Voltar à Página Inicial

A vez e a voz dos doutores da mula ruça



Não se impancientem os doutores da mula ruça, tanto mais que tal "licenciatura" até exsitiu ao tempo de 1534 conform decreto régio do Rei D. João III passado a favor do doutor António Lopes, físico mor do reino, confome reza o texto de tão nobre decreto e passo a citar:

Dom Joham 3º a quantos esta minha carta virem faço saber que o doutor António Lopes, físico de Évora, me apresentou ua carta do doutor Diogo Lopes, meu físico moor, de que o theor de verbo é o seguinte: O doutor Diogo Lopes, comendador da Ordem de Christo e físico moor del Rey Nosso senhor em seus regnos e senhorios, faço saber a quantos esta minha carta de doutorado virem como por António Lopes, físico da mula ruça, morador em esta Évora, me foy apresentado hum allvará dellRey nosso senhor, por sua alteza assygnado e passado per sua chancelaria do qual o trellado he o seguinte: Eu ell Rey faço saber a vós Doutor Diogo Lopes seu fisico moor, que António Lopes, físico da mula ruça, morador en esta cidade, me dice por sua petiçam que elle estudou nove ou dez annos no estudo de Alcala de Henares (v.g. Orlando Neves, intitulado «Dicionário da origem das frases feitas». A edição é da Lello & Irmão Editores – Porto).

Esclarecida a questão faço sublinhar que não pretende o signatário fazer uso de semelhante prerrogativa régia, porque disso não necessito, dou de barato e continuarei a dar de barato que os doutores da bola filiados nas altas esferas do Belenenses quando falam sabem certamente melhor fazê-lo e esclarecer as pessoas que eu. Em especial quando falam em futebol.

Ou seja, os doutores, em especial dos da mula ruça do futebol do burgo belenense, têm andado estranhamente muito calados e estranhamente quase não abriram o bico quando levámos 3-1 do Braga, onde, por casao, certamente, até jogámos á bola, coisa rara para os nossos costumes. Mas, olhem, se assim não foi, curvo-me perante tanta e tamanha sabedoria dos senhores doutores da mula ruça.

Antes disso, aliás, quase pareciam os frades do Convento da Cartuxa alia para os lados da "minha" cidade de Évora, ao fazerem o voto de silêncio, certamente a tentar perceber a estranha vitória sobre a Naval, tanto mais que o Ulisssses fartou-se de mandar vir com os jogadores quase que lhes oferecendo porrada pela tv (foi, digamos, uma boa peça teatral), sendo certo que á data que ouvi tamanhas enormidades públicas dum treinador contra os seus jogadores apenas concluí que lhe restaria meia-dúzia de dias como treinador da Naval. O Aprigio, nestas coisas, não brinca.

Ora, anteontem, levámos quatro pêras dos lampiões e aí os senhores doutores levantaram-se da sua letargia ou da sua hibernação, certamente por tamanhos afazeres que não lhe permitem cuidar das vitórias, mas tão somente das derrotas, coisa em que se especializaram após a obtenção do decreto ou equivalência do citado decreto régio.

E vai daí, apreciada a capacidade da equipa na globalidade e de cada jogador em particular, há que indagar da localização da ETAR mais próxima para lá depositarem o lixo que num ápice conseguiram arranjar.

Eu, repito, apesar de ter jogado à bola, mais concretactemnte no posto de guarda-redes, não entendo o futebol moderno, e acredito que os senhores doutores da mula ruça saibam o que dizem, melhor que eu certamente, tanto mais que já vão mais de 30 anos que não jogo à bola. Mas vejo a bola.

Eu vi duas equipas diferentes do Belenenses em dois anos seguidos em Setúbal e se na primeira concluí nessa data (Agosto de 2008 - poderão consultar pooorque está escrito) que íriamos descer de divisão, já na equipa deste ano, nada do que é agora, por lá faltarem Beto, Adu, Felipe Basdtos e Lima, concluí que temos equipa, sim senhor, para um campeonato tranquilo, algures entre o 8º a 10º lugar (também está escrito ).

Se da primeira vez não me enganei, espero não me enganar da segunda, sendo certo que há que ponderar se este Vitória de Setúbal é ou não pior que o do ano passado e para mim é claramente pior e vai descer de divisão.

Mas, lá está, os senhores doutores da mula ruça fartaram-se de arrear no Silas. Agora, têm lá o Celestino e o Silas anteontem marcou um golo ao Setúbal do tipo Saviola ao Belenenses.

Também accredito que a maldicência espontânea na hora da derrota é caso patológico que por não ser do foro da minha especialidade, é no entanto, algo repetitivo no Belenenses (é a velha estória do "tira o Taira e mete o Taira").

Fala-se e escreve-se quando? Nas derrotas e em especial nas derrotas com aqueles com os quais não temos capacidade objectiva de ganhar, dado que aquele Clube tem 999 modalidades, sendo o Futebol uma delas, pelo que quando se faz a partitura para uma orquestra tocar em simultâneo notas de futebol rugby, andebol, futsal e por aí fora, o maestro ás tantas não sabe para que zona da orquestra deve lançar o olhar e dirigir a batuta perante um público que ao invés de estar calado asssobia os executantes da casa. Pobre orquestra,pobre maestro e, sobretudo, pobre sala de espectáculos.

Interrogo-me se podia ter melhor equipa ou melhor treinador e interrogo-me das razões porque não temos uma coisa ou outra.

Mas se calhar na próxima Assembleia Geral onde se espera sejam apresentados os números quer das gestões anmteriores, quer dos orçamentos vincendos, talvez cuidemos em saber se de facto, o Clube sofre de uma doença cuja responsabilidade parcial até eu consigo atribuir a determinadas decisões de desorçamentação do Clube aprovadas e exigidas por determinado número de associados, bem como da aprovação do estúpido empréstimo bancário, o qual até há bem pouco tempo ainda apenas temos pagos juros, piorando as coisas quando começarmos a amortizar o capital emprestado.

Mas, se bem entendo o começo das contestações, já não faltará muito para se começar a tentar arranjar assinaturas para AGE's. É que muitas destas coisas, têm um timing e parecem um combóio a carvão lançando-se aos poucos a hulha para dentro da fornalha para alimentar a fogueira onde se consome o Clube de Futebol "Os Belenenses".

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker