Voltar à Página Inicial

Anda-se a brincar com o futebol



Se há jogo mais simples que existe em todas as modalidades desportivas ele é justamente o Futebol.

De facto, e após múltilpas formas de jogar à bola, diferentes em todas as partes do mundo, sendo a forma mais primitiva conhecida a prática de um jogo com uma bola de rodilha no Século XII, ganhou a forma que hoje conhecemos no XIX, tendo-se fixado as leis do futebol em 26 de Outubro de 1863 através das famosas regras de Sheffield.

Portanto, a partir daí tudo ficou claro, menos em alguns lados onde a prática da complicação, da nebulosidade e outras confusões, fazem o futebol evoluir para uma espécie disso. Repare-se que até o rugby teve orrigem no próprio futebol, justamente nas diferentes opiniões que então haviam sobre o modo de como praticar a modalidade.

Onde, a meu ver o futebol é nebuloso é justamente no meu Clube. E como o melão já é do rugby, é de esperar que o futebol cá da gente evolua para uma forma mais quadrada.

Não se percebe se o Clube de Futebol "Os Belenenses" está a evoluir no sentido de acabar de vez com a dita modalidade que deu razão de ser à existência do Clube, se anda por lá um mar de confusões, deixando os menos cépticos de cabelos em pé. É o meu caso.

De cada dia que acordo, abro os jornais para saber se o futebol no meu Clube evoluíu, se contratámos alguém que faça a diferença naquela coisa chamada equipa ed futebol que por lá estão a arranjar, se fomos buscar alguém que marque golos e outro que os impeça de entrar.

C'ais carapuça! Num dia abro o jornal e lá está o bonifácio a borrifar-se em nós e a Direcção, no entender dos meus consócios a reagir em força. Mal, muito mal, digo eu, porque uma carta para direcção do jornal não responsabiliza o autor do artigo e, nos termos da Lei da Imprensa em vigor em Portugal, o único efeito possível numa reacção da Direcção seria uma acção judicial sobre o autor do artigo. Nunca para a direcçaõ do jornal, por ineficaz.

Bem sei do que falo, porque a minha filha é autora de vários artigos na revista Proteste da Deco e como antes dos seus ensaios saírem, tem de contactar as empresas visadas nos testes, fica desde logo sob a alçada da Justiça se os seus testes sairem errados ou mal fundamentados. Não a Deco ou a sua hierarquia.

Noutro dia, abro o jornal, na esperança de encontrar reforços para o nosso Clube. Reforços à séria. C'ais carapuça para os reforços. Eles, os sádicos, lá devem pensar que somos tansos e que aguentamos tanta falta de informação e até de informação "nossa" nos links de outros clubes, única forma de sabermos o que se passa na nossa casa.

Abro o jornal à procura das notícias de Belém. Nada. Um mutismo de ensurdecer o ouvido mais caótico. Bom, caótico é o estado actual do nosos futebol.

Entretanto, a "equipa" que por lá há, vai-se entretendo com uns joguitos de mija-na-burra. E vai perdendo. Abençoadao Sindicato, porque ousastes perder connosco. Não tivesse sido aquele 1-0 e estávamos ás secas em vitórias.

Noutro dia, ainda tenho o desplante de ler que a equipa vai descansar até 6ª Feira para preparar mais um jogo particular. Portanto, nada de pressas ou de engasgos, porque isto até dá para descansar para jogos particulares.

Dizem uns que isto é a feijões. Eu digo que é para equipa começar a ganhar automatismos. Mas quais automatismos se for verdade que não temos lá os jogadores todos? E quando é que os temos?

Estamos à espera das sobras dos Benfica e Porto? Pronto, vai ser uma época e tanto.

Então, depois de num ano não termos aproveitado os melhores jogadores saídos do desastre do Boavista, foi agora a vez de não aproveitarmos o desastre da Reboleira. Varela, Anselmo e coisas assim davam um grande jeito. Nada.

E não me chateiem a cabeça com história de ter votado nestes corpos sociais, porque estamos falar da SAD e exijo que o meu Clube lá respresentado em 53% me dê uma equipa condigna e não uma espécie disso, coisa que tivemos o ano passado e, pelos vistos, vamos ter este ano.

A paciência tem limites e a minha acabou ontem.

Enfim, não há dinheiro para o futebol e depois leio no pasquim-mor online que a Direcção decidiu coisas do futsal, entre elas não atribuir a camisola 14 a mais ninguém por efeitos da saída de certo jogador. A direcção disse isso ou foi a secção? E desde quando a secção se substitui à Direcção? Que grande confusão paira no meu Clube...

Abro os jornais e leio que o gurada-redes é cobiçado pelos lampiões a troco de dois jogadores. Francamente, não é que eu ache o Júlio César um guarda-redes que me encha as medidas. Caraças, já lá tivemos bem melhor em vários exemplos que aqui citei outro dia, tanto mais que era o meu posto no futebol quando o joguei.

Se ele sair é a prova evidente do mau estado em que o Clube está, o qual em matéria de futebol pouco ou nada é bom, com execepção da equipa que o Rui Jorge fez o ano transacto.

Agora, por efeitos, não só do festival da música que lá houve, mas por efeitos de má conservação dos relvados, não temos um único relvado em condições para iniciar a época. E ainda devemos alguns milhares de euros à Lusifor, pelo que não é de esperar nada de bom.

Enfim, o que perdemos em relvado, ganhámos em batatal.

Quer dizer, não nos reforçamos e ainda deixamos sair e ficamos com sobras?

Porque não acabam com o resto que sobra do futebol? E depois podem fechar o Clube, e acaba-se com esta brincadeira.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker