Voltar à Página Inicial

Jovem promessa: Gonçalo Ribeiro



Notas Prévias:

Saíndo do escalão dos juiores ou dos ex-juniores,outros valores vão despontando nos escalões de formação imediatamente inferiores, como seja o caso do Gonçalo Ribeiro, o qual começou a dar nas vistas pela sua apetência pela abaliza adversária.

Assim sendo, e numa política de continuidade, há quie aproveitar todos os jovens promissores azuis, sendo certo que antes que os empresários comecem a bater à porta dos pais seria importante que o Belenenses começasse a criar incentivos para que esta malta nova ganhe o gosto em permanecer no Belenenses, para se evitarem repetições de folhetins vividos no final da época passada e principio da actual com os pron«missores Tiago OLiveira (avançado) e Pelé (trinco).

Seria importante, mais que a presença do quase só Vicente,a presença de outros ex-futebolistas de outras eras junto dos miúdos, em converass em jeito de amigo mais velho ou do avô do Restelo que os guioasse pelos caminhos da História Desportiva do Belenenses e não só pela exibição do que está patenteado no Museu Manuel Bullhosa.

Gonçalo Ribeiro, um nome a fixar. Tem apenas 48kg distribuídos por 1,65m, mas não é aconselhável espicaçar o franzino jogador do Belenenses, não vá ele desatar a marcar golos. É avançado e tem uma relação muito especial com as balizas. Ao longo dos escalões por onde tem passado, Gonçalo tem sido sempre o melhor marcador da sua equipa e agora, nos Iniciados A dos azuis do Restelo, terá mais uma oportunidade para mostrar o seu grande potencial.

O interesse pela "bola" começou cedo, como nos confidenciou o pai, Filipe Ribeiro, à conversa com a Academia de Talentos: "O Gonçalo entrou para as escolas do Belenenses ainda com 5 anos, na altura até começavam por volta dos 6, mas ele, como entrou em Setembro, ainda tinha 5, e é lá que continua até hoje." Após a chamada à selecção lisboeta de Sub-14, para participar no Torneio Lopes da Silva, Gonçalo deu nas vistas, e até marcou o golo na final que deu a vitória à Associação de Futebol de Lisboa (AFL). "Depois da chamada à selecção distrital, houve contactos de clubes portugueses e de um de Espanha, que pediram para não divulgar os nomes, mas de momento não estamos a pensar na saída do Gonçalo do nosso país. Acho que ele ainda é muito novo e, embora eu, como pai e mesmo sendo suspeito de falar, veja que ele tenha umas características especiais, acho que ainda é cedo", explica o encarregado de educação do jogador.

Apesar da situação de "Levezinho", o pai de Gonçalo define-o como um jogador que compensa a menor exuberância física com velocidade e excelente capacidade de finalização e de leitura de jogo: "É um goleador nato, tem um grande faro para o golo, e não é por acaso que no Belenenses ele tem sido sempre o melhor marcador. Este ano, já como Iniciado, dos 68 golos que a equipa marcou no campeonato distrital, ele fez 40. É muito rápido e, mais que isso, é rápido com a bola nos pés. Sai bem a jogar e sabe sempre o que fazer com a bola. Acho que isso já nasceu com ele e é uma vantagem porque, apesar de ser magrinho, também é muito resistente. Ele vai à luta e aguenta bem as cargas dos adversários mais possantes fisicamente."

O pai, aliás, é o primeiro a aconselhar o filho após os jogos, procurando orientar da melhor forma o futuro do jovem jogador: "Falo com ele sobretudo para o corrigir. Até falo mais do que ele fez de mal, mas este ano creio que evoluiu mais do que nos anteriores." A boa forma evidenciada por Gonçalo ao longo da época teve o ponto alto no jogo frente ao Estrela da Amadora: "Nunca tinha visto nenhum miúdo marcar 5 golos num jogo: ganharam 5-1 ao Estrela da Amadora e ele marcou os 5 golos. Julgo que não é muito normal."

Avançado móvel ou extremo, Filipe Ribeiro acredita que é no centro que Gonçalo se sente mais à vontade: "No Belenenses joga a ponta-de-lança, num 4-4-2, mas também joga como médio ofensivo, nas alas, ou no meio-campo, mas é mais no ataque que ele sobressai."

Como ídolo, Gonçalo Ribeiro tem no espanhol Fernando Torres uma referência, ele que marcou o golo solitário da final do Euro 2008 com que a Espanha derrotou a Alemanha, da mesma forma que Gonçalo marcou o tento com que a AFL bateu a Associação de Futebol de Viseu, na final do supra-mencionado Torneio Lopes da Silva. Será coincidência? Já em território luso, é Hélder Postiga que reúne a preferência do jovem jogador.

Relativamente ao futuro, Filipe Ribeiro admite que gostava que Gonçalo seguisse a profissão de jogador de futebol profissional: "Ia mentir se dissesse que não." Os estudos, no entanto, estão em primeiro lugar, e Gonçalo também marca pontos nesse campo: "É a prioridade. Ele é bom aluno e para o pouco tempo que tem ele até tem estado muito bem. Passou do 8º para o 9º ano, teve 5 a Educação Física e 4 nas restantes disciplinas, e não se pode exigir muito mais de um miúdo que tem o tempo muito ocupado."

Ao que tudo indica, Gonçalo seguirá de azul na próxima época, como Iniciado A, apesar dos contactos que têm acontecido nos últimos tempos. "É sempre difícil de dizer mas julgo que não é altura para o Gonçalo sair. Para Espanha está fora de questão, ele tem a vida organizada aqui, tem a família e é complicado mudar nesta idade. Não deixam de ficar os contactos e no futuro logo se verá, mas nesta fase a saída dele não é prioritária."

Por agora, é seguir os passos deste electrizante avançado pelos estádios portugueses. O desejo, esse, é que ultrapasse o longo processo de maturação que ainda tem pela frente. Depois, que passe de promessa a certeza do "nosso" futebol.

Nome: Gonçalo Filipe Gonçalves Serras Ribeiro.
Clube: Clube de Futebol "Os Belenenses".
Posição: Médio Ofensivo/Avançado.
Data de nascimento: 23-02-1994.
Nacionalidade: Portuguesa.
Altura: 1,65 metros.
Peso: 48 kgs.

Fonte: Academia de Talentos.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker