Voltar à Página Inicial

A verdade da mentira



Notas Prévias:

Apesar de hoje me sentir algo cansado por efeitos dos tratamentos à súbita doença que padeço, os folhetins hoje lidos com mais vagar na sala de espera hospitalar, fez-me reflectir sobre a verdade da menttira destas eleições no Belenenses.

Não fossem os tempos estarem difíceis para os clubes, e as últimas e agravadas notícias oriundas do Bonfim, dizem-me, por exemplo, como é fácil um clube poder acabar de um momento para o outro e não se temesse fim semelhante no Belenenses, o mais salutar seria um boicote ao acto eleitoral.

Mentia-se menos.

Enfim, terminada, espero eu, a novela da admissão/não admissão de uma lista ao acto eleitoral do Belenenses, em que ficamos?

Numa coisa muito simples: em os óirgão sociais do Belenenses se vergarem ao peso da chantagem de uma só pessoa.

Ficamos a assistir ao filme da coninuada passagem de uma mentira aos associados para se elegerem corpos sociais para fazerem as vezes da comissão de gestão, a qual já tendo dados bastas provas de impreparação para o métier ainda se deu ao supremo trabalho de se candidatar para um mandato, não de 6 a 7 meses, mas de 30 meses.

Vamos ter um quadro eleitoral mentiroso.

Mentiroso e inaudito na História do Clube de Futebol "Os Belenenses" em que submete todo um Clube e os seus associados à provinciana chantagem de uma providência cautelar. E digo provinciana, por se ter utilizado o meio mais torpe, mas infelizmente muito eficaz de submissão do Clube ao peso do tribunal. Ou seja, à falta de elegância para fazer valer os seus direitos ( a providência cautelar mais não serve que acautelar direitos e suprir deficiências), opta-se pela força.

E aqui quase estaria tentado a contar história de uma agressão num parque de estacionamento, mas deixo isso para o visado, caso ele queira relatar aqui o que então se passou.

A providência cautelar mais não se tratou de se ter utilizado um tribunal para aqui exercer chantagem que directamente recaíu não sobre a pessoa(s) sobre a qual se quis exercer tal tipo de coação, mas sobre todo o Clube, sócios incluídos, os quais ficarão sujeitos a um novo calendário eleitoral e, pior que isso, com graves irregularidades aceites pelas partes. Todas as partes e aqui ninguém sai bem, com execepção de Jorge Coroado.

Não saiem bem os Seviços Administrativos do Belenenses, não por culpa dos seus funcionários, mas pela forma como aquilo nunca esteve estruturado por forma a melhor dar garantias a quem se destinam: o Clube e seus associados.

O candidato/sócio que causou a afronta de colocar o Clube que diz ser o seu na barra do tribunal caucionando o seu futuro imediato à vontade individual, borrifando-se no colectivo. Suponho, na parte que me toca, mesmo que o signatário fosse credor do Belenenses nunca entraria pelo tribunal adentro a reclamar algo ao meu Clube. Nunca! E como exemplo, aponto o meu avô que deixou um recado aos filhos, antes de falecer: sempre que o Belenenses vá a Évora ou aqui passar ninguém paga nada neste café.

Não saiem bem as outras listas ao terem patrocinado esta solução de compromisso abrindo aqui um grave precedente para o futuro, sendo certo que a partir de agora, caso haja alum candidato a candidato do Belenenses já sabe que em cima das eleições sempre pode arrepender-se e querer apresentar-se ás eleições, bastando para tal entrar com uma providência cautelar que os juízes, por norma, aceitam sem pestanejar.

E sobre a utilização dos tribunais para não se julgar uma acção,. mas exercer pressão sobre outras partes, bem sei do que falo, quando fui dirigente da função pública e me socorria dos tribunais para fazer valer as rendas vencidas sob a capa de uma acção de despejo.

E não entendo em nome de quê que os candidatos entenderam asumir dar um prazo para Lista C refazer a sua lista e suprir a falta de assinaturas a um só candidato e não se colocou a hipóstese de abrir o processo eleitoral no seu todo, isto é, refazer prazos para que novos ou outros candidatos se apresentem, também, eles ás urnas.

Em nome de quê se limita um novo prazo a uma só candidatura e não ao universo dos belenenses?

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker