Voltar à Página Inicial

Reboliço a norte com viragem a sul?



Meio surpreso e meio estupefacto, tenho vindo a assistir ao inevitável rastreio de quem é quem e como no futebol indígena.
De facto, há coisas que, por repentinas, nos deviam causar imediatas interrogações e acções preventivas como medidas cautelares.
Ou seja, como é possível que certos clubes que não tinham (e não têm) qualquer base sustentável de índole desportiva, apareceram inopidamente na ribalta dos maiores?
Penso que ninguém parou para pensar sobre esta matéria.
Também ninguém parou para pensar como é que paulatinamente as I e II Ligas que integram a Liga Portuguesa de Futebol Profissional rumaram a Norte, ou seja, com clara predominância de clubes e árbitros dessa área.
Anote-se que a sede da Liga é no Norte do país. Nada tenho quanto ás gentes do Norte, nem existe da minha parte uma dialéctica Norte/Sul. Apenas constato as evidências súbitas provenientes do célebre e muito falado na Comunicação Social "Caso do Apito Dourado".




Mas como vivemos em Portugal, onde tudo é possível e onde todo o diploma legal anula ou esvazia parcialmente o outro e, também, onde existe a habituação de considerar normal aquilo que os mais poderosos fazem, há sempre a inevitável fuga para a frente de quem tem culpas no cartório.
O que se tem passado à volta do “Caso Apito Dourado”, dá para pensar e reflectir, o qual mais não é que um ciclone futebolístico que pretende sanar a dívida comportamental do Mundo do Futebol Luso face à Sociedade em que insere.


Não conhecemos os factos em pormenor que estão subjacentes ao processo, porque aqui tem havido melhor preservação do segredo de justiça que no “Caso Casa Pia” não houve.
De todo o modo, o volume de implicados, desde dirigentes, árbitros ou empresários são já em número considerável, prometendo aumentar em novas investidas policiais, após apuramento no segredo dos gabinetes das responsabilidades de cada um.
Mas conhecemos os efeitos e esses são de facto indiciadores de algo muito grave não só no desvirtuamento da Verdade Desportiva, falando-se agora no visionamento de jogos do(s) campeonato(s) para sanar dúvidas, bem como de tráfico de influências.
Mas os efeitos mais clamorosos consistem no progressivo afastamento ou restrição de acção de alguns dirigentes e/ou agentes desportivos, para além de empersários, considerados até então intocáveis, quase todos com medidas de coacção penais gravosas.
A juntar a estes casos, não nos podemos esquecer do afastamento compulsivo de ex-presidente do V. Guimarães, embora por motivos diversos ao caso em apreciação em tribunal.
Fala-se agora que o anti-ciclone iniciado em Gondomar pode rumar a Sul.
E na parte que ao Belenenses diz respeito e já que aparentemente estão a ser visonados jogos dos campeonatos, bem pode o nosso Clube disponibilizar de imediato um monte de cassetes de jogos onde fomos vilipendiados na Verdade Desportiva citando-se o exemplo mais clamoroso o do último campeonato em que tivemos o Marinho Peres, quando se somaram 7 (sete) jogos consecutivos de prejuízos arbitrais, para além do jogo com o FC Porto, no Restelo, que teve igual tratamento, assim como o de este ano no Dragão a juntar a uns outros "erros" em Alvalade, Coimbra e Estoril.
De todo o modo, no eventual rumo a Sul do presente "caso" espero que não sejamos atingidos por algum estilhaço.
Pessoalmente, e porque acompanho o fenómeno desportivo nas suas múltiplas vertentes gostava que o "Caso do Apito Dourado" tivesse uma célere resolução e não se faça arrastar à boa maneira portuguesa, porque quanto mais tempo a dúvida se instala entre as pessoas, deixa de ser dúvida para passar a ser uma verdade adquirida, sejam as pessoas inocentes ou culpadas, como de resto se viu na abertura do julgamento do “Caso Casa Pia”.
Espero, ainda, que o Desporto e a Justiça saiam vencedoras.
E seria mais bonito que, por abstracto, se conseguisse fazer Justiça por uma vez e se aferissem as classificações reais face aos eventuais favores que alguns clubes gozaram em desfavor de outros.
Saudações Azuis.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker