Voltar à Página Inicial

Marés



Notas Prévias:
1 - Estou a começar a aprender este conceito de Luís Oliveira sobre a introdução de notas prévias, o que convenhamos não deslustra os temas, comenta-os, marca as origens e enriquece-os previamente de modo a que o leitor caído da blogosfera não se assuste.

2 - Recordo aqui aquele hino escrito por Silva Tavares que Mário Teixeira musicou em 3 ciclos:

Ilustrando o nosso emblema
Consagrado e popular
Essa Cruz que foi o tema
Das conquistas d'além-mar
Hoje como antigamente
Nada temos que temer
Belenenses para a frente
Com a certeza de vencer!

3 - Hoje fiquei com uma pergunta atravessada a que respondi com grande revolta e se calhar até respondi mal, para mal dos meus pecados. A história e o enquadramento, narro-o porque me deixou pensativo e carreou mais alguns temas para o meu penar.
Na busca de um endereço em Massamá, hoje ao fim da manhã, abordo um transeunte saudando-o e perguntando onde fica a rua ... O homem num português macarrónico indiciando "Leste", repete toda a prática de endereçamento de um local e explica todo o percurso com inglesismo pelo meio, coisa que em nenhum país da europa ou do mundo conheço. Saí do carro para dar os parabéns, apertar a mão e agradecer pela indicação no bom género português ao (pensava eu ucraniano ou lá ao pé), duas palavras trocadas e o homem era Croata. Em tom amistoso perguntei e qual o clube? resposta imediata, Benfica e "óoporto" não!
Perguntei:
- E Belenenses?
Respondeu ele:
- É um clube de futebol?
Entre a minha vontade de complicar e o meu pacifismo, dei de barato e respondi afirmativamente, acrescentando o "tem dias".
Mais uma troca de palavras e o croata ficou de estar atento. Obrigado Croácia por terem cidadãos atentos, fáceis de enquadrar e meticulosos nas perguntas.
Gostava de poder responder com certeza a esta simples pergunta de um croata, o Belenenses é um clube de futebol?
Talvez a direcção me ajude nesta e nas outras questões que vou trazer aqui.

4 - Não sei se vou cometer alguma injustiça, até porque me vou basear em jornais e em conversa de outros que não poderei provar, daí aceitar que seja rectificada qualquer afirmação e suportada ou justificada, mas foi o que constou e nunca foi desmentido sobre os temas que irei desenvolver. Sei que muitas vezes a imprensa erra deliberadamente por encomenda ou para "tirar nabos da púcara" e outras vezes em cima desse erro, não é feita a devida rectificação porque seria dar troco e explicar o que não se quer divulgar, pelo que ficamos nas meias tintas e formulamos teorias em cimentadas no "mais ou menos", coisa que não me agrada mas também não é patrocinada por mim, uma vez que sou o simples receptáculo de informação pública e particular nestes casos.

Jorge Jesus
Este rapaz tinha mais um ano com o Belenenses e que terminava agora, mas consta que tinha uma cláusula que o libertava sem indemnização, caso fosse transferido para um "grande". Foi o conhecimento desta eventual cláusula sem reciprocidade equivalente que me deixou com alguma antipatia por ele. Então, um empregado que pode deixar o patrão "na mão" para ir para a concorrência não está obrigado a pagar e se o patrão o quer dispensar, paga? Algo aqui está errado e apenas o meu comedimento em não discutir assuntos da SAD com Cabral Ferreira, me impediu de tirar muitas coisas a limpo, mas tratava-se de um pacto de cavalheiros inviolável.

Com Jorge Jesus tive duas ou três conversas de circunstância que não me convenceram, mas não foi por isso que não continuámos a cumprimentar de aperto de mão, prática iniciada por ele após a presentação pelo presidente na altura (não o fazia com toda a gente nestas circunstâncias, mas como me via a almoçar com ele regularmente deve ter imaginado que era alguém importante, logo eu, um simples amigo a quem Cabral Ferreira fazia o favor de aturar). Tanto é que a almoçar no local do costume, nunca lá vi o Mior (tirando em campo) e o Pacheco era de cumprimento para a geral e nunca trocámos impressões. Pouco importa a minha relação com os empregados e isto foi uma vez sem exemplo.

Pois, Jorge Jesus na sua negociação prévia com o Salvador (por debaixo do pano) não introduziu a tal cláusula, mas introduziu a dos 200 mil para o bolso como bónus. Curiosamente, não cumpriu o contrato com o Belenenses e ao que se sabe não indemnizou ou seja fomos roubados por ele e por quem com ele negociou ou dispensou, etc. quando o homem é um mãos largas que até um prémio de 70 mil euros dispensou ao Braga para além dos 200 mil da transferência. Foi por isto que andámos em bolandas?

Comissão de Gestão
Sabemos que a CG anunciou isto e aquilo com fartura, desde torniquetes aos espectáculos de verão ( um dos quais já se mudou para o atlântico como se sabe e o outro vamos ver ), adiou as contas cuja AG estava marcada e as contas estavam já discutidas pela cantareira dos perdedores. Adiou-as para não mostrar as misérias que por lá andam e que o poderiam prejudicar. Ora quem gere deve mostrar as contas para ser avaliado e logo aqui se mostra má fé, portanto se as tivesse mostrado os resultados a avaliar pelo que vamos sabendo seria pior. Já que foram podiam ter levado para a condição de simples sócios pagantes e calados os tais da comissão e os da candidatura derrotada que afinal pouco divergem.

Direcção
Esta direcção e quando me refiro a ela, estou a incluir o que se refere ao futebol e à SAD por tabela, está a ultrapassar o aceitável e digo isto na condição de sócio, como o digo na condição de apoiante e eleitor. Não por achar que o pinóquio fazia melhor, cruzes canhoto... vá de retro satanás!!! Toc, toc, toc... roc, roc, roc!

As contas do ano passado já deviam ter sido colocadas em AG, tal como um orçamento digno desse nome e não é argumento o facto de conhecermos a liga onde participamos. O período de graça está a escoar e estes documentos não aparecem, porquê? Será legítimo refazer as contas do mesmo modo que o outro badameco que não me lembro o nome mandou fazer, mas daí a protelar ainda mais e não dar nota aos sócios da situação do clube, não é sério e afasta o apoio que seria se desejar. Pessoa séria presta contas quando lhas pedem e os estatutos são claros. Dilação tem hora e tempo aceitável, até porque já houve uma AGE para outros fins.

Vem isto a propósito de alguma tranquilidade que merecem os sócios e adeptos do Belenenses, que a avaliar pelas pessões que vou sentindo por uma área geográfica vasta vou sentindo. Não me envergonho de ser Belenenses, mas incomóda-me que em vez de discutir resultados desportivos com a plebe, graçolas de clubes, etc, apenas sou chamado quase com misericórdia para ser ouvido sobre imbróglios de dívidas e de descidas de divisão. Começo a ficar chateado.

Os pasquins fazem chacota e por quaisquer 10 tostões criam paragonas miseráveis nas notícias, ora porra!!! Não há uma merda de uma notícia diária que saia do Restelo para eles de forma a encherem o papel que é devido? Senão houver eles inventam... aqui são culpas a meias, porque uma direcção tem a obrigação de dar matéria jornalistica diariamente. Não sabem como é, leiam o CAS!!! Não é de aceitar que a dívida de 20 mil euros seja tentada negociar em prestações e esse facto seja notícia. Quem a deixou cair nos jornais e se foi do lado do Almada apenas merece o pagamento E NUNCA MAIS HAVER NEGÓCIO COM OS CAVALHEIROS (letra grande é mesmo para que fique entendido porque é ofensa mesmo dos rapazes). Chega de vergonhas na CS, mas também chega de dívidas de caca e é exactamente por esse motivo que a direcção (parafraseando o consócio Lu) tem de ter colhões e ir a uma AG dizer o estado em que está o clube, como o encontrou e apresentar contas. Só assim consegue a simpatia e o apoio dos sócios, porque vir com projectos mirambolantes e continhas sem responsáveis, mais infracções a favor das modalidades..., etc, etc, não conseguirá levar a bom porto o mandato que iniciou.

Vamos lá chamar os bois pelos nomes e colocar cada um em "su sito" ou quem se coloca no sítio é a direcção, para mal dos nossos pecados que já vai em ano e meio de forró-bó-dó sem descanso.

Quarta-feira
Na quarta devia ser conhecido o despacho da nossa candidatura às competições da LPFP, será que já enveredaram todos os esforços com o apoio jurídico para resolver a pendenga herdada? Já agora não dava para reproduzir o conteúdo no site oficial?



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker