Voltar à Página Inicial

Não pode haver o "impossível" para salvar o Clube da descida de divisão



Notas Introdutórias:
O presente post reflecte algumas das minhas preocupações e a julgar pelo que fui lendo ao longo de muitos meses, mais exactamente desde Agosto de 2008, o signatário foi o primeiro que publicamente veio a terreiro defender da impossibilidade de com o plantel de então se poder ficar na I Liga.

O plantel é, agora, diferente e o treinador também, pelo que há que encontrar uma rápida solução para a crise de resultados e para a crise do Clube/SAD/Imagem Pública do Belenenses.

E não me digam que há impóssíveis porque sempre fui ensinado que para dado problema terá de haver, sempre, mais do que uma solução.


O impossível para o Clube de Futebol "Os Beelnenses" é o Clube vir chegado o termo do presente campeoanto e descer de divisão.

A meu ver, será o princípio do fim do Clube se tal vier a acontecer, já que no meio de tão grave crise económico-finaceira com reflexos importantes na vertente social, o Belenenses, se descer de divisão, corre para o fim da sua existência no que ao futebol diz respeito.

Entendo bem que os associados das modalidades se estejam nas tintas para tal desiderato, mas não pensem os ditos que a descida à II Liga com a natural quebra de receitas de toda a ordem é de todo incomportável manter a sua actividade em escalões de competição, situação que considero inimaginável quando o futebol, a razão da génese do Clube, está sem qualquer futuro positivo à sua frente.

Dir-se-á que já fomos 3 vezes para a 2ª divisão e daí não houve mal nenhum ao mundo. Ao mundo não virá para o comum dos mortais, mas para o Belenenses é tiro e queda para um abismo de receitas bem menores que aquelas que costuma ter no meio desta crise financeira.

E será uma quebra ainda mais acentuada de associados que se estarão nas tintas para um Clube onde campeia o curiosismo da coisa desportiva, estando o mesmo exactamente entregues a medíocres do Desporto, cujos sonhos já realizados andam em sede de Futsal ou Basquetebol.

Para isso sim eles estarão vicacionados, mas para o futebol é coisa que para além de lhes ser estranha, é também algo contra natura.

O Belenenses, mesmo que desça de divisão, terá de correr com esta malta que anda por lá a fazer as vezes de uma direcção e que já estão fartinhos de demonstrar que não percebem de futebol.

Ora, os dirigentes serão sempre os primeiros responsabilizados pelo que se está a passar. E no imediato, na parte que me toca, como associado do Clube, terei de rseponsabilizar esta Comissão de Gestão/SAD pelos resultados desportivos do futebol. Estes são os primeiros responsáveis, mas não os únicos.

Não vejo, de facto, os responsáveis do Belenenses a porem cobro ao que se vai passando de mau, muito mau, a resvalar para o indecoroso, na área do futebol profssional. Ouve-se tanto os dirigentes do meu Clube que o barulho das asas duma mosca é mais audível que eles. Por vezes, aliás, o silêncio desta gente é mais ensurdecedor que se falassem ou fizessem algo, porque, em boa verdade, até tenho medo que eles mexam em mais alguma coisa.

Bem sei que não existe uma estrutura da SAD, bem sei que há urticária em criar uma SAD como deve ser e daí a irmos para a segunda divisão fica a um passo dos maus dirigentes que a gente lá mete.

Mas não são eles os únicos culpados. Em meu entender, não existe sintonia daquilo que o treinador diz publicamente com aquilo que ele amnda fazer no campo. A equipa que jogou contra a Naval apenas tinha 2 ou 3 jogadores novos.

O que é feito no campo dá a idéia errada que aqueles jogadores não sabem mais que aquilo E isso é errado. Há nitidamente jogadores a jogarem fora das suas posições, tácticas manhosas que não se entendem, não há qualquer articulação entre sectores, não há velocidade de pernas. Enfim, falta tanta coisa naquela equipa que é impossível dizer-se que a culpa é dos jogadores, só dos jogadores.

Os jogadores fazem o que lhes mandam fazer. Se os ,mandam jogar à defesa, eles jogam à defesa. Mas, depois, quando já estamos ganhar pelo tal golito, toca a recuar para defender o dito golo. Quem os mandou recuar? Foi por autocrração de todos os jogadores que a equipa tem "repentes" de ora joga à defesa" ou o "ora joga ao ataque"?

E aqui surge a responsabilidade enorme do treinador, chame-se ele quem se chamar. Goste-se ou não dele.

Pessoalmente, nunca gostei de ver o Pacheco em Belém. Descemos mesmo muiito baixo em aceitar os serviços dele. Haviam outros tão ou mais habilitados que ele, tanto mais que se é certo que teve sucesso no Boavista, não é menos verdade que deixou mágoas em Guimarães, depois de fazer descer o Vitória de Guimarães e não se conhece que tenha registo positivo em qualquer outro clube. O vício era o Boavista da era Loureiro. Isso também todos seriam treinadores com o background garantido em sede do clã e, por inerência, da Liga.

Ainda vamos a horas de tomara decisão de substituir Jaime Pacheco e voltar a dar alegria àqueles jogadores, no sentido de se empenharem para manterem o Belenenses na I Liga.

Pelo que se tem visto nesta sucessão impressionante de pontos perdidos - já lá vão 8 em 4 jogos, não hé sintonia entre jogadores e treinador.

E para isso há um remédio e todos saebmos qual é, já que avanço já com a hipótese Vítor Oliveira que nos retiraria nas calmas desta amargura em que vivemos.

Fazer nada é asneira.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker