditas.

Depois, não venham alguns dizer que existe concorrência deselal de alguns, quase todos, os nossos concorrentes, já que nós não somos capazes de largar a condição de marialva falido, o tal que de cabeça para baixo só deita cotão, e se nos libertarmos das modalidadse que temos à nossda volta, certamente que a nossa estrutura de custos seria bem diferente.

É que, ainda assim, se fossemos capazes de ser minimamente lúcidos, por uma só vez, este Clube ainda tem receitas para reabilitar o património e reabilitar a equipa de futebol, asim houvesse apostas claras nesse sentido. Mas não há...

Nessa altura, apesar de tudo, voltaríamos, estou certo, a reencher o Estádio do Restelo e a ter novos sócios realmente do Belenenses e não aqueles emprestados pelas piscinas e ginásios.

Direi para dar satisfação a algumas inquietações que me vão chegando que não sou alarmista ou derrotista, apenas traduzo a escrito o que é mais pesumível suceder naquele nosso Clube. E dada a transparência por falta de inovação sabe-se, à distância, qual o efeito prático de cada medida.

Ninguém me peça para vibrar seja por que vitória seja de alguma outra modalidade enquanto o futebol estiver como está a resvalar direitinho para a segunda divisão e, confesso a minha tristeza por ex-futeboleiros aderirem a uma qualquer modalidade, só para vaidade pessoal ou afirmação não sei bem do quê.

Aliás, se até aqui defendia a pura elminação de muitas das modalidades que por lá andam, da maneira como algumas delas estão internamente a concorrer com o futebol, a fazer dispersasr as poucas energias e os baixos recursos financeiros, passarei para uma fase nova e que consiste a apelar à destruição de modalidade a modalidade. Destruição pura e simples, sem mais ais.

Mas, enquanto a actual ordem subistir não há Futuro para o Clube e quase que garanto que vamos passar o nosso centenário numa triste divisão inferior, mas com modalidades a darem largas à sua maquiavélica auto-destruição do Clube que as albergou.

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker