Voltar à Página Inicial

Ninguém fala em nós




Notas prévias:

Para mal dos meus pecados, eu agora até tenho tempo para ler coisas que antes não lia.

Pego no site da RTP e pego nas boas crónicas do Joaquim Rita e verifico que ele não encontra motivos para falar de nós.

Vou aos outros cronistas dos outros sites desportivos e ninguém fala de nós.

Verifico nas notícias do Belenenses para saber se a SAD do meu Clube mandou comunicados cá para fora e dou conta que tais comunicados são apenas para consumo interno, sem qualquer valor.

Não sei se não dizem a chamada Verdade dos factos no nosso ponto de vista por falta de tempo, se por entenderem ser desnecessário, o que é certo é que todos os outros criam sempre um facto para sobre ele serem falados durante algum tempo.

É a chamada criação do facto político, neste caso do facto desportivo, que podia começar na arbitragem e acabar na Liga, mas nada sai cá para fora, excepto as declarações iguais que se observam nos 3 jornais desportivos por parte de um qualquer jogador.

Tirando isso, não somos falados, excepto nas dívidas.

Nos sites onde é permitido tecer-se comentários, passamos a vida a ser gozados com a história de que há sempre uma secretaria para nós não descermos.

Isto associado a alguns que nos colam ao antigo regíme.

E ninguém faz nada para inverter este estado de coisas.

Assim, adeus ó víndima...


Com os olhares dos «grandes» (Nacional incluído nesta amostragem...) virados para as competições europeias, é, no entanto, do diferente desempenho dos candidatos ao título no Campeonato que decorre a agitação que se faz sentir, enquanto o Sporting de Braga, serenamente refastelado na sua inesperada liderança, aproveita para medir o potencial daqueles que o tentarão derrubar do cadeirão.

Com os bracarenses já derreados de tantos e tão merecidos elogios, a algazarra está focalizada no F.C.Porto, Sporting e Benfica (ordem do ultimo Campeonato...), sendo obviamente os «leões» os que mais sofrem com a intempérie de maus resultados que lhe tem fustigado as ambições, com a agravante de os seus parceiros de luta (mais) directa estarem a percorrer caminhos substancialmente mais entusiasmantes. De uma forma demasiado apressada, fria e simplista, após meia dúzia de jornadas, pode concluir-se o seguinte:

- F.C. Porto cumpre a normalidade - 5 pontos perdidos;

- Benfica supera as expectativas - dois pontos cedidos;

- Sporting roça a desilusão - 8 pontos desperdiçados.

À luz de uma objectividade descomprometida e distanciada, não me parece chocante o «ponto de situação» actual face ao peso específico dos respectivos planteis, depois de descontados os efeitos das saídas e entradas que ocorreram em relação à época passada. Com as razões financeiras como tabuleiro das movimentações ocorridas - «quem não tem dinheiro não tem vícios»... - e sem embargo de, amanhã, emendarmos a agulha, nesta altura é possível retirar algumas ideias:

- Benfica adquiriu jogadores que acrescentaram qualidade - Saviola, Javi Garcia, Ramires, Shaffer, Fábio Coentrão - e reciclou outros que tinham andado atordoados - Cardozo, Aimar, Di Maria, David Luís;

- F.C. Porto conseguiu jogadores que têm disfarçado saídas importantes - Belluschi, Falcao, Álvaro Pereira, Varela;

- Sporting demora em retirar dividendos dos que chegaram de novo, ao ponto de se poder dizer que apenas Matias Fernandez tem oferecido alguns lamirés de qualidade, para lá de não ter ressuscitado quem quer que fosse - se é que havia algumas esperanças nesse propósito.

Nesta frouxidão de rendimento sportinguista importa, porventura, enquadrar a longa espera por Izmailov (lesionado há largos meses) e o tremendo contraste que é possível estabelecer entre o antigo guerreiro Derlei (abandonou Alvalade) e o pachorrento Caicedo que, ou muito me engano, ou terá ficado com a dieta que era seguida por Rochemback, o que o leva a ter para aí uns três-cinco quilos a mais do que seria suposto, mesmo descontando o peso da vistosa e provavelmente incómoda cabeleira do equatoriano.

Terão bastado seis jornadas para perceber que são diferentes os argumentos dos anunciados candidatos ao título. E melhor do que ninguém sabe-o o... Sporting de Braga.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker