Voltar à Página Inicial

Dívidas dos clubes abrem vários cenários



Notas Prévias:

Este artigo é do Infodesporto, o qual se engana na classificação final da I Liga do campeonato passado.

Só acerta mais ou menos,nas dificuldades financeiras do Belenenses.

E a cumprir-se este raciocínio, e como não estou a ver que haja tempo para milagres ali para os lados da Reboleira e porque suponho termos cumprido os pressupostos financeiros, tendo sido entregues a tempo e horas, julgo que ficaremos na I Liga, já que o nem o benfeitor de Braga vai operar milagres.

E outra coisa, não se faz um PEC dum pé para a mão, devidamente homologado por quem tem de o homologar.

Nem se faz uma SAD na hora, como, por exemplo, se faz uma sociedade por quotas ou em nome individual.

E a fazer fé nestas notícias, são muitos os milhões que entalam o Amadora, que, a meu ver, devia ter sido excluído no campeonato passado.

E tanto que falei nisso, mas lá está prometiam-se processos a judiciais a torto e direito, menos focalizar a questão onde ela devia ser focalizada: a exclusão do Estrela da Amadora.


Trofense e Belenenses foram desportivamente despromovidos à Liga Vitalis, embora vários cenários estejam em aberto quanto aos participantes nas competições, devido às dívidas de Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal ou mesmo Leixões e Naval.

No entanto, há ainda também a necessidade de perceber como estão as questões financeiras de Varzim, Beira-Mar e Estoril-Praia, clubes que permaneceram na Liga Vitalis, mas têm dificuldades em saldar os salários dos jogadores.

O Boavista, que foi campeão da Liga principal em 2000/01, também vive em grandes dificuldades financeiras, mas domingo foi despromovido desportivamente à II Divisão, depois de na época passada ter sido administrativamente colocado na Liga Vitalis, na sequência do processo Apito Final.

É pois, por isso, necessário esperar pelo cumprimento dos pressupostos financeiros exigidos pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), para se completar em definitivo o quadro da próxima época.

Este é um exercício que apenas ficará fechado a 15 de Junho, a data estabelecida pela Liga para ver cumpridos os regulamentos das competições.

O Trofense, último classificado na Liga, na sua primeira participação na prova, cumpriu exemplarmente no pagamento dos salários dos jogadores e ainda as questões fiscais e de Segurança Social, sendo por isso um dos principais candidatos a permanecer entre os "grandes", caso haja, de facto, despromoções administrativas.

O Estrela da Amadora, que quarta-feira perdeu três pontos por incumprimento de ordem financeira, permaneceu na Liga principal no plano desportivo, mas é o maior candidato a não conseguir cumprir os requisitos para a inscrição.

O clube da Amadora apenas pagou metade de um mês aos jogadores (tem uma dívida aos praticantes de cerca de um milhão de euros) e precisa de conseguir oito milhões de euros para cumprir compromissos com o Fisco e a Segurança Social.

No plano das hipóteses, caso o Estrela da Amadora ou o Vitória de Setúbal, também em dificuldades e com quatro salários em atraso, sejam despromovidos, então o Trofense pode continuar entre a elite, já que o Belenenses, último da Liga, vive igualmente uma situação financeira complicada.

Leixões e Naval 1.º de Maio também não pagam ordenados desde Fevereiro e Março, respectivamente, mas aparentemente conseguirão resolver a situação dentro dos prazos estabelecidos.

Será, por isso, até provável, que Santa Clara - terceiro classificado na Liga Vitalis - se junte a Olhanense e União de Leiria na principal divisão, isto se duas equipas forem despromovidas administrativamente e Belenenses não conseguir cumprir com os requisitos.

Na Liga Vitalis, as dúvidas são ainda maiores: se o Boavista, com uma dívida "incalculável" (sete meses de salários em atraso, fora dívidas fiscais e à Segurança Social), e o Gondomar caíram na II Divisão, o Beira-Mar não paga ordenados desde Janeiro, o Estoril-Praia saldou recentemente Fevereiro e o Varzim liquidou na semana passada dois dos quatro meses que tinha em atraso.

Caso Beira-Mar, Estoril-Praia ou Varzim não consigam cumprir com os requisitos de inscrição nas competições da Liga, será chamado o penúltimo classificado, mas como este é o Boavista, o clube da Liga de Honra com maiores dificuldades financeiras, o Gondomar ainda pode ter uma oportunidade de manutenção, apesar de ter sido o último da tabela.

Por fim, resta saber se o Clube Desportivo de Fátima e o Grupo Desportivo de Chaves, promovidos domingo da II Divisão para a Liga de Honra, conseguem cumprir os pressupostos financeiros para confirmarem o regresso ao segundo escalão do futebol nacional.

Os processos de candidatura devem ser entregues até 01 de Junho de 2009 e a Liga vai divulgar até 30 de Junho quais as equipas inscritas nas duas provas.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker