Voltar à Página Inicial

A eventual introdução do Paintball



Notas Prévias:

Bem sei que hoje há futebol, num jogo para a Taça de Portugal, contra o Oriental, mas não é disso que me apetece hoje falar.

De regresso à minha mesa de trabalho, sim, porque agora a minha mesa de trabalho não pode passar de outra forma que não seja a clausura das 4 paredes da minha casa ou da da minha filha, dou conta na Mailing List, coisa que depois confirmei no site oficial, da possiblilidade da introdução do Paintball no Belenenses.

Ora bem, estas modernices cá comigo não pegam, antes de começaram a rapar em outro tipo de actividades mais próprias de uma associação de recreio que de um clube de futebol.

Da outra vez, o Viana de Carvalho parecia virado lá para essa coisa do golf. Agora, é o paintball e confesso-vos que tive de fazer algumas perguntas à minha filha e ao meu genro que coisa é essa do paintball, porque suponho que nada tem a ver que o paintball que alguns pc's já trazem.

Esta coisa de introduzir uma modalidade no Restelo, quase faz lembrar um grupo que saíu dos copos e vai ter com o presidente em exercício para introduzir a dita modalidade no ambiente de copos.

Parece ser um desporto radical e isto faz-me lembrar uma outra actividade da tentativa de introdução de uma outra modalidade, igualmente radical, de bicicletas a andarem em canudos de cima abaixo. Era uma idéia que alguém soprou ao Sequeira Nunes e a gaita nestas coisas é que parece não haver critério algum do objecto do Clube de Futebol "Os Belenenses" e ainda não foi há muito tempo que tal ficou redifinido, pelo que Viana de Carvalho tem de parar com estes entreténs.

Dito de outra forma, isto ainda não é o Clube de Futebol e Recreativo "Os Belenenses", nem me parece esta a melhor via para aumentar os associados ou as afluências ao Restelo.

Se querem uma opinião, aquilo nem é para levar a sério, porque não é mesmo para vingar.


Digo eu, mas como um dia me garantiram que o futsal nunca custaria mais de € 80.000 a 100.000/ano ao Clube, já nem digo nada.

É que ás vezes, nesta coisa da introdução de modalidades amadoras, ninguém ouve ninguém e depois para acabar com uma ou uma série delas, lá aparecem os encolhidos a aventarem a hipótese do referendo para acabar ou não com a modalidade A ou B.


Consta que aquilo nos fica a custo zero. Pois é, também o futsal nos custava € 80.000.
Vejamos, no entanto, o que é o Paintball, segundo a Wikipédia:
O Paintball é um Desporto radical que consiste em um jogo onde duas ou mais equipas competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objectivo é apanhar a bandeira do outro grupo, na forma mais popular do jogo, e quanto mais adversários forem eliminados mais fácil fica de completar o objectivo.

Nos últimos dez anos, este desporto revelou um desenvolvimento exponencial e conta já com cerca de 15 milhões de praticantes em todo o mundo sendo que a maior parte está aglomerada a norte do continente americano e na Europa.


Para jogar
Em alguns campos existe uma espécie de pacote, onde estão incluídos máscara de protecção, marcador, cilindro de gás, roupa, munições e o aluguel do campo.

Não é preciso estar em forma para jogar. Contudo, é recomendável fazer um aquecimento antes de jogar, pois o jogo pode ser cansativo.

Dependendo do local, o quanto se corre e o quanto se esconde, o jogo pode ser extremamente cansativo, ou seja, vá preparado para sair cansado do jogo. E divertir-se muito!

Normalmente as pessoas optam por jogar em parques de aventura, os quais juntam num mesmo espaço todas as condições para se poder fazer jogos de paintball com toda a qualidade e segurança. Estes parques de aventura pertencem a empresas legalizadas e cumpridoras da legislação em vigor, garantindo os obrigatórios seguros de acidentes pessoais de animação turistica e de responsabilidade civil. Nestes locais, normalmente são disponibilizados vários cenários diferentes para que os jogos sejam interessantes, bem como todo o equipamento necessário e também monitores com formação adequada para que possam auxiliar os jogadores em termos de segurança, arbitragem, apoio técnico e enquadramento dos jogos. Para além disso, contam com instalações de apoio como casas de banho, balneários e estacionamento que contribuem para que os jogos de paintball sejam uma experiência agradável e uma oportunidade de convívio com os amigos.

Os jogos em terrenos ou fábricas abandonadas têm vindo a cair em desuso pelos problemas de segurança associados e devido à possibilidade de intervenção das forças de segurança sempre que não existir autorização do donos do terreno para a realização dos jogos, levando à apreensão do equipamento e identificação dos jogadores

As regras principais
O objetivo do jogo é capturar a bandeira no centro do campo e levar até á base adversária. Cada jogo tem uma duração máxima variando de cinco a sete minutos. O jogador é eliminado quando uma bola o atinge e estoura, em qualquer lugar do corpo ou equipamento que ele usa dentro do campo. Existem juízes dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores. Vencerá o jogo a equipe que conseguir agarrar e levar a bandeira até a base inimiga ou ter eliminado toda a equipe adversária. Acabando o tempo limite do round, vence a equipe que tiver a bandeira, se ninguém estiver com ela, a equipe que a agarrou primeiro e se ninguém a tiver agarrado durante o jogo vence a equipe que tiver eliminado mais jogadores adversários. Crianças de até 11 anos não podem praticar do ´´desporto``

Vertentes do desporto
Existem duas vertentes principais no Paintball. O Paintball recreativo, virado para a diversão e o convívio, e o Paintball de Competição. O Paintball recreativo tem muito maior expressão que o Paintball de competição pois está destinado ao público em geral, não precisando de nenhuma preparação física especial nem de equipamento específico. Desta forma, é realizado por vários tipos de grupos como despedidas de solteiro, aniversários ou grupos de amigos. Também é muito utilizado por empresas em actividades de team-building.No modo recreativo crianças de até 11 anos não pode praticar tal atividade.

O jogo na modalidade "Speed" costuma ser mais rápido, e o jogador usa como barricadas os Air Balls (obstáculos inflável e coloridos). Nesses tipos de campos costumam ocorrer as competições profissionais. Já na modalidade "Cenário", o campo é temático, pode simular um campo de batalhas, com tambores, entulhos, artigos de demolição, casas, etc. Nestes casos, dependendo da dificuldade e do tamanho do campo, a partida pode demorar bem mais que num campo do tipo "Speed". No entanto, a duração dos jogos é sempre adaptada de modo a garantir o máximo de diversão a todos os participantes sem que nenhum fique demasiado tempo à espera de jogar. Um jogo de Paintball recreativo bem conduzido é uma garantia de diversão para todos.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker