Voltar à Página Inicial

Sponsorização e queda nos valores dos patrocínios na Premier League



Notas Prévias:

Não me tenho pronunciado em execesso sobre a não sponsorirazacão da nosas equipa de futebol, dado que aquando da minha hospitilização e consequente visita do Presidente do Clube para me entregar o emblema de 25 anos de sócio, interpelei-o sobre a matéria, a qual já naquele tempo me afligia.

As razões que me foram aduzidas são acaitáveis para aquele tempo, mas não o são tanto para este tempo, dado que o Belenenses precisa com alguma urgência de encontrar quem nos queira patrocinar de forma séria e com valores interessantes.

O artigo que aqui vos trago retrata um pouco a conversa que com ele tive, bem como as desculpas que me foram apontadas.

Todavia, o orçamento da SAD conterá certamente de uma rubrica de sponsorização, a qual por sua vez irá pagar vencimentos dos jogadores.

O certo é que de uma forma mais ou menos encapotada o Belenenses lá pagou os vencimentos em dívida respeitantes ao mês de Outubro, situação que não seria viável caso fossemos sponsorizados.

Não o sendo, crescem as dificuldades de tesouraria para dar satisfação aos vencimentos, os quais terão de ser acautelados até final da época e não dar azo a que cães perdigueiros andem a fazer o escrutínio dos clubes financeiramente mais débeis e o Belenenses com o passsivo que lhe foi deixado pela anterior administração, encontra-se em clara debilidade financeira e seremos escrutinados ao mês sobre se pagamos ou deixamos de pagar.

Entendo que o pagamento dos vencimentos é tal como a renda de casa, valores de pagamento sagrado.

Um recente relatório respeitante ao valor dos patrocínios das camisolas dos 20 clubes da Premier League Inglesa, concluiu que no último ano o montante total anual em receitas provenientes de patrocinadores baixou cerca de £10 milhões (11,7 milhões de Euros), dos £75 milhões (88,3 milhões de Euros) na temporada de 07/08, para os £65 milhões (76,4 milhões de Euros) da temporada de 08/09.

Contudo dos £65 milhões de receitas de patrocínios nas camisolas dos 20 clubes em 08/09, £53 milhões (62,3 milhões de Euros) são gerados apenas por 6 clubes (Manchester United, Manchester City, Chelsea, Liverpool, Arsenal e Tottenham), clubes estes que continuam a atrair o interesse dos investidores, ao invés dos restantes 14 clubes que apenas conseguíram atrair £12 milhões (14,1 milhões de Euros) em patrocínios.

O Portsmouth é o clube com o contrato de patrocínio na camisola mais baixo, recebendo apenas £250.000 por ano, por outro lado o Manchester United que recebeu da AIG em 08/09 £14 milhões, prepara-se para receber este ano da Aon cerca de £20 milhões, valor este superior ao total gerado por 14 equipas através deste tipo de patrocínio.

Os maiores e menores patrocínios nas camisolas dos clubes Ingleses 08/09 (valores anuais)

1. AIG – Manchester United – £14.0 milhões (16,4 milhões de Euros)
2. Samsung – Chelsea – £10 milhões (11,7 milhões de Euros)
3. Mansion – Tottenham Hotspur – £8 milhões (9,4 milhões de Euros)
4. Carlsberg – Liverpool – £7.5 milhões (8,8 milhões de Euros)
5. Etihad – Manchester City – £7.5 milhões (8,8 milhões de Euros)
6. Emirates – Arsenal – £6.0 milhões (7,0 milhões de Euros)

18. 188Bet – Bolton Wanderers – £600.000 (706 mil Euros)
19. 188Bet – Wigan Athletic – £500.000 (588 mil Euros)
20. OKI – Portsmouth – £250.000 (294 mil Euros)

Ainda assim os especialistas da indústria estimam que a recessão nos valores patrocínio será temporária, pois acreditam que as marcas que costumam utilizar os meios mais convencionais de patrocínio no futebol, vão começar a investir nas camisolas dos clubes e que sendo a Premier League é uma montra global, várias empresas internacionais estarão interessadas em utilizar os clubes mais pequenos da liga para publicitar os seus produtos em todo o mundo.

Etiquetas: , , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker