Voltar à Página Inicial

Recuperando e comentando na actualidade as Linhas programáticas de Viana de Carvalho



Nota Prévia:
O sigantário é acima de tudo um sócio do Belenenses e os comentários a um post aqui antes publicado sobre a actuação em função do que prometeu e daquilo que não anda a fazer desta Direcção estão aqui reproduzidos a azul.

Viana de Carvalho, candidato à presidência do Belenenses nas eleições de 18 de Abril, sublinhou hoje a necessidade de o clube ter um projecto "sem aventureirismos" e defendeu uma gestão "com pragmatismo" e "espírito profissional".

O candidato, vice-presidente nas duas direcções de Cabral Ferreira, sustentou que o Belenenses tem de ter "uma actuação forte para garantir o futuro" e reconheceu que está consciente das dificuldades financeiras e desportivas que o clube atravessa.

"As dificuldades são muitas, mas estamos conscientes delas e não as escondemos perante os sócios nem as escamoteamos. É com base nesse dado que nós temos de construir as soluções do futuro e é isso que é o nosso projecto", defendeu Viana de Carvalho, na apresentação pública da candidatura com o lema "Vamos a isto Belenenses", numa unidade hoteleira da capital.

Se ssim é, isto estando consciente das dificuldades financeiras do Belenenses, não vos parece que temos uma equipa redutora que não honra o Clube, isto é, dá uma fraca imagem daquilo que deve ser o Belenenses?
E quando fala em soluções para o futuro, não há sócio algum que estaja à beira de cansar de estar sentado à espera dessas soluções soluções para o futuro.
Que soluções são essas e quando são apresentadas.
Olhe podia começar por lavar a cara àquele site que também não honra o Clube e que cada vez está mais parado que o alentejano das anedotas.

Viana de Carvalho referiu que está "plenamente convicto" que a equipa do Belenenses, penúltima na Liga Sagres, vai manter-se no principal campeonato português, sublinhando que o plantel "precisa de estabilidade, se calhar de um bocadinho de sorte e de união com a equipa técnica".

"Não me passa pela cabeça descer de divisão. Acho que temos valores. Estão ainda muitos pontos em jogo", afirmou, definindo o projecto, com cinco linhas orientadoras, como "uma estratégia coerente".

OK, o Belenenses fcou na I Liga à pàla do mais que anunciado anúncio de descida do Estrela da Amadora, porque se os pressupostos financeiros fossem levados a sério mais clubes desceriam de divisão.
Mas fica aqui uma questão: Não lhe parece que estamos a fazer uma triste figura no não cumprimento das obrigações dos acordos celebrados com 5 ex-jogadores, acordos esses que permitiram a nossa inscrição na I Liga e a única plavra que ouvi da sua boca foi mais ou menos "Se eles seguiram a via judicil, paciência".

A primeira ideia chave que defendeu foi "a defesa intransigente do património do clube", por considerar que "é fundamental que o património do clube fique nas mãos dos sócios, fique em posse do clube".

Aplaudo essa linha de raciocínio, mas explique lá como é que vamos pagar o empréstimo se não otemos receitas e o bingo vê o seu caudal financeiro a descer. Milagres não há.

Viana de Carvalho, que advertiu para a necessidade de restruturar a SAD, revelou também que a sua candidatura pretende "o desenvolvimento sustentado do Belenenses", advogando que o clube "tem de encontrar formas de gerar receitas diversificadas, duráveis e estáveis ao longo dos anos, por forma a diminuir a 'bingo-dependência' que tem caracterizado a vida financeira e orçamental" do clube.

Reestruturar a SAD quando e como?
Rceitas extraordinárias estou eu fartinho de indicar a via como pode fazer dinheiro pelo caminho do merchandisising e reactivando de forma séria a loja azul e o site do Clube ou da SAD, já que sou apologista que haja um site diferente do Clube vs futebol e nestes criar a loja azul online à séria, bem como criar criar pontos de venda no roteiro turístico da zona de Belém. É assim tão difícil?

Salientando que o seu projecto tem "fórmulas" para granjear verbas, o candidato à presidência do Belenenses, que vai concorrer no acto eleitoral com João Barbosa, actual coordenador da Comissão de Gestão do clube, referiu-se à necessidade de colocar "o complexo de 13 hectares no Restelo virado para o desporto, virado para o clube e para as comunidades que estão perto de nós".

Lamento dizer que o seu projecto, ou pelo menos daquilo que é dado ver, pouco ou nada difere dos anti-projectos que assistimos no passado e mais ainda, parece que nada aprendeu com o Cabral Ferreira, porque esse ao menos teve a coragem de se rodear do Luís Batista para lhe ensinar como se gere o futebol. Ou seja, dá até a idéia que ninguém quer saber do Belenenses, mesmo os eleitos, quando é certo que prometem mundos e fundos e depois nada acontece.

"Não gostaria que ficasse um centímetro quadrado de terra disponível no Restelo. Queremos que seja integralmente utilizado em prol do desporto, de ter jovens, crianças em formação nas mais diversas modalidades", aduziu.

Agora percebo a introdução de mais uma modalidade amadora...o paintball. Sinceramente não percebo nada de paintball, mas é um péssimo serviço que presta aos rapazes da praia que fundaram o Belenenses.
Ou seja, julgo estar perante mais virado para para as modalidades cujas despesas são inteirinhas suportadas pelo bingo e assisto ano após ano, como se os custos não aumentassem, à manutenção dos velhos 1,8 M para o futebol. Dito de oitra a forma, as 2 modalidades mais queridas do Clube, que mais traições têm, o Futebol e o Andebol sofrem o peso dos olho dos despesitas em nome de modalidades que nada trazem ao Clube.

Como última linha orientadora, Viana de Carvalho acentuou que é "importante fazer renascer a mística do clube", pelo que há intenção de "desenvolver um vasto conjunto de acções para que esta mística, esta alma possa crescer, desenvolver e fundamental captar novos e mais sócios para garantir o futuro".

Fazer renascer a mística do Belenenses com um treinador que de cada vez que abre a boca ou sai asneira ou entra mosca? Que está absolutamente desenquadrado da coisa azul?
É barato, então a rescisão também é barata, antes que aconteçam males maiores e contratar um treinador que mata na ordem aqueles jogadores e os ponha a jogar futebol e a meter golos ou será que ainda não viu que somos um dos piores ataques da Liga? Ou será que não só não fideliza sócios como espanta das bancadas os parcos assiestentes? E mais também epnata do sofá outros assistentes e bem sei no que falo.
Além da criação de uma fundação e da intenção de expandir a Escola Matateu através de "franchising", Viana de Carvalho assumiu ainda que, caso seja eleito, abrirá, logo no primeiro dia, uma conta solidária para reunir verbas e fazer face ao empréstimo bancário de cinco milhões contraído pelo clube em Julho de 2008.

Fundação para quê? Para acolhimento da 3ª idade do Belenenses?
E a conta bancária para pagar os 5 milhões não é acto muito difícil de criar ou terá receio que os sócios não acreditem onde são aplicados os fundos?

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker