Voltar à Página Inicial

Carta Aberta a Viana de Carvalho



Caro Presidente da Direcção do Clube de Futebol os Belenenses,

O Clube de Futebol os Belenenses foi alvo de actos de gestão inaceitáveis a nível de bom senso e do ponto de vista da sobrevivência do clube.

Não sei se será caso de polícia ou simples incompetência, mas o ponto da situação terá que ser feito perante os sócios e o apuramento de responsabilidades é uma exigência banal da transparência que se pede aos bons gestores.

É pública a dificuldade em cumprir com os compromissos que Vª Exª encontrou e de alguma forma já se anunciava em plena campanha, a que não será estranha a eliminação selectiva das fontes de receita sem que a despesa já anteriormente desequilibrada sofresse o mesmo preceito.

Assim, abdicou-se de receitas inerentes às quotas suplementares, de quotizações normais, de publicidade, serviços, etc, etc sem que do lado oposto se visse um corte substantivo.

Vª Exª quer cortar na despesa e bem. Pretende equilibrar as contas e isso saúda-se, mas tal nunca será suficiente senão cumprir os estatutos sejam eles os que se encontram em vigor ou os recentemente aprovados.

Sei que colocou bandeiras altas no seu programa sem ter a consciência do quadro com que se iria deparar ou quis querer pela experiência que não seria tão negativo. Terá que admitir que foi traído na avaliação como se conclue à evidência pela desinformação colocada a circular.

Apontar o dedo aos quadros de pessoal exagerados e inadequados será simplista sem deixar de ser verdade, voltar a questionar as modalidades profissionais será um "déjá vue" que Vª Exª continua a não querer ver, cortar com fontes de receitas será um erro.

Portanto, apelo a Vª Exª para que proceda em conformidade com o possível do seu programa e em consciência abdique do que tiver que abdicar em nome do clube, assim sugiro-lhe:

1 - Que retome as quotas suplementares no futebol, mesmo que seja em prejuízo das assistências artificiais.

2 - Que utilize eventuais "borlas" no futebol como promoção a novos sócios.

3 - Que faça reflectir os custos das modalidades na bilheteira das mesmas, pelo princípio do "não benefício do infractor", porque não se compreende a prática de preços 40% abaixo dos rivais, para além dos custos incomportáveis.

4 - Que encerre as modalidades profissionais que não tiverem condições.

5 - Que direcione a principal função do clube para o futebol, criando condições para a assistência aos jogos em melhores condições com a necessária qualificação dos serviços de apoio.

6 - Que desenvolva a actividade de "merchandising" e informação ao nível da nossa dimensão.

7 - Que crie novas fontes de receitas para investimento nas instalações de modo a podermos relançar o futebol a curto prazo.

Não é aceitável o marasmo em que nos encontramos, nem a subordinação a interesses estranhos à primeira actividade do clube.

Senão fôr feito agora, momento em que lhe é dada a confiança que se revestiu o processo eleitoral, quando as decisões difíceis têm que ser tomadas, não será com a flutuabilidade e a emoção dos resultados desportivos mais ou menos felizes que haverá condições de tomar as necessárias posições.

Sr. Presidente, isto é para hoje que amanhã poderá ser tarde.

Aceite as minhas saudações Belenenses.

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker