Voltar à Página Inicial

O reforço Fredy



Notas Prévias:

Bem sei que ontem jogámos com o Leixões, mas estando eu de férias e á falta de mais alguém que aqui escreva, não tendo ainda o dom da adivinha, prefiro deixar-vos com a descrição do nosso melhor reforço da equipa de futebol sénior do Belenenses.

Só me surpreende que a qualidade de Fredy tenha caído no palco do Restelo, já que pelo que vi em Setúbal, confirmado pelso dois golos ao Recretaivo do Líbolo, vamos ter, após largas dezenas de anos de uma vazio termendo de avançados por nós formados, um lugar preenchido a preceito.

O seu nome de guerra é Fredy e ele prefere que seja só com um "d".

Eu prefiro que com um ou muitos "d's" ele marque os golos suficientes que nos dê as vitórias para as quais o Rui Jorge fez por lapidar este diamante, o qual, os mais mercenários, escusam de fazer contas antecipadas, porque estivesse eu na SAD, o Fredy é para não sair.

Mas, ainda assim, o negócio só será interessante com muitos zeros à direita de 2 dígitos.


Chama-se Alfredo Gomes Ribeiro, mas tem como nome de guerra Fredy. "Há quem escreva com dois ‘d', mas eu prefiro só com um", afirma com uma gargalhada. Joga no Belenenses, é extremo, e é dele que trata a nossa reportagem.

Fredy nasceu em Angola há 18 anos, a 27 de Março. No entanto, a memória que tem da sua terra-natal é perfeitamente nula, visto que a família emigrou para Portugal quando o jovem tinha apenas três meses. Aliás, o próprio afirma que se "sente português", e foi pelo nosso país que fez carreira nas selecções jovens.

A sua carreira futebolística tem início na Margem Sul, concretamente no Pescadores da Costa da Caparica. Na altura, com apenas cinco anos, desempenhava a função de...guarda-redes. A sua primeira experiência como avançado deu-se no escalão de Escolas A, em que, segundo conta, jogou "uma época à frente". E gostou, tanto que joga até hoje em zonas mais adiantadas do campo. "Gosto mais de jogar a extremo, ou mesmo a ‘dez'", explica, acrescentando que "não gosta de jogar a avançado".

A mudança de posição no terreno de jogo coincidiu, curiosamente, com a sua mudança de clube. Logo que atingiu o escalão de infantis, Fredy vinculou-se ao emblema do Restelo, onde milita até à data. O prémio devido pelos anos de lealdade foi a sua promoção, já esta época, à equipa de seniores, onde é um dos dois jogadores mais novos (sendo o outro André Almeida, ex-Sporting Clube de Portugal).

Apesar de satisfeito com este "prémio", Fredy tem noção da realidade do futebol sénior, nomeadamente a nível da luta pela titularidade. "É complicado, há jogadores na equipa mais experientes que eu." No entanto, este jovem não baixa os braços, e age de acordo com uma convicção: "é complicado, mas não é impossível!" Quando confrontado com o facto de a equipa do Belenenses ter uma elevada percentagem de jogadores brasileiros (63%), Fredy também não se mostra preocupado. "Isso são opções dos ‘misters' e do presidente. Eles fizeram as escolhas deles e nós só temos que aceitar". Fredy deixa apenas a garantia de que vai trabalhar para mostrar que há lugar no onze para os jovens portugueses.

Ídolos

Outro facto inescapável ao falarmos deste jovem extremo é a sua semelhança física com Mano. Ambos os jogadores têm o mesmo tipo físico - atarracado e corpulento - e até o penteado é semelhante, ainda que o de Fredy seja mais curto. De igual modo, ambos os jogadores ocupam posições nas alas, podendo jogar tanto na esquerda como na direita, ainda que Mano seja defesa e Fredy extremo. Assim, é surpreendente saber que o jovem não tem como modelo o seu colega de equipa mais velho.

De facto, Fredy aponta como principal referência um jogador bem conhecido dos aficionados portugueses, mas que desde há duas épocas milita no campeonato inglês. "Um jogador que acho que joga mais ou menos como eu é o Nani", refere o sorridente dianteiro belenense. "Mas não é o jogador de que eu mais gosto", confessa. O verdadeiro ídolo de Fredy é um nome que, à partida, pouco tem a ver com a posição que este ocupa no terreno: "Thierry Henry". No entanto, o jovem extremo não sonha em representar o Arsenal. As suas ambições inserem-se dentro do mesmo campeonato, mas centram-se num dos maiores rivais dos gunners: o Manchester United. Em termos de treinadores, "nada de especial". "Venha o que vier, tenho que dar o máximo que posso", responde simplesmente o dianteiro.

Características

Fredy é um polivalente ofensivo que joga muitas vezes sem posição fixa. Um autêntico "vagabundo" da frente de ataque, aparecendo quer à esquerda, quer à direita, ou ainda como segundo ponta-de-lança ou médio ofensivo. No entanto, a posição que diz preferir é nas alas, onde pode fazer uso da sua técnica no um-para-um.

É um jogador irreverente e irrequieto, mas mais resistente do que é hábito nos extremos (pesa 69kg para 1,69m de altura). É rápido e lutador, mostrando-se aguerrido no ataque à bola. Possui ainda um razoável remate, embora admita que a posição de ponta-de-lança não é o seu forte.

Enfim, um jogador com algum talento, que espera poder afirmar-se para os lados de Belém.

Nome: Alfredo Kulembe Ribeiro.
Data de Nascimento: 27/03/1990 (18 anos).
Nacionalidade: Angolana/Portuguesa.
Altura: 1,69m.
Peso: 69kg.
Posição: Extremo/Avançado.
Clube: Clube de Futebol Os Belenenses.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker