Voltar à Página Inicial

Rui Jorge lança promessas



Esta época foram já seis os jogadores oriundos das camadas jovens que representaram a equipa principal do Belenenses, tendo o técnico Rui Jorge lançado dois deles frente ao Rio Ave: André Almeida (estreia a titular) e André Pires (estreia absoluta).

Após as saídas de Rúben Amorim (Benfica), Rolando (FC Porto) e Gonçalo Brandão (Siena), que renderam em direitos de formação cerca de dois milhões de euros aos azuis, a formação do Restelo volta a ver as suas jóias brilhar em campo. A figura de proa, pelo número de jogos já disputado esta época (28) é o médio Mano, lançado na segunda ronda, ante o Paços de Ferreira.

Durante a pré-época o ex-presidente Fernando Sequeira afirmou que o clube iria dar maior aproveitamento à formação. Mas foi apenas depois da sua saída e com a entrada de Jaime Pacheco para o comando técnico da equipa, que os pupilos azuis começaram a despontar. André Almeida, de 18 anos oriundo do Alverca, deu o pontapé de saída nas estreias dos juniores na equipa principal, à 10ª jornada. Quatro rondas depois, na deslocação ao recinto do Rio Ave, foi a vez de Pelé, 17 anos, estrear-se pela equipa principal, depois de um percurso que vem desde os juvenis. Prata da casa desde os nove anos, Fredy, 19 anos, representou pela primeira vez o Belenenses na 23ª jornada. Na 27ª a sorte coube ao avançado Tiago Almeida, 18 anos. Na última, André Pires, 19 anos, causou sensação. Quando nada o fazia prever o jovem defesa esquerdo oriundo do Oeiras foi titular. Para além destes seis jogadores, de realçar que Assis, guardião de 19 anos, é aposta constante como suplente. Abel Camará e Zazá, ambos de 19 anos, bem como Adolfo Leite e Azeez, de 18, treinam regularmente com os seniores. Filipe Paiva e Fábio Marques, com 18 anos, são também apostas futuras.

Jorge Castelo

"Formação está a ter efeito"

Para o coordenador da formação do Belenenses, Jorge Castelo, não existe segredo para o êxito que se está a registar no Restelo. "O trabalho está a ter efeito graças à qualidade dos jogadores e, sobretudo, aos treinadores", disse a O JOGO o responsável, frisando que está a ser cumprida de forma escrupulosa a ligação com o sector profissional, embora reconheça as barreiras existentes. "A ascensão dos jogadores tem a ver com os momentos da época e a sorte de serem utilizados. O difícil não é chegar à equipa principal, é manter-se lá", rematou, salientando que "ter bons treinadores, condições de trabalho e jogadores é fundamental para o sucesso".

Ex-jogadores são a base

O sector da prospecção e da formação do Belenenses é composto maioritariamente por antigos jogadores do clube. Os escalões jovens da Cruz de Cristo são compostos, na função de treinadores, por Romeu, Luís Ferreira, Murça e Filgueira. O actual treinador da equipa principal, Rui Jorge, também ele jogou uma temporada pelo Belenenses, a última da sua carreira.

Já o departamento de prospecção integra nas suas fileiras Vítor Godinho e Rui Gregório. De realçar que o actual secretário técnico, Tuck, quando pendurou as chuteiras, também fez parte do departamento de futebol juvenil do Restelo.

Fonte: O Jogo

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker