Voltar à Página Inicial

A Indústria do Futebol – Barcelona vs Manchester




A UEFA Champions League Final coloca este ano frente a frente dois dos maiores clubes do mundo, FC Barcelona e Manchester United FC. Segundo uma recente sondagem da Sport+Markt, 40% da população Europeia mostra interesse em seguir o encontro, o que pode significar uma audiência de cerca de 200 milhões de pessoas só em solo Europeu, o que a nível mundial irá superar os 208 milhões de adeptos que viram a final do ano passado segundo os dados da Future Sport+Entertainment. A importância do encontro significa um retorno financeiro fantástico para os dois clubes a todos os níveis, acrescido do facto de aumentarem a divulgação das suas marcas em termos globais e consequentemente novos mercados e oportunidades de negócio.

Os dois clubes podem ser considerados duas das maiores multinacionais do futebol mundial, quer a nível financeiro, quer a nível de adeptos espalhados pelo planeta. Através dos mais recentes estudos e relatórios financeiros divulgados por empresas e agências que estudam o fenómeno da indústria do futebol, criámos um quadro comparativo entre os dois colossos, que reflecte claramente o poderio económico dos dois clubes.

Para termos uma ideia mais concreta da importância de chegar à final da Champions League, no ano passado o Manchester United como vencedor da prova arrecadou 42,8 milhões de Euros em direitos televisivos e prémios provenientes da UEFA, tendo ainda beneficiado em 110 milhões de Euros em novos negócios segundo um estudo da Universidade de Coventry. Este ano o United pode ter outros benefícios, um dos quais é o de poder assinar um novo contrato de patrocínio para as suas camisolas no valor de 65 milhões de Euros.

Etiquetas:




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker