Voltar à Página Inicial

Uma apreciação sobre Pelé



Notas Prévias:

Pelé a par de Fredy, André Almeida, Tiago Almeida, Filipe Paiva e André Pires são valores seguos que cedo ou tarde vão oferecer garantias ao Belenenses.

Outros existem e que a prazo nos poderão dar outras garantias, como seja o Azeez, o Abel Camará, Zazá ou o Romário.

E quando falo em garantias, começo pelas garantias desportivas.

Todavia, suponho que se tivermos sorte em ir sabendo introduzir os miúdos no mundo do futebol profiossional, é certo e sabido que a SAD ficará com activos interessantes.

Nessa altura, a nossa SAD terá um valor que hoje não tem, para além de cumprirem um outro requisito que em breve vai ser implementado no Futebol, por determinaçãop da FIFA e que consiste na regra dos 6+5, isto é, seis jogadores de origem nacional e 5 estrangeiros a actuarem.

Só não concordo com um contrato de 3 anos, se é que tal corresponde á verdade, poruqnato os jornalistas estão fartinhos de se enganarem, no sentido negativo, cá para os nossos lados e até quaando ganhamos nem colocam a coisa no mesmo destaque com que perdemos.

São os bonifácios da imprensa e se pensarmos que bonifácio era só aquele, desde cedo ficámos a saber que os fedorentos alinham pelo mesmo diapasão e quando aops graçolas lhe dão caretira de jornalista fica tudo dito sobre a imprensa que temos.

Do blogue Olheiro de Serviço, com assinatura de Ricardo Faria

Decidi destacar nesta rubrica um jovem que se mostrou ao país num dos palcos mais exigentes e imponentes de Portugal. Contudo a sua estreia já tinha acontecido poucas semanas antes. Mas já lá vamos. Em primeiro lugar, de destacar a sua qualidade já em fase tão precoce, o que fez com que andasse sempre à frente do seu escalão etário.

Na época passada, 2007/08, Pelé (a quem a alcunha deve ter surgido por semelhanças com o 'Rei Brasileiro') mesmo sendo Juvenil (Juniores B), encontrava-se ao serviço dos Juniores A, que disputa o respectivo campeonato nacional, chegando a defrontar, na maioria das vezes, atletas 2 anos mais velhos. Continuando a sua afirmação, Pelé estava agora no respectivo escalão até ser recrutado por Jaime Pacheco para os trabalhos no plantel senior, no início deste ano de 2009. Voltando ao tema da sua estreia, ela ocorreu a 11 de Janeiro de 2009, numa partida em Vila do Conde frente ao Rio Ave. Partida inserida na 14ª jornada e que terminou com uma vitória do Belenenses por 1-0. Pelé esteve presente nos 90 minutos, mostrando já uma maturidade impressionante para a sua juventude.

Ao estrear-se ao 17 anos, entrou para a história do clube, a par de Gonçalo Brandão, como os atletas mais jovens a vestirem a 'Cruz de Cristo' na principal competição do Futebol Nacional. No jogo seguinte, frente ao Vitória de Guimarães para a Taça da Liga, Pelé desta vez não foi utilizado. Contudo, e muito devido ao casamento de Diakhité, Jaime Pacheco concedeu-lhe a titularidade em pleno Estádio da Luz. Mais uma vez, cumpriu a totalidade do encontro, e mostrou que pode vir a ser uma aposta segura do clube de Belém, ou mesmo, almejar outras paragens.

Actuando como médio mais recuado, foi sua principal função ocupar os espaços onde surgiam ora Aimar quando recuava no terreno, ora Katsouranis nas suas suas subidas até à área (uma das quais valeu o tento solitário). Como se pode ver, eram 'pesos-pesados' do Futebol Português e mesmo Internacional, mas que não chegaram para manchar a estreia de mais um promessa portuguesa.

Em breve, espera-se uma chamada às Selecções Nacionais, pois penso ser mais que merecido.

Etiquetas: , , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker