Voltar à Página Inicial

O(s) vetereno(s) e o miúdo



Notas Prévias:

Interessante este tipo de diálogo cruzado entre Zé Pedro e um dos mais jovens do plantel, o guarda-redes Adolfo.

E é engraçado como a integração dos miúdos se faz com os graúdos, coisa que também me fizeram quando por lá andei em Évora.

Pena, pena, tenho eu de lá não ver o Silas a melhor integrar os miúdos, porque só o Cândido Costa e o Zé Pedro são insuficientes para Diego, André Pires, Adolfo, Fredy, Wallace, Zazá, Azeez, Filipe Paiva, Tiago Almeida e André Almeida. Se esqueci algum desculpem.

Todavia a integração dos miúdos tem de conter também, uma planificação adequada da época. E aqui tenho de manifestar a minha total discordância da forma prática como não está a ser feita a integração dos miúdos.

O que eles querem são vitórias, certo? Cabe, então, na cabeça de alguém deixar a cargo só dos miúdos a marcação dos penalties no troféu Natura? No mínimo, a acabar e a finalizar a série, teria de ser sempre veteranos, a saber: Cândido Costa e Zé Pedro.

Depois, não ganhámos tal troféu por culpa dum miúdo, André Pires, o qual, por azar mandou a bola à trave. Vai daí já se equaciona novo defesa-esquerdo. Ou seja, este processo de integração com uma época má planificada em que se começa a competir em troféus sem a equipa estar completa é meio caminho para não se ganhar confiança.

E depois, o que já chatea é o treinador, armado em Silas do ano passado, vir dizer, uma vez mais isto:
Necessitamos de solidez. A nossa aposta é clara, dar oportunidade aos miúdos, mas vai demorar algum tempo. Precisamos de mais três jogadores. Um deles mais polivalente.

Bolas! Então,a equipa não era para estar já completa?

Um vive de marcar, o outro de defender; um é o mais veterano da equipa, o outro o mais jovem. José Pedro (30 anos) e Adolfo Leite (17 anos) estão sempre frente a frente em campo e, fora dele, não escondem o que aprendem um com o outro. O JOGO desafiou ambos a um "embate" para lá das quatro linhas e nenhum enjeitou o desafio de falar do "rival" que tem tido pela frente nos treinos.

José Pedro é um dos capitães do Belenenses e, em Gouveia, tem sido um dos responsáveis pela boa integração dos muitos jovens que estão em estágio. Adolfo Leite é guardião e um desses jovens. O camisola 11 dos azuis, figura mais emblemática do actual grupo, não esconde que está a ter boa impressão do "puto" ainda de idade júnior. "Adolfo Leite é um guarda-redes capaz e com qualidades que, apesar da estatura, tem elasticidade e sabe ouvir", elogia José Pedro. A retribuição, essa, não se faz esperar e a O JOGO, o jovem guardião belenense admite que, quando é José Pedro a rematar durante os exercícios de finalização, é preciso muito cuidado com a baliza. "Os seus remates são dos mais difíceis de travar. José Pedro é um dos jogadores que melhor remata na Liga, pela técnica e pela força que aplica. Só com bastante concentração podemos travá-lo", assume Adolfo Leite.

José Pedro, por seu lado, admite que o mais jovem atleta do jovem plantel do Belenenses ainda pode evoluir e que pode aprender com a maior experiência de Júlio César. E, sobre hoje ser um dos mais experientes do grupo, afirma que se sente bem com o aumentar da responsabilidade. "Aos 30 anos não me sinto velho", refere. Já Adolfo Leite, no polo oposto, confessa estar feliz por trabalhar pela primeira vez com os seniores pois isso "ajuda a crescer".

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker