Voltar à Página Inicial

2004 em revista - Parte III: 12 passas



A ver vamos, o que nos reserva 2005. Não se esqueçam, é o Pombal e mais 4 jogos para ganhar mais um caneco! Aqui ficam 12 desejos e expectativas para o nosso Belenenses, a serem acompanhados com as respectivas passas:

- O Caneco, claro está; Expectativa realista: O Caneco, claro está.

- Ser Campeões. OK, do 5º lugar para cima na Liga 04/05...; Expectativa realista: O 10º lugar.

- Continuação da aposta nos jovens, para que 2005/06 tenhamos pelo menos 2 titulares vindos da "cantera"; Expectativa realista: Ruben Amorim e Jorge Tavares (eventualmente G. Brandão).

- Bons reforços para 2005/06 com papel activo da prospecção; Expectativa realista: tendo melhorado algo (já não há cassetes), ainda tenho dúvidas. Por agora estão a servir demasiados emprestados (e até agora nenhum é imprescindível). Mas chegam também reforços interessantes.

- Manutenção do equilíbrio financeiro, sustentando - ainda que ligeiramente - orçamentos mais fortes para o futuro. A "venda" de jogadores é uma fonte de receitas incerta. O merchandising, pelo contrário, é um filão que ainda teima em ser pouco ou mal explorado. Expectativa realista: que se mantenha a linha actual, embora devam ser esclarecidas algumas questões. No caso do merchandising, é preciso muito mais (Loja online?).

- Prossecução do projecto imobiliário, com prudência e rigor. E que a associação de moradores vá à fava (ou para o Lumiar, Benfica ou próximo). Expectativa realista: infelizmente a tal associação pode obstruir bastante. Até onde? Veremos.

- Que não hajam "chicotadas psicológicas" a meio de época. Pese algum cepticismo em relação a Carvalhal (do qual partilho em parte), deixar trabalho a meio é algo muito mau. Expectativa realista: se a meio de 2005/06 as coisas não estiverem a contento... não sei não. Depende também das eleições... Não sou por outro lado eufórico ao ponto de querer o Carvalhal como nenhum outro. Mas pelo menos 2 épocas considero como mínimo. Senão não há projecto que arranque.

- Que se mantenha Rui Casaca, firme no planeamento a médio e longo prazo. Expectativa realista: caso haja "azar" com Carvalhal, espero que Rui Casaca resista. Bem como a uma nova Direcção... Mas só vendo. Por outro lado, se as coisas correrem bem, Casaca poderá ser cobiçado por outros emblemas... ou até sonhar com vôos mais altos (dirigir algum clube?).

- Que as eleições sejam concorridas, o debate de idéias seja aberto, sobre questões de fundo e não acessórias. Que haja gente qualificada para as diversas áreas (sobretudo financeira, recursos humanos/organização e marketing). Expectativa realista: as melhores alternativas (ou mais prováveis) a esta Direcção parecem estar no seio da mesma. Das "oposições" oficiosas nem rasto. Resta a força das AG's para não deixar ninguém dormir em serviço. Inaproveitada por enquanto.

- Maior participação nas Assembleias Gerais do Clube e da SAD. Esta vai para os sócios e accionistas (também vai para mim). Expectativa realista: mais do mesmo, sobretudo se as AG's tiverem avisos discretos e sejam aos dias de semana às 20, às 21 ou 22 horas. E claro, se a "nação" azul não tiver razões de queixa. Ou pachorra.

- Que o Belenenses por esse país fora e no estrangeiro não fique pelo último mandato de Sequeira Nunes com a "Volta Azul". O cinquentenário do Restelo em 2006, por exemplo, deve ser preparado quanto antes e a participação de todos é fundamental. Expectativa realista: a presença extramuros pode continuar a ser uma "bandeira" do Clube, veremos como. Quanto ao cinquentenário, já tentei mexer alguma coisa, mas fiquei com a sensação de me intrometer em algo já apropriado. Assim sendo, saia o que sair, espero que seja uma grande festa (e não um acto de auto-promoção de "aparatchiks").

- Last but not least, voltar a ver o Restelo cheio várias vezes. Devem ser reformuladas e nalguns casos retomadas algumas das medidas para chamar gente ao estádio. Com o imenso fracasso desportivo da época passada (aliado à realização de jogos em dias e horas difíceis - TV oblige) é natural que muitas das acções desenvolvidas perdessem eficácia. Mas considerando: o peso das relativo das receitas de bilheteira (diminuto); o potencial de espectadores quando o futebol é bom e vitorioso (ainda muito grande no caso do Belenenses); a importância do apoio das bancadas no rendimento e motivação da equipa; e que mesmo assim é possível ter uma receita igual com 20 000 espectadores pagando 5 euros do que 2 000 pagando 30... estamos à espera de quê? Expectativa realista: uma incógnita. Creio porém que esta questão continuará a ser analisada e pensada pelos respectivos responsáveis.

Todos estes desejos têm um denominador em comum: muito trabalho. No caso dos profissionais, é uma exigência óbvia e natural. No caso dos não-profissionais fala-se mais em "dedicação". Mas eu espero à mesma mais trabalho, a dedicação subjaz.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker