Voltar à Página Inicial

Bingo sem rédeas



No mesmo dia (ontem) que o record atribui a medalha de "lata" ao presidente do Belenenses e pela quarta vez pega no assunto, a versão online quem sabe para aliviar a consciência, manda a nota sobre os trabalhadores do bingo do Estrela da Amadora, sob o título "Trabalhadores temem encerramento do Bingo - 50 POSTOS DE TRABALHO EM CAUSA".

Comparar os casos é irreal e exige uma profunda reflexão. Não estarão em causa os princípios da retribuição atempada que como é óbvio devem ser respeitados, salvo situação grave e nestes casos a lei define o conceito de "salários em atraso" e tem os seus mecanismos para os suprir. Não se trata, portanto, de salários em atraso porque essa "classificação" só é aceitável após 30 dias o que não é o caso e muito menos será justificada uma greve cujo pré-aviso surgiu para dia 19.
Assim sendo, trata-se a meu ver, de encomenda provocada por gestão danosa que não contente com a inversão de valores que provocou no clube, tem poder suficiente para vir à praça pública encapuçada assobiar ao ouvido dos jornaleiros, instigando os funcionários para o efeito.
A direcção bem que pode atentar no que se passa no bingo e tomar medidas adequadas, uma vez que não faz sentido que os custos do bingo sejam dos maiores, tal como os quadros de pessoal e compare-se com os do Estrela da Amadora. Convinha também inquirir a bela prática que por lá anda como se fosse um direito que é o recurso aos vales, com tanto descaramento que até se queixam de não lhes permitirem colocá-los (???). E já agora recomenda-se a maior atenção nas exigências ilegítimas, como a divulgada exigência de dois dias de receita. Se a moda pegásse os funcionários do Banco de Portugal ou da incm levávam uns macitos ao fim do dia se o vencimento não estivesse na conta ou o tesoureiro e cobradores do Belenenses serviam-se por conta quando lhes desse na gana.

Vejamos, então o que se diz do Estrela da Amadora no artigo citado:

Um grupo de trabalhadores do Bingo do Estrela da Amadora reuniu-se esta tarde para alertar para a iminência do encerramento das instalações, em consequência das dificuldades financeiras do clube, estando em causa cerca de 50 postos de trabalho, de acordo a agência Lusa.

"Perante este cenário não sabemos qual vai ser o nosso futuro. Estamos fartos de andar a receber os ordenados com atraso. Prejudica-nos a vida familiar e económica e não sabemos quantos meses mais o bingo vai aguentar", disse à Lusa Carlos Preto, trabalhador do Bingo do Estrela e dirigente do Sindicato de Hotelaria e Turismo do Sul.

O responsável adiantou que os ordenados estão a ser pagos de forma faseada, alguns com cerca de 25 dias de atraso, uma vez que as receitas geradas pelo Bingo são necessárias para fazer face a outras despesas do clube como deslocações e alojamento da equipa de futebol, de acordo com a explicação dada aos trabalhadores pelo presidente do Estrela, António Oliveira.

No mesmo dia que o tema para o lado do Belenenses consta assim:

Os funcionários do bingo pretendem que as receitas de ontem e hoje revertam na íntegra para o pagamento dos salários de maio, os quais estão em atraso. A decisão foi tomada ontem à tarde, após um plenário concorrido e que durou duas horas e meia.

Caso a direção dos azuis não aceite a proposta, os trabalhadores já têm previstas medidas mais duras como, por exemplo, uma marcha de protesto na próxima terça-feira, às 10 e 30, para o Estádio do Restelo. Caso a situação salarial não seja regularizada, então será entregue um pré-aviso de greve para 19 de junho.

"O elemento da direção presente teve o discurso de sempre, ou seja, que o clube está em crise, mas o bingo não tem culpa já que é a maior fonte de receita", frisou o dirigente sindical António Palaio.

CUIDADO, presidente !!!
Quem o avisa amigo é. Ponha a malta na ordem!
Já agora, pode abrir um "medalheiro" que o record gosta de si.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker