Voltar à Página Inicial

Um Clube escondido



Durante as mais de 6 semanas de internamento no IPO, pedi à minha mulher que me trouxesse diariamente os jornais A Bola e o Record para essencialmente saber notícias do meu Belenenses.

O que é que eu observei durante todo esse tempo?

Que o meu Clube está escondido e nada há de novo que aconteça para aqueles lados que justifique a tal quadrícula do costume, mais ou menos com as seguintes dimensões: 8X6 cms e ao estar a dar 8 de largura e 6 de alto já é uma média que vou buscar aos dias em que havia bola ou que contivesse uma fotografia para ilustrar a notícia, porque o noticiário à volta do nosso clube é basicamente a síntese das declarações do jogador escalado para o efeito a adicionar ao quadro clínico dos jogadores, tendo ficado a saber que esta malta aleija-se em demasia nos treinos.

Nisto de publicar uma foto para ilustrar a notícia era mais do lado do jornal A Bola que do Record.

Ora bem, para um Clube que se diz, ou alguns dizem, ser grande convenhamos que é muito pouco e o que mais me chateia é ter observado que ás vezes nem parece que temos dirigentes intervenientes, por forma a que em determinadas ocasiões possa dar nas vistas e daí surgir o nome do nossso Clube.

Após os possíveis jogos de fim-de-semana ainda ía pesquisar no interior dos jornais notícias das ditas modalidades, por forma a aquilatar o que mais podia ser dito sobre nós e convenhamos que somos algo maltrtatados e nós nada fazemos para inverter as coisas.

Assim, que é que lia? Isto:

1. Andebol: o Belenenses, apesar de ter sido fortemente descapitalizado em recursos humanos no termo da passada época, lá ía e via nos lugares de topo e, salvo erro, o último jogo que eu "vi" no jornal foi contra o Sp da Horta, em que ganhámos por 5 de diferença (30-25, se não me engano). Havia notícia do jogo, apesar de ocuparmos, salvo o 3º lugar? Não, claro que só dava para lampionagem, andrades e bracarenses.

2. Futsal: rara era a vez que se ocuparam em dar a crónica de qualquer jogo do Belenenses, e, no entanto, o Belenensses ocupa o 1º lugar, sem ninguém pela frente.

3. Rugby: à data que saí do hospital estávamos em 2º ou 3º lugar, mas pelo jogo imediato (contra os lampiões, atento o respecivo goal-average era certo que iriamaos ganhar), de tal sorte que agora vamos em 1º lugar. Falavam de nós? Claro que não, cabendo sempre ao Direito e Agronomia as notícias mais desenvolvidas.

Ponho-me a pensar nesta tamanha falta de visiblidade do nosso Clube, porque apesar dos esforços dos seccionistas das modaliaddes e por melhores resultados que obtehamos, somos remetidos para um sistematizado ostracismo noticioso.

E parece que esta situação pouco incomoda os dirigentes, os quais vendo exactamente aquilo que eu vi nestas 6 semanas nada fizeram para que os referidos jornais passassem a melhor destacar o Belenenses em relação aos outros emblemas.

E também me incomoda um outro pormenor, de tal sorte que ler um e outro jornal, nós temos um copy e paste noticioso do futebol, isto é, a SAD selecciona o jogador A para prestar declarações do dia X e sai uma súmula daquilo que o Zé Pedro e cias dizem e nada mais, pelo que ás tantas comprar dois jornais nem sequer dá para fazer aquilo que antes se fazia no tempo da outra senhora.

Explico: dantes comprava-se o Diário de Lisboa e o Diário Popular e sobre a notícia de determinado assunto, somava-se aquilo, dividia-se por dois e tínhamos a verdade mais ou menos aproximada.

No Belenenses, nem há duas notícias sobre o mesmo tema.

É aquilo que o jogador A diz e mais nada.

É isto publicamente o meu Belenenses?

Não, terá de ser muito mais que isso e aos nossos dirigentes faço um apelo para que tirem o Belenenses do baú da falta de notícias ou à espera que o presidente do sindicato dos jogadores o faça?.

Ora, bolas! No meio de tantas modalidades e disseram-me haver nais 3 a somar ás 27 será que não há nada para noticiar?

CONCLUÍNDO E RESUMINDO: O Belenenses sofre nas modalidades a falta de visibilidade que é traduzida no futebol.
O Futebol é, quer se queira, quer não se queira, a mola real de qualquer clube, sendo que seremos positivamente falados se positivamente nos portarmos bem no futebol.
Se as coisas correrem mal na área do futebol, os jornalistas empurram-nos para o o ostracismo noticioso, coisa que eu bem vi ao longo de 6 semanas.
E não a vale a pena dizer-se que as modalidades trouxeram uma mais valia ao Clube, porque se assim fosse tal era traduzido nos jornais e isso mão se observa
.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker