Voltar à Página Inicial

2004 em revista - Parte II: Factos e Figuras



Feita a revisão do ano para o futebol, gostaria agora de destacar os factos e as pessoas que na minha opinião mais se evidenciaram ao serviço do Belenenses. Repito, na minha opinião.


Factos positivos:

- A conclusão da remodelação do Estádio do Restelo. Dentro de todas as condicionantes e alternativas, ficámos com um Estádio ainda mais bonito (quando a alternativa mais provável seria ficar na mesma. Repito, era a alternativa mais provável, acreditem ou não). Conseguindo para tal apoio comunitário e camarário, note-se.

- A contínua melhoria da página oficial do Clube na Internet, tendo granjeado a melhor pontuação entre os sites de clubes da Superliga (e 2ª Liga) numa análise recente do jornal "O Jogo". Falta a Loja online, é certo, mas ao que sei não se deve ao site em si (como ponto de venda creio que existem já condições técnicas suficientes) nem aos seus responsáveis. Por outro lado louvo o aparecimento de artigos bem interessantes no Jornal do Clube (sobretudo as entrevistas) e da magnífica Agenda Azul.

- A participação no Euro-2004 com a presença da Selecção Italiana. Indissociável da remodelação, não deixou de implicar um esforço e uma pró-actividade pouco vulgares no nosso Clube.

- A remodelação integral da SAD, com a criação da figura do Director Geral (profissional) e do gabinete de prospecção para o futebol. Enquanto a materialidade e os efeitos deste último são ainda pouco claros, no caso do DG os benefícios são visíveis.

- A realização da "Volta Azul a Portugal" bem como novo encontro de Casas, Filiais e Núcleos. Neste âmbito realço particularmente a organização da visita de dezenas de jovens oriundos das filiais ao Complexo do Restelo, incluindo a nossa esplêndida Sala de Troféus.

- O notável desempenho da Natação Azul, com destaque para as nossas nadadoras, ávidas "coleccionadoras" de recordes nacionais. A coroar o excelente trabalho desenvolvido, a equipa feminina alcançou um meritório 3º lugar no Campeonato Nacional. Associada ainda à Natação, a iniciativa do "1º Mergulho" é também de louvar.

- Os já habituais sucessos do Triatlo, desta vez coroados com maiores títulos ainda. O dinamismo é extensível a todas as camadas jovens, masculinos e femininos. Uma modalidade amadora perfeitamente exemplar.

- O desempenho da equipa de Basquetebol, quer a nível de resultados como de atitude. São os "Guerreiros"! Embora - ao que parece - o esforço financeiro esteja a ser maior que o possa admitir (é a minha única reserva), a aposta em jogadores nacionais e alguns jogadores estrangeiros de qualidade acima da média fez reverter a tendência anterior (muitos estrangeiros fracos e fraquíssimos resultados). Falta chamar mais público, e aí, mais que tentar chamar os Belenenses "futeboleiros", há que olhar para as camadas jovens de Lisboa e arredores que tanto apreciam o desporto. De 2004 fica ainda a digna presença nas competições europeias.

- O desempenho da equipa de Futsal, em muitos aspectos similar ao do Basquetebol. O rumo em direcção ao escalão principal parece firme, neste caso apelando também aos "futeboleiros". As reservas são as mesmas que as do Basquetebol. A participação em mais uma competição bastante profissionalizada é essencial ao ecletismo? Não poderá "desviar" fundos canalisáveis para o futebol/SAD?

- O desempenho do Rugby, embora os resultados de 2004 fossem decepcionantes (sobretudo após a conquista do campeonato em 2003). Porém continuamos com a certeza de contar com os melhores jogadores nacionais (nas camadas jovens também), facto confirmado pela presença assídua e em massa nas Selecções (que prejudicou de certa forma a performance no Clube). Com um grande contributo "azul" os "Lobos" (Selecção Nacional) continuam a afirmar-se como uma das melhores selecções europeias, atrás dos tradicionais 6 do costume (mas a menor distância, sobretudo em relação à Itália) e à frente de nações como a Roménia, a Geórgia ou a Espanha. E no Rugby de "Sevens", ainda melhores.
Destaque ainda para os Juvenis e os Iniciados, com as respectivas conquistas do Torneio Nacional. Prova de que o nosso Rugby está bem e para durar.

- Uma vez mais a digna prestação dos atletas "paraolímpicos" azuis, representando o melhor do atletismo azul. Uma especial aplauso para eles.

- A época de 2003/04 foi bastante interessante na camadas jovens do futebol. Em Juniores foi alcançada a 2ª fase (3ºs), os Juvenis classificaram-se num excelente quarto lugar no campeonato (3ª fase, atrás de SCP, FCP e BFC), enquanto os Iniciados foram 2ºs na 2ª fase. O resultado dos Juvenis foi inédito (mais abaixo voltaremos ao assunto).

- Em Andebol destacaria o 3º lugar dos Juniores no Campeonato Nacional, enquanto os Juvenis sagraram-se campeões da 2ª Divisão. Os séniores obtiveram um "neutral" 5º lugar, tendo porém chegado à final da Taça de Portugal e posteriormente à meia-final da Taça da Liga.

- Outras modalidades demonstram certa vitalidade, como o recém criado Vólei feminino, o Pentatlo Moderno ou o Pólo Aquático.


Factos negativos (ou a melhorar):

- A "fase da asneira", descalabro do futebol, associado a um dos piores desempenhos da anterior SAD (já por si com com desempenho sofrível nas anteriores épocas). Pelo meio, tudo o que menciono no primeiro artigo de hoje. Assim se está agora, esperando que um 10º lugar não seja mau.

- Os "casos" Valdiran e Brasília. No primeiro a decisão pecou por tardia. No segundo, compreendo a decisão, embora seja na mesma uma ocorrência indesejável (seria ele ou o "mister", pois de "paz podre" no balneário já sofremos muito).

- O fecho do caso "Paulo Madeira", que avaliei como sendo bastante insatisfatório. Considerei especialmente afrontoso o jogo "amigável" no nosso aniversário. Não há dúvidas que cedemos, quer pelo peso do litigante (de "má-fé"), quer pelo burocrático peso da ineficácia da justiça.

- O fecho da questão das Salésias, mesmo depois das promessas da Câmara, do Governo e da própria Casa Pia. Afinal e sem ninguém saber o local vai ser sacrificado à construção, restando ao Clube ficar com um espaço reservado no novo imóvel. É o consumar de uma velha injustiça.

- A habitual placidez e ingenuidade face às manobras de bastidores no futebol, sobretudo no que toca a prejuízos arbitrais. Isto embora eu pense que Rui Casaca "move-se" melhor no meio. Quanto ao "apito dourado", entristece-me mais do que esperança. Isto porque vejo confirmados os abusos de que sempre se suspeitou, para além de confirmados os prevaricadores... sem que venham a ter qualquer punição, como será de esperar.

- O facto das contrapartidas pela estadia da Selecção italiana afinal não serem só dinheiro em caixa. Ficou prometido um estágio no país transalpino que entretanto ficou por fazer, salvo erro.

- A "compensação" pela saída de Manuel José, com um jogo no Egipto de benefícios duvidosos. Isto porque o contrato não tinha qualquer cláusula de rescisão (no caso de Manuel José é "brincar com o fogo"). A juntar a isso, mais lavagem de "roupa suja", nunca agradável de se ver.

- A nada elegante dispensa de Bogicevic, como se se pagasse com deslealdade a deslealdade de Manuel José.

- A estranha dispensa de Paulo Morgado, treinador dos Juvenis e adjunto nos Juniores. Também condeno o género de "desabafos" à imprensa que Morgado fez, mas por outro lado apercebi-me de que as críticas em causa eram válidas e as lacunas reconhecidas. Entre elas a incapacidade para receber jovens de fora de Lisboa, algo que agora e aparentemente estará nas prioridades dos responsáveis.

- As fracas assistências aos jogos no Restelo. Quando são consideradas como crónicas cá dentro (e não só pela Comunicação Social), algo vai mal.

- A fraca participação nas Assembleias Gerais.

- A incerteza em torno do Andebol, "condimentada" pelos contenciosos Liga-Federação que têm diminuído e desprestigiado a modalidade.

- A admissão por parte da Direcção de que a manutenção das modalidades "amadoras" em competições profissionais (Basquetebol e Andebol à cabeça) deita por terra a sua auto-suficiência. E que mesmo assim valerá a pena. Será?

- O ainda incipiente merchandising do Clube (embora hajam certas melhorias), sendo que o permanente adiamento da Loja online constitui o facto negativo propriamente dito.

- A incerteza que paira sobre a organização de algumas modalidades amadoras (puramente amadoras), tendo eu recebido algumas impressões de que nalguns casos não são acauteladas as devidas condições para jovens atletas.


As figuras "azuis" de 2004 (segundo os meus critérios):

- Antchouet. Sim, como "futeboleiro" que sou, só posso dar nota máxima ao homem que mais alegrias me dá (a alegria dos golos). Isto embora os resultados da equipa não correspondam, muitas vezes, e embora o nosso "Chou-chou" seja algo trapalhão em certas ocasiões. Mas pelo menos Carvalhal já (re)descobriu a chave para Antchouet ser o pesadelo de muitos defesas. Nitidamente melhor para 2004/05, é o "craque" da minha eleição.

- Rolando. Leva por assim dizer o prémio "revelação". Com 19 anos tornou-se titular na defesa, isso diz quase tudo. É certo que em termos de números e exibição colectiva a nossa defesa anda bem fraquinha, mas Rolando demonstra quanto a mim técnica individual mais que suficiente. Faltará aprender com a experiência e com quem a tem (Wilson?).

- Engº Armando José Cabral Ferreira. É o modesto e discreto "pai" do novo Restelo, com toda a justeza. Mas se foi assim para a remodelação, há que dizer que imprime igual dinamismo em outras áreas do Clube, não se furtando à participação e aos incentivos da "Net" Azul, por exemplo. Raramente encontrei um dirigente que mostrasse tanto empenho e talento em envolver activamente os associados na vida do Clube. Já agora... Boas Entradas, Cabral Ferreira!

- Rui Casaca. Não sendo de excluir a intervenção de Sequeira Nunes ou Barros Rodrigues, creio que é a Casaca que se deve a nova e notória forma de trabalhar da SAD. Segredo e disciplina nos processos de contratações e renovações, assim como na gestão dos maiores problemas do plantel. No discurso também se notam diferenças abissais. As acusações de "infiltrado dos Boavisteiros" para mim são bem injustas. Queiramos nós que possa emprestar algum do sucesso que esse outro Clube alcançou nas últimas décadas (esquecendo os "outros" factores - que tanto me irritam, boa parte desse sucesso teve méritos incontornáveis). Para mim é a peça-chave para a estabilidade do nosso futebol, Direcções e treinadores à parte.

- Miguel Barreiros. É o homem do Site Oficial, sendo endossáveis todos os elogios que o dito site merece. Para além de ter concebido e implementado a actual solução, dinamiza em permanência a actualização de conteùdos, sendo responsável por boa parte dos mesmos. Para além disso tem promovido a interactividade com os associados, não se furtando a prestar os esclarecimentos devidos que estejam ao seu alcance (que outros mantêm em segredo), promovendo a transparência. Para além disto tudo não hesita em esgrimir e defender idéias próprias (e tem-nas!). Para o Miguel também, Boas Entradas!

- José Couto e os Guerreiros. José Couto é o nosso "mister" do ano, quanto a mim. Tem sabido aproveitar e rentabilizar as condições oferecidas com resultados e espectáculo em azul. Quanto aos Guerreiros, correspondem ao que se pede a profissionais briosos. O que, se compararmos com o futebol, é muito! João Barbosa, responsável pela modalidade, acertou desta vez.

- Nuno Lopes. O sucesso do Futsal também tem um nome (como bem me recordou o consócio Pedro Lourenço). Muita vontade de ganhar e "mau" perder quando se perde (no melhor sentido). A Nuno Lopes deve-se em boa medida a entrada com o pé direito na modalidade... e a correr.

- Bruno Pais e Paulo Antunes. Bruno Pais sagrou-se campeão da Europa (Sub-23) e campeão nacional de Triatlo. Paulo Antunes secundou-o como vice-campeão nacional. Não esquecendo também Sarah Moniz, estes atletas fazem do Belenenses uma potência na modalidade, já com tradição própria.

- Patricia Conceição, Harriet Smith, Ana Rita Santos, Joana Oliveira e Joana Bernardes. São as super-estrelas da nossa natação, coleccionando recordes e vitórias individuais nos campeonatos nacionais, para além do já mencionado 3º lugar por equipas. Nos masculinos devem-se referir ainda os jovens recordistas Pedro Oliveira, Diogo Aguiar, Diogo Calado e Francisco Silvério, com especial destaque para o primeiro.

- D. Ana Linheiro. É uma "figura" em permanência. A ela devemos o cuidado e o trabalhoso esforço na manutenção e organização do nosso Museu/Sala de Troféus, com a habitual simpatia e atenção para quem por lá passa. Campeoníssima da natação "azul" dos anos 40, dirigente de várias secções azuis e da Federação Portuguesa de Ginástica, está entre os nossos Sócios de Mérito com mérito extra. Por isso mesmo é também Sócia Honorária, distinção ainda mais selecta. Com toda a justiça. Maior distinção houvesse... (ainda existe a "Cruz de Ouro"?)

- Fernando Riera. Este nosso ex-treinador de futebol (entre 54 e 57) foi um dos melhores do Mundo (levou Chile ao 3º lugar no Campeonato do Mundo, por exemplo). No Belenenses conseguiu o 2º lugar do Campeonato Nacional, na fatídica época de 54/55... em que um golo tardio do Sporting nos afastou de novo título na última jornada (ganhou o Benfica). Na altura os sócios fizeram uma subscrição para entregar um troféu à equipa, como sendo verdadeiros campeões. Em 2004 lembro esta grande figura da nossa história pois decorreram 50 anos após a sua chegada e ainda este ano enfrentou graves problemas de saùde. Ao que parece e felizmente continua entre nós. Assim sendo, porque não uma homenagem do nosso Clube?

- Vicente Lucas. Outra "figura" de homenagem permanente. Aparte o seu lugar cimeiro na história no nosso Clube (curiosamente chegou a titular pela mão de Fernando Riera), é presença assídua nos eventos públicos, com destaque em 2004 para a participação na "Volta Azul a Portugal" pelas filiais, onde é símbolo vivo da grandeza do Belenenses. Tive a oportunidade de o rever na visita a Elvas. Acreditem, tenho sempre calafrios ao estar ao pé de alguém tão GRANDE.

Se falta alguém aqui (sobretudo de outras modalidades que não referi), provavelmente devo desculpas. De qualquer forma aceito sugestões! E porque não, quem são as vossas "figuras do ano"? E "A" figura?

No artigo em seguida (logo abaixo) formulo 12 desejos para o nosso Clube/SAD, centrados no nosso futebol.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker