Voltar à Página Inicial

O elevador de Belém



Viana de Carvalho afirmou ou deixou passar a idéia de forma pública de esperar o milagre de alguém não conseguir reunir os pressupostos financeiros para que o Belenenses surja a aproveitar-se da situação:
Apesar da descida de divisão, o presidente do clube do Restelo ainda acredita que poderá estar presente na liga Sagres na próxima época, uma vez que em 2009/2010 haverá um maior rigor na inscrição das equipas com dificuldades financeiras.
O recém-eleito presidente do Belenenses, Viana de Carvalho, confirmou que irá “honrar os compromissos salariais com os jogadores, assim como os fiscais” durante a próxima semana.
Após a garantia de todos os requisitos financeiros cumpridos, o presidente “azul e branco” informou que irá estar atento ao “cumprimento dos outros clubes”, para perceber qual as hipóteses de manutenção na Liga Sagres por parte do Belenenses.
Decididamente, o Clube de Futebol "Os Belenenses" transformou-se na área do futebol no elevador de Belém.

Passamos, tal e qual o Barreirense, quando embarcou na estupidez do ecletismo exarcebado e profissional, numa espiral de dívidas que o conduziu ao que é agora. De montes de dívidas ao Estado, ficou sem o seu antigo e simpático Estádio D. Manuel de Melo.

O Belenenes está a atravessar essa fase em que ninguém, ainda, caíu em si, para variar, os estragos que o profissionalismo ou o falso amadorismo que as modalidadse acarretam para o Clube em consequência pra a sua menor visibilidade.

Punhamos as coisas neste plano: qualquer jogo de futebol que o Belenenses ganhe e jogue bem, transmitido pela televisão, dá mais prestígio que umas tacitas, caso hajam, de uma ou duas modalidadse onde se gastem 1 milhão de euros por junto.

Só nós não aprendemos quer com os nossos erros, quer com o gradual desaparecimento de outros clubes porque somos tacanhos de natureza e gostamos de ser masoquistas e, ainda, porque o Bingo vai dando dinheiro.

E por falar nisso, surpreende-me que os meus consócios que estejam à espera do milagre de terceiros não consguirem os pressupostos finaceiros para se inscrever na Liga.

Se aquilo fosse rigoroso, apenas 6 ou 7 emblemas lá se inscreviam, entre eles, nós, por milagre de sei lá bem o quê, e se em Portugal os contratos fossem para cumprir, se calhar os tolos dos jogadores não iriam na canção do bandido em receberem uns tostões de prémio de assinatura do contrato e ficarem a ver navios o resto da temporada.

Se eu fosse jogador, na certa não iria jogar no Vitória de Setúbal, isto a título de exemplo, não só pelo seu grau de endividamento, mas também porque já não têm bens patrimoniais para sustentar qualquer empréstimo ou PEC.

Portanto, trabalhar com garantia quase a 100% de deixar de receber antes do Natal não era para mim, apesar de ser funcionário público.

E em matéria de termos ficado na I Liga é algo que não me orgulha, na medida em que fomos em toda a temporada suficientemente inconpetentes para merecermos ficar na I Liga.

Mas há ainda outro pormenor: há muita gente no Restelo que necessita dum banho de humildade, de saber perder e não armar-se em xico-esperto à pála de erros terceiros, seperando na secretaria ganhar o que não se ganhou em campo.

Toda esta conversa para eseplhar o meu desagrado em relação ao estado actula do meu Cluube, onde:
1. quase poucos ou cada vez menos vão ligando ao futebol;
2. multilplicam-se os agentes internos para à somra de patrocínios fomentarem modalidades, competindo entre si na soma dos patrocínios;
3. podiam estes agentes entreterem-se a arranjarem patrocínios para o futebol;
4. para o futebol?, perntm vocês;
5 resposta: a verba consignada à SAD, a esta hora, não garante o pontual e total pagamento de vencimentos até final da época, atentos os númeroos vindos a público e a clara punição em tribunal de vários meses de salários em atraso a 5 ex-jogadores, o que dificultará, a partir daí, o pagamento regular de vencimentos.
CONCLUÍNDO: o Clube de Futebol "Os Belenenses" mais parece o nopvo sobe e desce da I Liga, sucedendo ao Barreirense, dado os sinais evidentes de endividamento com consequências só no futebol.

EM RESUMO: somos o novo sobe e desce da I Liga.
PESSOALMENTE: penso que o tempo que teho pela frente não me vai permitir ter este desgosto, mas estou habilitado, dado que ainda não parei de lutar e ainda hoje saí do IPO e já aqui estou.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker