Voltar à Página Inicial

Uma visão para o novo Restelo



Muitas das idéias, algumas meio loucas, outras nem tanto, naquele internamento de 6 semanas e picos no IPO, tem a ver com as questões patrimoniais do Restelo e das Salésias.
Hoje, quedo-me pela questão do Estádio do Restelo e de um idéia que entendo ter pernas para andar, caso se arranje uma parceria adequada com uma empresa de construção de civil.

Basicamente, tal idéia tem a ver com a cicunscrição do terreno de jogo ao relvado e alguma área de segurança, suprimindo-se a pista de atletismo, o que não significa que se acabe com o atletismo, mas íam para o Estádio Nacional ou outro.

Esta idéia até vai ao encontro daqueles que defendem uma maior aproximação do público ao palco do espectáculo.

Duas hipóteses podem ser colocadas em cima da mesa:
1. Supressão da actual bancada dos sócios e a sua aproximação em construção nova, indo ocupar parte da actual pista de atletismo, sobrando área para a actividade desportiva no interior dos actuais 13 hectares.

2. Supressão da actual bancada nascente, utilizando-se idêntico processo citado em na 1ª hipótese, sobrando a largura de duas vezes a pista de atletismo, sem perda da capacidade da bancada nascente, usando-se o terreno confinante à Rua dos Jerónimos para aí exeecutar um complexo imobiliário em parceria com uma constrtutora civil, que até podia ser a Alves Ribeiro, Lda., que construíu o nosso estádio.

Com uma ou outra hipótese, também os Topo Norte e Sul ficaria redimensionado, para menos, à medida da largura do relvado, embora fiquem distantes por força da manutenção da área da actual pista de atletismo.

Com isto, ganhava o espectáculo e certamente seria um factor de presssão adicional ás equipas de arbitragem.

É possível redimensionar o Estádio do Restelo, mas não é possível o Belenenses meter-se sózinho nesta alhada, pelo que a parceria com uma construtora civil será inevitavelmente a melhor e a única solução neste desiderato.

Com a adopção da 2ª Hipótese, ficaria melhor defendido o espectáculo desportivo, e apesar do Restelo ficar mais pequeno, não sobram razões à CML de que o Restelo iria abaixo.

Pessoalmente, sou favorável à 2ª hipótese, caso haja alguém que olhe para o Estádio do Restelo como um proceso evolutivo e estou certo que a área ora ocupada pela pista de atletismo seria determinante para se poder fazer uma parceria com uma empresa de construção civil, ou seja, em permuta de parte do terreno libertado da bancada nascente, poderia ali ser construído um complexo imobiliário, sendo que ficaria por conta da referia empresa a reconstrução da futura bancada nascente, a qual nem vejo necessidade de ser coberta, excepto se houver cobertura através do Instituto Nacional do Desporto ou do Município alfacinha.

Visionário? Penso que não, porque basicamente o que encolhe são apenas os topos norte e sul, ficando as bancadas com o aspecto que hoje têm, sugerindo antes sim, que se olhe para o nosso Estádio com capacidade de evoluir no tempo e adequá-lo a esse a tempo.

E se houver cuidados na demolição da actual bancada nascente, bem se podem aproveitar:
1. Cobertura
2. Pedras da bancada
3. Cadeiras

Sobrando apenas os trabalhos de demolição, vazadouro de entulho e reconstrução em local mais próximo do futuro relvado, este a cargo do Clube (para que serve o Bingo?).

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker