Voltar à Página Inicial

Carta Aberta ao Presidente do meu Belenenses




Caríssimo Carlos Viana de Carvalho

Escrevo-lhe estas linhas aqui do meu blogue na esperança de que alguém imprima isto e lhe faça entregar o que me vai na alma sobre o estado do nosso futebol e o património. E faço-o, porque, como muito bem sabe, não me posso deslocar ao Restelo ou a outro lado qualquer para que consigo lhe possa transmitir isto directamente.Hoje, só vou falar do futebol, deixando o resto para nova oportunidade.

E escrevo-lhe só sobre o futebol e o património, porque, como já lhe exliquei, pouco ou nada me incomoda a existência do resto, dado que esse resto vai consumindo por dentro o futebol, sendo de valorizar que este devia ser dotado não da autonomia, via SAD, que já tem, mas da autonomia integral, incluíndo a financeira.

Bem sei que o estado em que eu sei ter encontrado o Clube que é totalmente diferente, para pior, do estado em que o largou, em termos de financeiros, quando exerceu o cargo de Vice para essa área.

Bem sei que bastaram 1,5 anos para que o Belenenses tivesse caído no fundo em termos financeiros, de má gestão e de más práticas, como por exemplo:
1. o substancial aumento salarial, a roçar o rídiculo, do nosso consultor jurídico, cujo montante salarial atinge, pelas minhas contas, um valor anual próximo dos € 180.000, que dava para contratar um bom atacante acima da média e, ainda, podia sobrar alguns trocos para um médio igualmente acima da média.

2. também se contemplou muito generosamente uma das secretárias que por aí anda, a qual parece querer asssunmir o controlo do que cada um faz em cada dia e minuto;

3. também sei que se andou, ou anda, a pagar parte dos salário ao guarda-redes do futsal através de euros da SAD.

4. igualmente, conheço o valor a pagar aos treinadores, em especial ao treinador que nós contratámos, numa aventura contra natura em relação ao Belenenses, gerando só aí um déficit de 1 milhão de euros.

5. milhão este a somar ás diferentes negociações salariais a pagar aos pernas de pau do tempo de Sequeira e Barbosa e que o presidente ddo Sindicato de Jogadores vai aproveitando para exercer pressão sobre nós.

Dei estes exemplos para iluistrar as más práticas, não me aptecendo falar de contratos assinados em época eleitoral sem lógica alguma, excepto na perspectiva de candidatura ganhadora de quem assinou tais contratos. Em especial, até fiquei aliviado de não se ter consumado o negócio saloio da alienação de cerca de 9% das acções da SAD ao patrão de um clubezeco angolano, apesar de lá termos ido para cansar a equipa.

Imagino-o, tal como lhe disse, com medo de levantar determinados papéis que estejam no monte ainda não descoberto.

Conheço, portanto, certas limitações à prática de uma boa e eficaz gestão do Clube.

Mas, tal como lhe disse, pouco me interessa o Clube, enquanto ele for engordando em modalidades e faltar no futebol gerando, em consequência uma menos SAD, que não está nada bem em termos da relação dos coeficientes do capital social (qual é?) versus activo e passivo.

E a SAD não anda bem, isto é, está-se a fazer repercutir na equipa gerida pela SAD do Belenenes os males estruturais do Clube, que, por acaso, disputa a I Liga, tão difícil de conquistar na secretaria, embora não houvesse outro modo de lá chegarmos.

Saberá certamente que a qualidade da equipa da SAD, caso tivessemos efectivamente descido de divisão, mal daria para um lugar a meio da tabela da Liga Vitalis, onde o equilíbrio entre concorrentes é mais tenaz que na I Liga, onde os nossos pares deixaram de ser o Porto, Benfica ou Sporting.

Até nem já somos pares do Marítimo, Nacional ou Guimarães.

Hoje, temos como pares o Leixões, a Académica, o Paços de Ferreira ou a U. Leiria. É este o tal Clube dos 4 grandes, ou isso é apenas para o Museu e livros?

É degradante a Imagem que a qualidade da equipa deixa passar da dita marca Belenenses.

Marca essa que convem haver não um, mas mais que um investidor.

Explico: precisamos de um bom sponsor, de preferência da área financeira, com contrato bem redigido e que não permita segundas interpretações, como sucedeu com o o anterior sponsor, empurrando-nos para o tribunal para lá fazermos valer os nossos direitos, caso ganhemos a causa.

Como economista que é e aqui trato-o por colega, e recordo-lhe os mandamentos de John Maynard Keynes, mais tarde desenvolvidos pelo Nobel Paul Samuelson, que um bom produto vende, mas um mau produto só por esticão poderá vender, e ainda assim a receita é inferior ás necessidades e expetactivas.
Sim, eu sei, que ainda estamos em época de crise e que as coisas no mercado estão beras para se fazer esse tipo de negócio que se espera ser vantajoso para as duas partes, em especial na óptica da sponsorização de clubes de futebol.

Outra coisa que me chateia é vê-lo entretido à volta do paintball, quando é certo que antes era o golfe. Isso chateia, porque dá idéia que não há nada para fazer no Belenenses que não seja engordar em palha um faminto.

Mas há mais coisas que me aborrecem. Pergunto então ao meu colega e presidente do meu Clube a razão pela qual faz uma equipa jovem no andebol com os resultados que estão à vista e faz vista grossa à equipa de futebol, igualmente jovem, mas sem a qualidade da do andebol acrescida com redobradas expetactivas de podermos descer de divisão.

Nessa altura, bem pode mandar ás malvas qualquer sponsor para o futebol, porque ninguém quererá saber do novo Barreirense, agora situado em Belém, ali para os lados do Restelo.

Relembro aqui a atitude meio irresponsável do João Barbosa que afirmou que será sempre um perigo descer de divisão, tendo feito todos os possíveis para que de facto decessemos, sem que me parecesse que tal incomodasse o senhor, justamente tal como Luís Santos, nos anos 80, terá afirmado que nada de mal viria ao mundo se fossemos parar à 2ª Divisão. Sea isto acrescentarmos as fases da asneira do Sequeira Nunes, bastará o caríssimo para completar o ciclo dos 3+1 Mosquteiros. Em especial, não queira ser o D'Artagnan não na saga de todos por um ou um por todos, mas do desfecho final do próprio D'Artagnan.

Conheço as dificuldades de podermos ter ou não dinheiro para melhorar a equipa de futebol e sei que anda a esticar-se o mais que pode para dar azo a que sejamos, no mínimo respeitados no colégio da I Liga.

Mas também saberá da actual tendência da Liga em querer limitar ainda mais o número de clubes participantes na I Liga (fala-se na reduçãoa para 14 clubes), pelo que de duas uma, ou somos credíveis ou perdemos o lugar em tal carruagem, por falta de ritmo e qualidade.

Bem sei que enfrenta um problema da falta de dinheiro, mas há ferramentas para o conseguir e só o estado em que temos a SAD não faz dinheiro algum, não só por estupidamente querermos manter os actuias mais de 50% da quota em tal sociedade, mas pela descapitalização de activos, vulgo jogadores de qualidade.

Presumo que anseia fazer dos ex-juniores um ou outro que dê nas vistas para aumentar o negócio e fomentar o orçamento do ano que vem.

Prometeu gerar receitas extraordinárias fora do qaudro da bingodepedência. Continuo à espera que fala dinheiro na área dp merchandising e lhe garanto que pudesse eu pegar nisso, já há anos que o Belenenses era associado ao meio ambiente em que vive, através da venda de produtos associados à Epopeia das Descobertas. Caramba! É assim tão difícil? Tem, até, a vida facilitada pela pesquisa de imagens na internet. Ora experimente.

Mas, o que compreendo mal, muito mal, é alguma inércia na não venda dos produtos mais banais que nós não vendemos. A julgar pelo que oiço e vou lendo noutro fórum, não só não vendemos, como não temos pontos de venda em locais públicos. Não daria para abrir um ou dois quiosques permanentes em Belém? Mas que abrissem as portas ao público e não como a Loja Azul que vai abrindo ás vezes.

Não queira ser exageradamente economista na apreciação e modus faciendi do Belenenses.

Dito de outra forma, o Belenenses não pode ser só governado a pensar nos euros a mais ou a menos, porque o futebol é um jogo de fortes emoções, paixões e vontades exarcebadas, sendo certo que se não forem satisfeitas alguém sai mal no jogo.

Embora seja uma questão menor no mar das tormentas em que agora vive, porquê essa embirração em não mandar à vida o treinador que é apenas quase só seu e não de 99,99% dos sócios e adeptos do Belenenses?

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker