Voltar à Página Inicial

Um Balanço Síntese de 2004



Chegados a esta fase do ano, é tradicional fazerem-se comentários sobre o balanço desportivo do ano.
Podíamos dividir o balanço com a inclusão de questões administrativas e financeiras, as quais já sabemos que herdámos de outra gerência, nomeadamente o cumprimento do pagamento das dívidas à segurança social, por efeitos da adesão ao então "Plano Mateus".
O que nos preocupa e alimenta o nosso sentir é o estado desportivo do Clube.
Na época transacta, tivemos:
1. um comportamento deplorável no Futebol Profissional, não baixando de divisão, porque até já há alguns associados a comemorar golos alheios.
2. o Andebol está em claro declínio, tendo-se visto que o mesmo se observou pela prestação irregular na época transacta.
3. ao invés, a aposta directiva reside, pelo que me é dado ver, no Basquetebol, onde não têm faltado recursos humanos, financeiros, patrocínios e sei lá que mais.
4. o Rugby teve uma má época em comparação com o que antes nos habituou..maus hábitos.
5. o Futsal, uma inovação desta Direcção, ganhou o campeonato da 3ª Divisão, ascendendo á 2ª Divisão, tratando-se, a par do basquetebol, de outra aposta da equipa directiva.
Extrapolando as prestações para o que ora se passa, diremos basicamente o seguinte, pelo que é dado observar:
- o Futebol está na mesma, apesar da matéria prima acrescentada;
- o Andebol revela maiores insuficiências, visíveis nos resultados desportivos;
- o Rugby parece querer arrebitar;
- o Basquetebol mantem o nível da época transacta, e
- o Futsal caminha na senda da 1ª Divisão.
Seria injusto se não houvesse uma palavra para o nível de produção de jogadores jovens provenientes do Futebol Juvenil. E aqui é o único dado positivo ao nível do Futebol.
Sobre o Andebol, modalidade raínha das amadoras, a Direcção terá de nos explicar se quer a sua pura extinção ou o que quer, dado que nem um único jogador do Leste temos ao serviço do nosso plantel, o que nos coloca em desvantagem relativamente a outros plantéis (v.g o caso do resultado escandaloso em casa com o Madeira SAD...23-38).
Dê lá por onde der, o Belenenses é conhecido no País e no Estrangeiro em razão do Futebol e a aposta terá de ser no plantel do Futebol Profissional, sob pena de não serem necessárias as amadoras por extinção da actividade principal.
Aliás, aqui cabe a perfeita comparação com uma sociedade comercial, a qual tem o negócio principal e acessórios para viablizar o principal.
Só que no caso dum Clube Desportivo pode até acontecer que os acessórios prejudiquem o principal.
E por falarmos em negócio, também a ausência de uma Loja Azul on-line é do mais elementar princípio para uma melhor gestão do Futebol, mas, enfim, neste Clube há coisas que manifestamente não se percebem.
Bom Ano e tenhamos esperança no Futuro.
Saudações Azuis.



Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker