Voltar à Página Inicial

O declínio do Belenenses Parte VI -os digentes



Costuma-se dizer que por trás de um grande homem esta uma grande mulher.

No nosso caso, direi que a grandiosidade que o Belenenses teve até determinado período do Século passado foi traçada em grande parte pelos homens que fundaram o Clube, por aqueles que souberam ultrapassar as diversas fatalidades que o mesmo tempo no correr dos anos e pelas vitórias alcnaçdas em sede de Futebol, o único e fiel iinstrumento de mediadad da granedza do Belenenses.

Muitos dizem que deixámos de ter dirigentes á altura há cerca de 20 a 30 anos.

Tavez seja exagerado esta medição, uma vez que tal como o dinheiro, há que fazer a necessária correcção monetária por efeitos do Belenenses que foi progressiavmente minguando, não sei se por culpa exclusiva dos menos bons dirigentes que íamos tendo, se por culpa associada com as más escolhas do famoso conselho de anciãos.

Tenhamos presente que o Clube foi inicialmente dirigido por uma Comissão Excutiva em 1919, a qual, mal comparada, teve outras comissoões até esta altura e , de facto, se houve uam comissõa muit má, péssima direi eu, e uma espécie de enterra-Belenenses, foi justamente esta que láestve por designação do presidente em exercício da assembleia-geral. Tivemos, portanto, 4 comissões que geriram o Clube em situações esepcaiis e de transição, sendo que nas restantes 3 não anoto problemas de maior, ao passo que esta última quis primar pela diferença. Para muito pior.

Portanto aqui têm os associados razão em se dizer que à medida que o tempo passa, mais longe ficaram o Dr. Octávio de Brito, o Almirante Américo Thomaz, o qual até foi expulso de associado numa atitude vanguardista e a condizer com o 25 de Abril.

Também lá tivemos outros nomes famosos pela luta titãnica do ideário e da mística belenense e aqui distingo Acácio Rosa, o qual no que nos deixou escrito evidencia um profundo conhecimento do Clube.

E é este o problema dos nossos dirigentes de agora.

Andam a inventar coisas à sombra do nome do Belenenses.

Todos os presidentes que lá tivemos até Sequeira Nubnes primaram em eleger o futebol como a modalidade, digamos assim, única do Clube e à roda da qual tudo o mais girava, inclusivé o horário de outras actividades do Clube.

Quem não se lembra, a este propósito, dos jogos de andebol logo a segur aos jogos em acas da equipa defutebol? E onde está, agora, essa tradição? Pelos vistos já nem dinheiro há para a formação do anedbol, quanto mais para o resto.

Sequeira Nunes foi o responsável-mor pela vilanagem hoje observada no Clube.

À sua sobra nasceram "n" nomes que se julgam eternamente presidenciáveis e à sua sombra desenvolveu-se o mais puro hara-kiri do Belenenses ao delegar nos vices a criação de outras amadoras que se foram profissionalizano, gerando, então, o mundo das quintinhas, a maior das quais com um nome parecido com futebol em menores dimensões, daí ser o futebol de anões.

Nesta modalidade anda-se a dispersar não só dinheiro, como meios hiumanos e é mais que sabido que, por exemplo, dsede o johgo com o Nacional que a Fúria Azul dividiu as suas tropas enter o futebol e o futsal e de preferência com o futsal.

Diz.me u amigo que raro é a Fúria Azul surgir no Andebol.

mas setávamos a falar de presidentes e tendo elito o pior presidente de todso: Sequeira Nunes, há um que não posso deixar de eleogiar pelso 8 anos que levou de mandato, sempre co o Acácio ROsa a morde-lhe os calcanhares, que foi o Ma´rio Rosa Freire.

Se os terrenos do Restelo são nossos agradeçam-lhe a ele, se subimos à 1ª Divisão foi graças a ele que soube ir buscar o terinador certo para o feito: Jimmy Melia e se se ganhámos a última Taça de Portugal, foi também graças á qeuipa que ele foi apuslso cosntruíndo.

Hoje, leio, oiço e fico parvo, porque toda a gente quer ter jogadores não para jogar, mas para negociar.

Isto não é futebol e não é o meu modelo de gestão do futebol que passa pela construção de uma equipa forte, a qual só será viável se deixarmos o Clube ter paz a nível directivo.

Coisa que não temos, porque deixamos usn quantos qrruaceiros tomarem de assalto o nosso Clube, usn não sendo sócios, outros tendo quotas em atraso e outrs, ainda, que são sempre do contar e gostam de se evidencxiar.

Temos os dirigentes e não um dr. Octávio de Brito. paci~encia e , na verdade, se calhar não merecemos amis, porque só um grande aprvo é que está para aturar certas coisas numa casa que hoje em dia deixou de ter o essenvcial: dinheiro.

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker