Voltar à Página Inicial

Eliseu e as opções



Nota prévia:

1- É 2ª feira, dia da divagação porque não se pode entrar à bruta na semana.

2- Há assuntos que importam retornar à ribalta após o marinar do tempo. Assim se faz história ou se retiram lições de vida, para consolidar pensamentos e justificar opiniões.

3- Tem Belenenses que se preocupa e quer saber do clube, como tem outros que nem tanto. A blogosfera é um espaço de opinião e divulgação que pode ser definido como o espaço público de diário individual ou colectivo. Lê quem quer e a seleção é da responsabilidade do cliente. Qualquer coisa como "recortes" de jornais ou figurinhas só pode ser interpretado como "clipping de imprensa" ou resenha temática ou seja do domínio do colecionismo e nunca no domínio da blogosfera.


Dou comigo a ler um jornal desportivo onde me aparece Eliseu que de alguma forma foi maltratado no Belenenses por Jorge Jesus e agora vai a caminho da Lázio por cinco anos numa transferência em que o Málaga recebe 1,5 milhão de euros.


Eliseu nunca foi querido de Jorge Jesus e neste capítulo importa referir o mau trabalho de Jesus neste campo em que trabalhava mal com os jogadores que não eram indicados por ele. Fruto disso a sua obcessão de lutar pelo 10º lugar quando podia ir muito mais longe. Jorge Jesus além de obcessivo enquadra o perfil de mau profissional quando trata como seus os jogadores que indica e tenta fazer a sua "equipazinha pessoal" ao arrepio de quem lhe paga com a agravante de tudo fazer para os levar com a trouxa para onde quer que vá. Prova disso são as notícias de há uns dias sobre o guarda-redes do Belenenses Júlio César em que fala como se de propriedade pessoal dele se tratasse. Não admira, pois, a sua fraca postura moral perante a entidade a quem presta serviço. Neste campo poderiamos analisar o seu processo de ligação ao Braga e os jogadores que para lá transportou, mas como diz Vilarinho no seu melhor, "estou-me cagando" para o cavalheiro, mas não para as suas tropelia para com o Belenenses.

Bem me avisou Dª Ana Linheiro que o marmanjo não gostava de taças, numa das espaçadas conversas que vamos tendo na sala dos troféus. Sábia análise de Ana Linheiro entre outras tiradas de grande valia desta responsável pelo património museológico do Belenenses.

A propósito de Ana Linheiro, convém recordar que lançou no dia 4 deste mês mais um livro "Datas, factos e fotos de 1926 a 1970 da natação", após pouco tempo de lançado "Datas e factos memoráveis de 1919 a 1999". A consócia faz parte dos campeões do clube na modalidade natação e é uma exímia especialista na memória do clube.

Pois Ana Linheiro ainda dá umas braçadas nas piscinas do Belenenses, muitas vezes acompanhada de 2ª e terceira geração (quem sabe nunca esquece) e são estas piscinas que estão abertas este verão de acordo com a publicidade que ilustra o post, com a permissão de Luís Oliveira.


E se Ana Linheiro é uma indefectível, Telmo Carvalho apesar de não ser da mesma geração não deixa de o ser, como um número de associados que não chega aos 700 que quer faça sol ou faça chuva lá estão no estádio a assistir aos jogos de futebol. Incluindo aliás, como o fazem cerca uma centena de membros da Fúria Azul que afinal vão sendo conhecidos a todo o tempo e algumas centenas de vez enquando. Se falarmos a deslocações fora a capacidade de movimentação é menor, mas também é normal, imaginem a massa associativa assistente a jogos em casa de determinados clubes a aterrarem no Restelo, seria complicado.

Telmo Carvalho é aqui chamado por um palestra que veio dar numa caixa de comentários sobre o autor, precisamente ao contrário da maré dos comentadores que ficam na barrela do escriba-mor. Não vou comentar comentários, era o que faltava, mas tenho que dizer que Telmo para além de amigo e de uns almoços a discutir o Belenenses (pá, quando é que telefonas para irmos almoçar) é um daqueles sócios (quota azul) que arrasta gente com ele e dá gosto ver futebol.

Tem a mais valia de conseguir perceber talentos de ambos os lados, boa leitura de jogo e um crítico à asneira. Eliseu mereceu o seu avale, infelizmente o JJ não o ouviu. Telmo não deixa de ter a pachorra de ir no final dos jogos dar uma palavra aos jogadores após a saída dos balneários. Feitios...

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker